Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto a seguir.
São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)
Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:
Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos.
Assinale a sequência CORRETA.
Ubiquidade no jornalismo sugere que todos podem não apenas acessar notícias, mas também participar e fornecer contribuição com conteúdos para compartilhamento e distribuição global. O conceito conhecido como jornalismo cidadão, no entanto, aponta alguns problemas no Brasil.
São dificultadores para a expansão do jornalismo cidadão, EXCETO:
Leia o trecho a seguir.
Para as organizações noticiosas, uma nova função tem emergido. O pesquisador Axel Bruns (2003) descreve o novo papel colaborativo do jornalismo em rede. Na era das redes ou da conexão, o jornalista atua mais como aquele que examina os fatos para avaliar sua veracidade e boa-fé, como um autenticador dos jornalistas cidadãos e curador do que é reportado nas redes sociais (CANAVILHAS, 2014, cap. 7).
A nova função apontada pelo autor é conhecida como:
Conforme Wolf (1995, p. 170), noticiabilidade trata-se de um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas que lhe conferem as características básicas de uma notícia.
São critérios de noticiabilidade, EXCETO:
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.
COLUNA I
1. Follow up
2. Press kit
3. Mailing list
4. Clipping
COLUNA II
( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.
( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.
( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.
( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.
Assinale a sequência CORRETA.
Em relação ao lead e às suas atribuições, é incorreto afirmar:
Segundo Nilson Lage (2001, p. 73), a entrevista é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo. Com base nos tipos de entrevista, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
COLUNA I
1. Ritual
2. Em profundidade
3. Temática
4. Testemunhal
COLUNA II
( ) Pode servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista.
( ) É geralmente breve. O ponto de interesse está mais centrado na exposição do entrevistado do que no que ele tem a dizer.
( ) A reconstituição do evento é feita do ponto de vista particular do entrevistado que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações.
( ) O objetivo da entrevista é a figura do entrevistado.
Assinale a sequência CORRETA.
A partir da análise das predisposições para o consumo, deverão fazer parte da estratégia de propaganda os seguintes aspectos, EXCETO
avaliar os saberes, perspectivas e crenças do consumidor.
despertar expectativas positivas por meio da ação de comunicação com a finalidade de estimular o desejo.
direcionar o desejo estimulado ao ato da compra.
equacionar o cronograma para que o ato de compra seja o delimitador final da ação de comunicação.
A aferição do discurso é uma das etapas do trabalho de administração de identidade para atender as necessidades do cliente. São ações dessa etapa, EXCETO
analisar os elementos do discurso em relação aos dados estruturais do público.
detectar os elementos do discurso.
equacionar nos níveis do discurso os desejos e as necessidades do público.
estabelecer metas e paradigmas de atuação para a regulação do discurso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...