Questões de Comunicação Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pesquisa, em sentido geral, é todo procedimento sistemático de investigação ou de busca minuciosa para averiguar e estudar a realidade, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer de conhecimento. Atualmente, as modalidades de pesquisa em comunicação são muitas; entre elas, a pesquisa de opinião pública. Assinale a alternativa que apresenta característica(s) da pesquisa de opinião pública.

  • A.

    Conhecer mais profundamente a reação psicológica do público com referência a determinada marca, produto, acontecimento ou serviço; determinar as razões pelas quais os consumidores adquirem certa marca ou tipo de produto.

  • B.

    Influir na comercialização de um produto ou serviço, mediante processo de coleta, registro e análise interpretativa dos fatos relacionados a problemas de distribuição e venda ao consumidor.

  • C.

    Envolver testes de mercado para serviços recém-criados (incluindo sua necessidade, utilidade para o consumidor e possibilidades de aceitação), a procura de novas utilidades para serviços já existentes e até estudos sobre a eficácia da embalagem (pacotes turísticos, como exemplo).

  • D.

    Determinar as características de um mercado e medir a sua extensão, para avaliar o seu potencial de vendas (ou seja, a estimativa da capacidade de compra de um determinado produto, serviço ou ideia pelos consumidores).

  • E.

    Levantar as atitudes e as opiniões do público acerca de determinado assunto, acontecimento notório, instituição etc.; emprega-se essa denominação principalmente para sondagens relacionadas a objetivos sociológicos, jornalísticos ou políticos.

Considere que a EMBRATUR produzirá uma coleção de cartazes para divulgar, no exterior, as festas folclóricas brasileiras, ressaltando traços da identidade cultural brasileira. Cada um dos cartazes destacará uma das festas, com uma fotografia em cores e dizeres complementares que a contextualizem. Assinale a alternativa que apresenta especificações corretas para esses cartazes, do ponto de vista da produção gráfica, e mais adequadas aos prováveis conteúdos.

  • A.

    cartaz formato A2, impresso em 4/0 cores, com aplicação de verniz à base d’água, papel couché 150 g/m², revestido em apenas uma das faces

  • B.

    cartaz formato A2, impresso em 4/4 cores especiais, com aplicação de verniz, papel monolúcido 120 g/m², revestido em duas faces

  • C.

    cartaz formato A1, impresso em 4/0 cores, com aplicação de verniz localizado, papel couché 200 g/m², revestido em ambas as faces

  • D.

    cartaz formato A2, impresso em 4/0 cores especiais, com verniz localizado, papel offset 150 g/m², revestido em apenas uma das faces

  • E.

    cartaz formato AA, impresso em 4/2 cores, com aplicação de verniz à base d’água, papel Bond 150 g/m², revestido em ambas as faces

A respeito das redes sociais, é correto afirmar que

  • A.

    o Orkut foi criado em 2004, posteriormente ao Facebook, e já conta com mais de cinquenta milhões de usuários brasileiros.

  • B.

    a rede Sonico foi criada por argentinos e, nela, os participantes podem ter dois perfis, um pessoal e outro profissional, e o acesso às informações por desconhecidos é um pouco mais restrito do que o do Orkut.

  • C.

    o Facebook é a rede social mais acessada no mundo e no Brasil, além de estar hoje entre as marcas mais valiosas do mundo.

  • D.

    LinkedIn é uma rede social para contatos profissionais; embora tenha sido fundado há menos de cinco anos, é uma das redes sociais que mais cresce no mundo.

  • E.

    o Twitter é uma rede social que permite que sejam escritas mensagens de até duzentos caracteres e enviadas a pessoas em qualquer rede social.

A invenção da imprensa e o desenvolvimento crescente do mercado editorial e do jornalismo têm como uma de suas conseqüências mais importantes a popularização do conhecimento. No caso do jornalismo, contribui decisivamente para essa popularização:

  • A. a sua forma discursiva, que, segundo Eduardo Meditsch, opera no campo do senso comum, apesar de não ser o próprio senso comum, apesar de o senso comum não ser conhecimento.
  • B. a sua forma discursiva que, segundo Adriano Duarte Rodrigues, é permeável aos demais discursos, penetrando-os em parte e contribuindo para a sua dessacralização.
  • C. a sua forma discursiva que, segundo José Marques de Melo, é elitista.
  • D. a sua forma discursiva, reconhecidamente fechada sobre si mesma.
  • E. a sua forma discursiva, que se baseia em um complexo de códigos não violáveis pelo discurso acadêmico.

