Questões de Comunicação Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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As fontes mais usadas na impressão do corpo dos textos de jornais são aquelas que:

  • A. não possuem serifa, porque estas prejudicam a legibilidade.
  • B. possuem serifa, porque estas, quando impressas em caixa alta, como ocorre na maioria dos textos dos jornais, tendem a aumentar o grau de legibilidade.
  • C. possuem serifa, porque estas, quando impressas em caixa baixa, costumam aumentar o grau de legibilidade.
  • D. imitam um texto manuscrito, para transmitir a impressão de familiaridade ao leitor.
  • E. são bastante encorpadas e pouco arejadas, pois, ao criarem o efeito bold,destacam-se mais.

Capitular é:

  • A. a identificação de cada seção de um jornal.
  • B. a letra maiúscula que abre cada um dos parágrafos das notícias.
  • C. o ato de dividir o texto jornalístico em capítulos.
  • D. um título que indica o início de um novo capítulo da notícia.
  • E. a letra usada no início das composições, em tamanho superior ao do texto, para dar um efeito visual especial.

Dos pontos de vista gráfico e editorial, o box representa:

  • A. um quadro na mancha gráfica, destacado com um fio ou retícula, em cujo interior são impressas normalmente informações complementares a um texto maior, como dados históricos, estatísticas etc., ou para destacar uma notícia curta.
  • B. um quadro na mancha gráfica destinado a destacar ainda mais a matéria principal da página.
  • C. um quadro destinado a realçar a foto de um jornal que, por padrão, sempre virá dentro do box.
  • D. um espaço dentro da mancha gráfica, destinado exclusivamente a criar um efeito visual.
  • E. um espaço pouco valorizado no planejamento gráfico, tornando-se uma reserva de espaço em branco.

Sobre a infografia no jornalismo on-line podemos afirmar que:

  • A. os mapas são necessariamente infográficos simulatórios e exploratórios porque permitem a manipulação da realidade por meio da representação.
  • B. os infográficos atuam como informações complementares ou principais, com o objetivo de facilitar a comunicação, detalhar e ampliar a compreensão das informações.
  • C. a combinação de códigos icônicos e verbais nos infográficos não tem caráter informativo, posto que seu papel é atrair a atenção do leitor on-line para o texto principal.
  • D. a fotografia nunca compõe um infográfico, pois os elementos visuais on-line são criações de arte.
  • E. as características do suporte on-line de veiculação de informação, como a linearidade narrativa e a interatividade, ampliam o potencial da infografia no jornalismo on-line.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O controle de marketing implica avaliar os resultados dos planos e estratégias e adotar medidas corretivas para assegurar que os objetivos sejam alcançados.

  • B.

    O desenvolvimento do mercado consiste em identificar e desenvolver novos mercados para os produtos atuais, enquanto o desenvolvimento de produtos consiste em oferecer produtos modificados ou novos produtos para os mercados atuais.

  • C.

    Um dispositivo para identificar oportunidades de crescimento é a rede de crescimento mercado/produto.

  • D.

    Um dispositivo para identificar oportunidades de crescimento é a rede de crescimento mercado/produto.

  • E.

    A implementação do marketing é o processo que transforma os planos de marketing em ações, para que os objetivos estratégicos sejam atendidos.

O governo brasileiro optou recentemente pelo padrão japonês de TV digital (ISDB). Também disputam o mercado brasileiro os sistemas norte-americano (ATSC) e europeu (DVB). Resumidamente, os pontos fortes e fracos de cada sistema são:

  • A. Japonês: alta definição, interatividade, mobilidade e portabilidade, mas não a multiprogramação. Europeu: multiprogramação (possibilidade de novas emissoras, maior diversidade e disputa pelo mercado), mas menor qualidade de definição. A tecnologia da interatividade precisa de adaptações e aquelas que permitem a mobilidade e a portabilidade estão em testes. Norte-americano: alta definição e interatividade, mas não permite a portabilidade (recepção em celular, por exemplo) e a mobilidade (recepção em automóveis, por exemplo).
  • B. Japonês: multiprogramação, mas menor qualidade de definição. A tecnologia da interatividade precisa de adaptações e aquelas que permitem a mobilidade e a portabilidade estão em testes. Europeu: alta definição, interatividade, mobilidade e portabilidade, mas não a multiprogramação. Norte-americano: alta definição e interatividade, mas não permite a portabilidade e a mobilidade.
  • C. Japonês: alta definição e interatividade, mas não permite a portabilidade e a mobilidade. Europeu: alta definição, interatividade, mobilidade e portabilidade, mas não a multiprogramação. Norte-americano: multiprogramação, mas menor qualidade de definição.
  • D. a única característica que os diferencia é a multiprogramação, que só o modelo japonês tem. Esse foi o motivo de sua adoção pelo governo brasileiro, com o apoio das emissoras de rádio e televisão.
  • E. a única característica que os diferencia é a portabilidade, motivo pelo qual o modelo japonês foi adotado pelo governo brasileiro, com o apoio das empresas de telefonia.

Em relação às características do jornalismo desenvolvido especificamente em suporte comunicativo on-line, podemos dizer que:

  • A. forma uma rede linear de blocos de texto, som e imagem que permite ao leitor on-line a personalização do conteúdo informativo.
  • B. o termo multimidialidade refere-se à possibilidade de múltiplas conexões de conteúdo estruturado em rede.
  • C. o ciclo produtivo contínuo e a limitação de espaço para divulgação on-line dos textos contribuem para a produção de notícias curtas.
  • D. acentua o desafiode editar o conteúdo jornalístico por permitir convergência de mídias, interatividade e leitura não-linear.
  • E. os bancos de dados são os únicos elementos paratextuais do jornalismo on-line.

A redação de um boletim informativo de uma instituição deve primar:

  • A. pela estrita observância da norma culta da língua portuguesa, não apelando para a linguagem coloquial, tratar os assuntos de forma aprofundada e acadêmica, visando à formação da opinião de seus leitores.
  • B. pela simplicidade e pela linguagem direta e concisa, podendo, portanto, descuidar-se das normas gramaticais e da precisão e correção das informações.
  • C. pela simplicidade e pela linguagem direta e concisa, não podendo, no entanto, descuidar-se das normas gramaticais e da precisão e correção das informações.
  • D. pela adjetivação das informações como um requisito fundamental para a plena conscientização de seu público.
  • E. pela submissão aos apelos visuais da publicação.

A respeito de um jornal de empresa pode-se dizer que:

  • A. a sua periodicidade é a velocidade com que é impresso na gráfica.
  • B. o uso da linguagem jornalística contribui para lhe dar credibilidade.
  • C. o seu público-alvo são as pessoas a quem se dirigem as críticas da direitoria.
  • D. o perfil editorial é o conjunto das características dos jornalistas que o editam.
  • E. a sua diagramação não precisa ser agradável. O importante são os textos.

A notícia pode ser definida como:

  • A. um relato de acontecimento atual, relativamente curto e sem comentários, juízos de valor ou adjetivações e que, junto com a reportagem, a entrevista e a nota, constitui o gênero denominado jornalismo informativo.
  • B. aquela que aprofunda os fatos, até em capítulos diários, se necessário, de modo a contextualizar amplamente um assunto já noticiado e que, junto com os artigos de opinião, constitui o gênero por excelência do jornalismo.
  • C. um relato impressionista, conciso e sempre assinado pelo seu autor.
  • D. o gênero jornalístico que expressa a posição oficial de determinado órgão jornalístico.
  • E. o gênero jornalístico que expressa a opinião de determinados grupos sociais ou pessoas, sendo por eles assinado.
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