Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pesquisa, em sentido geral, é todo procedimento sistemático de investigação ou de busca minuciosa para averiguar e estudar a realidade, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer de conhecimento. Atualmente, as modalidades de pesquisa em comunicação são muitas; entre elas, a pesquisa de opinião pública. Assinale a alternativa que apresenta característica(s) da pesquisa de opinião pública.
Conhecer mais profundamente a reação psicológica do público com referência a determinada marca, produto, acontecimento ou serviço; determinar as razões pelas quais os consumidores adquirem certa marca ou tipo de produto.
Influir na comercialização de um produto ou serviço, mediante processo de coleta, registro e análise interpretativa dos fatos relacionados a problemas de distribuição e venda ao consumidor.
Envolver testes de mercado para serviços recém-criados (incluindo sua necessidade, utilidade para o consumidor e possibilidades de aceitação), a procura de novas utilidades para serviços já existentes e até estudos sobre a eficácia da embalagem (pacotes turísticos, como exemplo).
Determinar as características de um mercado e medir a sua extensão, para avaliar o seu potencial de vendas (ou seja, a estimativa da capacidade de compra de um determinado produto, serviço ou ideia pelos consumidores).
Levantar as atitudes e as opiniões do público acerca de determinado assunto, acontecimento notório, instituição etc.; emprega-se essa denominação principalmente para sondagens relacionadas a objetivos sociológicos, jornalísticos ou políticos.
Considere que a EMBRATUR produzirá uma coleção de cartazes para divulgar, no exterior, as festas folclóricas brasileiras, ressaltando traços da identidade cultural brasileira. Cada um dos cartazes destacará uma das festas, com uma fotografia em cores e dizeres complementares que a contextualizem. Assinale a alternativa que apresenta especificações corretas para esses cartazes, do ponto de vista da produção gráfica, e mais adequadas aos prováveis conteúdos.
cartaz formato A2, impresso em 4/0 cores, com aplicação de verniz à base dágua, papel couché 150 g/m², revestido em apenas uma das faces
cartaz formato A2, impresso em 4/4 cores especiais, com aplicação de verniz, papel monolúcido 120 g/m², revestido em duas faces
cartaz formato A1, impresso em 4/0 cores, com aplicação de verniz localizado, papel couché 200 g/m², revestido em ambas as faces
cartaz formato A2, impresso em 4/0 cores especiais, com verniz localizado, papel offset 150 g/m², revestido em apenas uma das faces
cartaz formato AA, impresso em 4/2 cores, com aplicação de verniz à base dágua, papel Bond 150 g/m², revestido em ambas as faces
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
A respeito das redes sociais, é correto afirmar que
o Orkut foi criado em 2004, posteriormente ao Facebook, e já conta com mais de cinquenta milhões de usuários brasileiros.
a rede Sonico foi criada por argentinos e, nela, os participantes podem ter dois perfis, um pessoal e outro profissional, e o acesso às informações por desconhecidos é um pouco mais restrito do que o do Orkut.
o Facebook é a rede social mais acessada no mundo e no Brasil, além de estar hoje entre as marcas mais valiosas do mundo.
LinkedIn é uma rede social para contatos profissionais; embora tenha sido fundado há menos de cinco anos, é uma das redes sociais que mais cresce no mundo.
o Twitter é uma rede social que permite que sejam escritas mensagens de até duzentos caracteres e enviadas a pessoas em qualquer rede social.
A invenção da imprensa e o desenvolvimento crescente do mercado editorial e do jornalismo têm como uma de suas conseqüências mais importantes a popularização do conhecimento. No caso do jornalismo, contribui decisivamente para essa popularização:
O Conselho de Comunicação Social instituído pela Constituição Federal de 1988 é:
O New journalism foi um movimento criado nos anos 1960 nos Estados Unidos que propôs o rompimento com a estrutura tradicional da notícia e da reportagem. Como gênero jornalístico, o new journalism se caracteriza:
A Constituição Federal de 1988 veda o anonimato no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação.
Entre os direitos profissionais específicos que têm sido garantidos por diversas decisões judiciais a todos os jornalistas que exercem função ou atividade jornalística está:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Nos manuais clássicos de jornalismo, a técnica da pirâmide invertida consiste:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Um dos recursos utilizados no jornalismo para evitar a sensação de "notícia velha" ou distante temporalmente do público é redigir os seus títulos com o uso do seguinte tempo verbal:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...