Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Ao preparar uma legenda ou texto-legenda, o editor deve estar consciente das funções do texto e da imagem nos meios jornalísticos impressos. Sobre essa relação, indique a afirmativa errada:

  • A.

    para Roland Barthes, como a imagem pode suscitar uma multiplicidade de sentidos cabe à legenda funcionar como "âncora", restringindo as possibilidades de "leitura" de uma fotografia;

  • B.

    a legenda deve ajudar o leitor a compreender a foto, esclarecendo dúvidas e chamando sua atenção para pequenos detalhes interessantes que lhe possam ter escapado;

  • C.

    a legenda deve funcionar como uma etiqueta de identificação, descrevendo o que é mostrado na fotografia, pois só através da redundância o leitor será capaz de apreender a mensagem jornalística;

  • D.

    para Octávio Paz, a legenda deve funcionar como um "gatilho mental", capaz de ativar os conhecimentos correlatos à cena mostrada na imagem e de fornecer informações circunstanciais, como nomes e locais;

  • E.

    a legenda costuma ser um texto curto, que pode estabelecer diversas relações com a imagem. O texto pode ser explicativo, informativo, interpretativo, ou mesmo irônico em relação à fotografia.

Em termos de prática jornalística, muitos autores diferenciam os procedimentos para elaboração de notícias e reportagens. Em relação às diferenças entre esses dois gêneros jornalísticos podemos afirmar que:

  • A.

    a notícia é mais extensa, completa e rica na trama de relações entre os dados do que a reportagem;

  • B.

    a reportagem é mais facilmente produzida do que a notícia, podendo ser feita apenas com pesquisa documental, sem necessidade de ir a campo;

  • C.

    a reportagem é o gênero jornalístico ideal em tempos de globalização, pois exige menos tempo e recursos para ser desenvolvida do que a notícia;

  • D.

    a reportagem típica é a da emergência de um fato novo, de sua descoberta ou revelação;

  • E.

    a notícia e a reportagem contêm, em geral, graus diferentes de profundidade no trato do assunto, sendo que a notícia tende a ser mais breve e pouco durável.

O press release, criado por Ivy Lee, o "pai" das relações públicas e da assessoria de imprensa, é ainda hoje uma das principais estratégias para "liberar informações para imprensa". Para que sua ação seja eficiente, ele não deve:

  • A.

    trazer o logotipo da assessoria e da organização;

  • B.

    ser redigido em pelo menos três páginas, fornecendo todas as informações de interesse da empresa, priorizando o uso de vocabulário técnico;

  • C.

    ser datado;

  • D.

    ser redigido como se fosse uma matéria jornalística, com título, subtítulo e lead;

  • E.

    destacar os contatos da assessoria de imprensa.

Os house organs traduzidos literalmente do inglês como "órgão da casa" possuem características que os diferenciam da chamada "grande mídia" e os colocam no universo das assessorias de imprensa. Com relação às características do house organ, a afirmativa incorreta é:

  • A.

    deve informar sobre o contexto da organização, abordando o seu funcionameno interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;

  • B.

    deve valorizar os integrantes da organização, mostrando que são e o que fazem;

  • C.

    deve incentivar o crecimento do leitor como cidadão, conscientizando-o de seus direitos e deveres;

  • D.

    deve privilegiar os aspectos instituicionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;

  • E.

    deve registrar fatos importantes tanto para a empresa quanto para seu público, assim como fornecer uma leitura interessante para os funcionários e seus familiares.