O Conselho de Comunicação Social instituído pela Constituição Federal de 1988 é:

  • A. um órgão independente dos Poderes Executivo e Legislativo, ao qual compete, entre outras tarefas, decidir sobre a renovação de concessões de canais de rádio e televisão.
  • B. um órgão auxiliar do Poder Executivo encarregado de emitir pareceres, entre outros assuntos, sobre matérias ligadas à outorga e renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
  • C. um órgão encarregado de disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades profissionais ligadas à comunicação social.
  • D. um órgão auxiliar do Congresso Nacional, ao qual compete emitir pareceres sobre assuntos ligados à comunicação social, entre eles a outorga e renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
  • E. uma organização não-governamental voltada para a defesa dos direitos dos cidadãos em assuntos ligados à Comunicação Social.

O New journalism foi um movimento criado nos anos 1960 nos Estados Unidos que propôs o rompimento com a estrutura tradicional da notícia e da reportagem. Como gênero jornalístico, o new journalism se caracteriza:

  • A. pela narração em primeira pessoa, apresentando os fatos a partir do mais importante e cada fato a partir do seu aspecto mais importante.
  • B. pela combinação dos estilos e técnicas jornalística e literária de produção e apresentação dos textos, sempre com base em muitos dados e pesquisa exaustiva.
  • C. pela combinação dos estilos e técnicas jornalística e científica de produção e apresentação dos textos, sempre com base em muitos dados e pesquisa exaustiva.
  • D. pela combinação dos estilos e técnicas literária e cênica de produção e apresentação dos textos, sempre com base em muitos dados e pesquisa exaustiva.
  • E. pela combinação dos estilos e técnicas jornalística e literária de produção e apresentação dos textos, com poucos dados e pesquisa superficial.

A Constituição Federal de 1988 veda o anonimato no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação.

  • A. No entanto, permite exceção em caso de menores de 21 anos.
  • B. No entanto, assegura aos jornalistas o sigilo quanto às fontes ou à origem de informações recebidas ou recolhidas.
  • C. A multa para quem infringir tal dispositivo é fixada em um Salário Mínimo Regional.
  • D. A única exceção prevista neste dispositivo é ao servidor público, que pode manifestar seus pensamentos no anonimato, sempre que o desejar.
  • E. No entanto, assegura aos jornalistas o sigilo de sua própria identidade.

Entre os direitos profissionais específicos que têm sido garantidos por diversas decisões judiciais a todos os jornalistas que exercem função ou atividade jornalística está:

  • A. a jornada normal de cinco horas diárias ou 40 horas semanais previstas na CLT.
  • B. a jornada normal de cinco horas diárias ou 30 horas semanais prevista na CLT.
  • C. a jornada especial de oito horas diárias ou 40 horas semanais prevista na Constituição.
  • D. a jornada normal de cinco horas diárias ou 30 horas semanais prevista no Decreto-Lei 972/69, que regulamenta a profissão de jornalista.
  • E. a jornada normal de cinco horas diárias ou 25 horas semanais prevista no Decreto-Lei 972/69, que regulamenta a profissão de jornalista.

Nos manuais clássicos de jornalismo, a técnica da pirâmide invertida consiste:

  • A. no relato aprofundado de notícias obedecendo à seqüência cronológica dos acontecimentos.
  • B. na estruturação de uma notícia de forma circular, repetindo as informações do primeiro parágrafo no final do texto.
  • C. no relato dos fatos em forma cronológica dos acontecimentos, com ou sem aprofundamento.
  • D. no relato dos fatos em forma de narrativa histórica, buscando sempre valorizar os aspectos que se encontram distantes no passado, como as velhas pirâmides do Egito.
  • E. no relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante ou interessante, e de cada fato a partir dos seu aspecto mais importante ou interessante.

Um dos recursos utilizados no jornalismo para evitar a sensação de "notícia velha" ou distante temporalmente do público é redigir os seus títulos com o uso do seguinte tempo verbal:

  • A. futuro do presente do modo indicativo.
  • B. futuro do pretérito do modo indicativo.
  • C. presente do modo indicativo.
  • D. pretérito perfeito do modo indicativo.
  • E. pretérito mais que perfeito do modo indicativo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...