Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Na estrutura tradicional, largamente descrita na bibliografia e aceita na prática profissional, o primeiro parágrafo da notícia de um jornal impresso corresponde ao lead, com o qual o jornalista visa:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Na perspectiva da teoria da bala mágica ou da agulha hipodérmica, a idéia de sociedade de massa:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O modelo do fluxo de comunicação em dois níveis ou dois tempos, elaborado por Lazarsfeld e outros pesquisadores, refere-se à constatação de que:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Sobre a Escola de Frankfurt é possível dizer que:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O termo gatekeeper na literatura acadêmica sobre jornalismo:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
De acordo com os estudos de jornalismo, a expressão "valor-notícia" é utilizada para se referir:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Para Ericson, Baranek e Chan (1987), o profissionalismo no jornalismo consiste na capacidade de o jornalista possuir um conjunto de saberes profissionais: o "saber de reconhecimento", o "saber de procedimento" e o "saber de narração". Em relação às idéias dos autores citados, podemos afirmar que:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
A análise de Molotch e Lester (1974) sobre o campo jornalístico identifica três categorias de pessoas situadas de maneira diferente em relação ao trabalho jornalístico: os news promoters, os news assemblers e os news consumers. Sobre essas categorias, podemos dizer que:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O civic journalismo (ou public journalism):
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
"O jornalismo, então, seria usado para interpretar a informação científica e produzir conhecimento sobre a realidade."
(PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005. p. 206.
Este trecho refere-se ao chamado jornalismo científico, que se encontra na seguinte situação hoje no Brasil:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...