Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
18 Governos nos níveis municipal, estadual e federal somente podem gastar dinheiro público com publicidade que tenha caráter educativo, informativo ou de orientação social. Essa afirmativa refere-se a
regulamento aplicável a período eleitoral.
determinação do Ministério Público Federal.
preceito de origem constitucional.
decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
São vantagens do uso de mídias secundárias no planejamento de mídia, EXCETO
a melhora do posicionamento da marca no mercado.
a expansão dos níveis de cobertura.
a produção de efeito sinergístico com a mídia principal.
o auxílio a tarefas de promoção.
Todas as máximas que envolvem fontes e jornalistas numa conversa em boa-fé estão descritas corretamente, EXCETO
a fonte deve ter a medida exata de adequação de suas declarações em favor da evidência.
quando não for possível dizer algo explicitamente, a fonte pode usar a forma implícita.
a fonte deve sempre ser mais informativa do que o solicitado pelo jornalista, para fazer-se mais clara.
não ser prolixo, ordenar o que é dito e evitar expressões vagas correspondem à máxima de maneira.
22 Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente os conceitos relativos à natureza das fontes.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números
CORRETA.(1) (2) (3) (4)
(2) (4) (1) (3)
(1) (4) (3) (2)
(2) (3) (4) (1)
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Em relação ao anúncio, assinale a afirmativa CORRETA.
A função do anúncio é estabelecer uma mudança de comportamento do consumidor.
Apesar do uso de imagens e textos, nem todos os anúncios podem ser considerados como discurso.
O valor de empiria pode ser maior que o valor de planejamento.
Os dados estatísticos são o fundamento do planejamento.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
São funções do título, EXCETO
atrair e prender a atenção.
causar impacto emocional no leitor.
obter resposta favorável.
personalizar a mensagem.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
É INCORRETO afirmar que o texto da propaganda e da publicidade deve
conter um alto índice de informação.
evitar as hipérboles ou superlativos.
ter ordem direta nas afirmações.
utilizar adjetivação com a função de caracterizar o produto ou serviço.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando-se os fundamentos para a criação de peças gráficas, assinale a alternativa INCORRETA.
A determinação do sentido da mensagem inter-relaciona contexto de recepção, construção de sentido único e gerenciamento de procedimentos gráficos.
A dificuldade inicial do uso das palavras no impresso é a redução da variedade de expressão existente no uso oral da palavra.
A principal função do design gráfico é apresentar e promover com o objetivo de aumentar a taxa de retenção da mensagem.
A tonicidade do texto pode ser determinada pela variação de seu peso, tipografismos e localização.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente os conceitos relativos a procedimentos em telejornalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números
CORRETA.(3) (2) (1) (4)
(4) (2) (3) (1)
(4) (1) (3) (2)
(2) (3) (1) (4)
Releases e sugestões de pauta são instrumentos tradicionais das assessorias de imprensa que devem ser utilizados a partir do princípio de que aos veículos noticiosos interessam informações de interesse público. A partir desse princípio, assinale a sugestão de pauta inadequada.
Comemoração do aniversário de instalação de uma unidade industrial
Construção de uma unidade de tratamento de rejeitos sólidos poluentes
Apresentação de plano geral de expansão de produção, gerando empregos
Lançamento de plano estratégico de reciclagem de materiais reutilizáveis
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...