Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a figura, a seguir, que apresenta três formas estruturais de redes sociais apresentadas por Baran e Ugarte (2008).

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V F V
  • B. V F F V
  • C. F V F F
  • D. V V V V

Com relação às fontes e à sua natureza, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Fontes secundárias são experts ou especialistas consultados para a preparação de uma pauta.
  • B. Fontes independentes são consideradas agentes espontâneos e desvinculadas de qualquer interesse.
  • C. Fontes oficiosas são consideradas as mais confiáveis e seus dados são tomados por verdadeiros.
  • D. Comumente, as fontes oficiais sonegam informações de que efetivamente dispõem.

Segundo aponta Raquel Recuero no livro Interações em Rede (PRIMO, 2003), o ato daquele que busca interferir no bom andamento de uma discussão, principalmente através de comentários maldosos e fora do contexto nas redes sociais, é conhecido como:

  • A. viralizar.
  • B. propagar.
  • C. trolar.
  • D. cibercolidir.

Segundo Jenkins (2014), no modelo de mudança de distribuição para circulação, o público não é visto mais como simplesmente um grupo de consumidores de mensagens pré-construídas, mas como pessoas que estão moldando, remixando, reconfigurando e compartilhando conteúdos de mídia.

Para retratar isso, o autor cunhou o termo que ficou conhecido como:

  • A. geração Millennials.
  • B. multidões inteligentes.
  • C. cultura participativa.
  • D. omni channel.

Don Tapscott, no livro A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos, trata a imersão digital como algo ainda desconhecido, mas sinaliza algumas observações.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Como a internet oferece aos jovens um mundo de informações ao alcance de seus dedos, eles não precisam se esforçar para entendê-las e sintetizá-las.
  • B. A leitura on-line exige muitas das mesmas habilidades mentais necessárias para ler um livro, além de outras.
  • C. Os jovens da geração conectada que jogam videogames de ação podem processar informações mais depressa do que os que não jogam.
  • D. Os jovens executam várias tarefas ao mesmo tempo e passam de um fluxo de informações para o outro com uma facilidade que surpreende seus pais.

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável.

As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

  • A. Disponibilidade do conteúdo quando e onde o público quiser e achar mais útil.
  • B. Textos de mídia facilmente reutilizáveis e abertos, que permitem diversos usos.
  • C. A mentalidade “viral” leva as marcas a investirem em um texto de mídia específico que possa gerar sucesso exponencial.
  • D. Os públicos raramente abandonam o material se o compartilhamento se mostrar muito oneroso.

Cabe à assessoria de imprensa estreitar relações entre os órgãos de imprensa e seus clientes. Em relação às funções de uma assessoria de imprensa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Se porventura ocorrer um desentendimento entre um assessor de imprensa e um jornalista, é papel da assessoria de comunicação se reportar ao editor ou proprietário do veículo para que o problema seja solucionado.

( ) Uma das funções da assessoria de imprensa é organizar entrevistas coletivas, que devem ser solicitadas somente se o assunto tiver realmente interesse público.

( ) A assessoria de comunicação deve agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.

( ) A assessoria de imprensa deve produzir cursos de capacitação que desenvolvam midia training, ou seja, um treinamento, na tentativa de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F F F V
  • B. F V V V
  • C. F V V F
  • D. V V V F

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição.

Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

  • A. Ao se dirigir à imprensa, o assessorado deve reunir o máximo de informações sobre o ocorrido.
  • B. Em uma entrevista coletiva, o assessor deve preferir que o assessorado vá sozinho para que não pareça intimidado.
  • C. Em episódios de maior repercussão ou em casos excepcionais de crise, é permitido usar notas pagas.
  • D. Antes do enfrentamento do problema, o assessor deve simular perguntas que possam ser feitas ao assessorado.

Considerando-se uma das funções de uma assessoria de imprensa – a clipagem – é incorreto afirmar:

  • A. O clipping é um serviço de apuração, coleção, recorte (no caso de jornais e revistas) e fornecimento diário, sistematizado, das notícias veiculadas sobre a empresa, na mídia.
  • B. Impresso ou eletrônico, o clipping representa a etapa final de um esforço de comunicação, geralmente empreendido pelo assessor e mediado pelos veículos, tendo em vista divulgar fatos, informações, produtos etc. de interesse de uma empresa.
  • C. O clipping representa o que os veículos fizeram com seu trabalho, mas não, obviamente, seu próprio trabalho.
  • D. O clipping é a prova cabal do esforço de informar (ou influenciar) a opinião pública e exprime, necessariamente, o trabalho do profissional da assessoria de imprensa.

Analise as seguintes afirmativas sobre funções de uma assessoria de imprensa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Acompanhar entrevistas, apoiar eventos e atender a imprensa.

( ) Elaborar press releases, arquivar material jornalístico e avaliar os resultados.

( ) Diagramar material impresso institucional, além de house organs da empresa.

( ) Fazer prospecção de possíveis clientes e encontros entre jornalistas e fontes.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F F F
  • B. V V F V
  • C. F V F F
  • D. V F V V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...