Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo como referência os intuitos da propaganda, assinale a alternativa CORRETA.
Contar com maior credibilidade em relação às matérias veiculadas.
Controlar a mensagem a partir das metas do anunciante.
Evitar a presença explícita do patrocinador.
De acordo com a distinção conceitual entre os termos publicidade e propaganda, é CORRETO afirmar que,
na divulgação de transações comerciais, a propaganda é a ferramenta mais eficaz.
na publicidade, encontramos os instrumentos para o fomento de negócios.
nos anúncios, deve-se evitar o uso conjunto de aspectos da publicidade e da propaganda.
nos planejamentos de campanha, devemos concentrar o aspecto informativo nas ações de publicidade.
Considerando-se os intuitos e as características do slogan, assinale a alternativa CORRETA.
Conduzir o leitor a alguma decisão.
Demonstrar as características do produto.
Fazer o uso de vocativos.
Ilustrar algum benefício do produto ou do serviço.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A propaganda, durante a execução do plano, deverá estimular um aumento no nível de informação do produto ou serviço.
Geralmente, o planejamento de propaganda ocorre dentro de um mesmo exercício fiscal.
No planejamento, as metas apresentam um caráter mais amplo e objetivo, um caráter mais específico.
O diagnóstico da situação é uma tarefa permanente do plano.
Considerando os princípios básicos de comunicação no planejamento de campanha, é CORRETO afirmar que
as táticas estão para as metas e as estratégias, para os objetivos.
o planejamento deve desconsiderar aspectos sazonais com o objetivo de evitar a dispersão.
os objetivos de criação podem ser compreendidos como elementos para a abordagem.
os objetivos e as metas concentram-se na criação e têm o plano de mídia como ferramenta.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Os releases mantêm relação com os gêneros jornalísticos informativo, interpretativo e opinativo. A partir dessa relação, analise as seguintes afirmativas.
I. O release informativo perdeu sua força diante das tecnologias digitais, que ampliam a cobertura dos repórteres de veículos.
II. Recomenda-se que a assessoria de imprensa limite o envio de release opinativo àqueles, sob a forma de artigo.
III. O release interpretativo deve ter uso calculado, pois a contextualização cabe essencialmente ao jornalista do veículo.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
há apenas uma afirmativa correta.
há apenas duas afirmativas corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
todas as afirmativas estão incorretas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Sobre a relação entre o rádio e a Internet, é INCORRETO afirmar
que o rádio passa a estar seriamente ameaçado em sua existência pelas facilidades informativas que a Internet propicia.
que, em suas potencialidades, o computador, fundamental para a comunicação via Internet, é uma máquina de áudio, de correio e de arquivos.
que a Internet dá um novo impulso às rádios que transmitem em rede, ao facilitar a operacionalização de troca de arquivos de áudio.
que o correio eletrônico abre para as assessorias a possibilidade de enviar releases de áudio a emissoras de rádio.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando as especificidades da redação para o rádio, marque a frase escrita de forma CORRETA.
Segundo pesquisas, ela tinha a preferência dos eleitores de classe elevada.
O deputado renunciou por razão ainda não conhecida oficialmente.
Senadores perdem credibilidade por colocar razões pessoais em primeiro lugar.
Mesmo sendo um candidato conhecido, ele jamais ganhou uma eleição.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de produção em televisão.
I. Todas as indicações técnicas no texto do programa a ser transmitido são de responsabilidade do produtor.
II. O produtor deve, preferencialmente, visitar pessoalmente o local onde será desenvolvida a reportagem.
III. O produtor deve verificar a pertinência dos entrevistados quanto ao tema da entrevista e da repetição dos mesmos.
IV. O produtor deve checar com a técnica requisitos como som, hora de gravação e transmissão ao vivo.
A partir dessa análise, pode-se conclui que
todas as afirmativas estão incorretas.
todas as afirmativas estão corretas.
apenas duas afirmativas estão corretas.
apenas duas afirmativas estão incorretas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
A comunicação em organizações públicas pressupõe também relacionamentos comerciais com diversas mídias. Sobre esses relacionamentos, é CORRETO afirmar que
o bom relacionamento com os veículos noticiosos deve prever contrapartidas financeiras que garantam imagem positiva.
o relacionamento com os setores comerciais não prevê "portas escancaradas", ao contrário dos contatos com a imprensa.
anúncio de órgãos públicos em mídias noticiosas não exige planejamento, dada a sua natureza mais informativa do que comercial.
a concentração de anúncios em determinados períodos é mais eficiente por garantir maior retenção das informações veiculadas.
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