O trabalho do assessor de imprensa costuma estar associado à imagem de uma ponte que liga o assessorado aos veículos de comunicação e vice-versa. Nesse sentido, a ação que não está de acordo com a função do jornalista, enquanto assessor de imprensa, é:

  • A.

    cuidar da redação de releases e elaborar press-kits a serem disponibilizados para os veículos de comunicação;

  • B.

    ser o porta-voz, fonte oficial da empresa, em processos de gerenciamento de crises, evitando que os jornalistas tenham acesso direto aos executivos da empresa;

  • C.

    fazer o follow-up, que pode incluir desde a confirmação da presença de jornalistas a um evento até a convocação de entrevistas coletivas;

  • D.

    avaliar o clipping tanto impresso quanto eletrônico, contendo as notícias veiculadas na mídia sobre a empresa assessorada;

  • E.

    instruir o assessorado sobre como tratar a imprensa em geral e como ele deve se portar especialmente durante as entrevistas.

Ao preparar um texto para TV deve-se levar em conta as características audiovisuais do veículo. Com relação ao texto para TV, avalie as afirmativas a seguir:

I- Para escrever um texto para televisão, devemos, antes de tudo, conhecer as imagens disponíveis. A partir delas, o texto deve ser construído de maneira coloquial e, preferencialmente, em ordem direta.

II- Assim como no jornalismo impresso, o texto televisivo deve responder na cabeça da matéria à seis perguntas: quem?, que? quanto?, onde?, como?, para que? e, com base na imagem, descrever o acontecimento.

III- O texto jornalístico para televisão não deve ser escrito de maneira independente das imagens disponíveis. Em casos de distanciamento ou paralelismo das mensagens verbais e visuais, o texto deve ser reescrito.

IV- Quando uma notícia para TV não possuir as imagens, ela só poderá ser veiculada se o texto jornalístico estiver apoiado por mapas, gráficos, ilustrações ou simulações produzidos pela Editoria de Arte.

A correta seqüência de afirmações verdadeiras e falsas, é:

  • A.

    V, F,V,F;

  • B.

    V,V,V,F;

  • C.

    F, F,V,F;

  • D.

    F, F, F,V;

  • E.

    F,V, F,V.

O tipo de ação que deve ser tomada pela Assessoria de Imprensa, num processo de gerenciamento de crise, é:

  • A.

    deixar que a crise siga seu próprio rumo, porque enquanto a empresa não se pronuncia, há mais chances do assunto ser esquecido;

  • B.

    empenhar-se no sentido de fornecer informações de interesse público, reconhecendo as responsabilidades da empresa e enfatizando as medidas tomadas no sentido de resolver o problema;

  • C.

    agir como porta-voz, desmentindo imediatamente tudo que tiver sido publicado contra o cliente;

  • D.

    enviar presentes aos jornalistas nas redações como forma de tornar-se simpático e estreitar o contato entre a empresa a mídia;

  • E.

    reconhecer a dimensão do problema e através de entrevistas individuais desviar a atenção dos jornalistas dos fatos que motivaram a crise, enfatizando as medidas tomadas pela empresa no sentido de minimizá-la.

Em relação ao media training é correto afirmar que:

  • A.

    é desenvolvido por profissionais de publicidade para treinar os jornalistas das assessorias de comunicação a desenvolver veículos de informação voltados para os clientes de uma empresa;

  • B.

    é desenvolvido por assessores de imprensa junto aos repórteres de emissoras de rádio e televisão para que esses melhorem suas relações com a fonte de informação;

  • C.

    serve para, através de entrevistas simuladas e orientações sobre as peculiaridades da imprensa e da atividade jornalística, orientar executivos e fontes de informação em geral a lidar com os repórteres de diversas mídias;

  • D.

    é desenvolvido por assessores de imprensa junto aos repórteres de jornais e revistas para que esses melhorem suas relações com a fonte de informação;

  • E.

    é desenvolvido por profissionais de Relações Públicas junto aos jornalistas para que esses possam desenvolver veículos específicos para a comunicação interna.

Sobre as características de cada meio de comunicação para estabelecer as estratégias de veiculação, é correto afirmar:

  • A.

    o cinema é um dos meios mais utilizados pela propaganda devido tanto a sua abrangência em termos de diversidade de público, quanto ao impacto proporcionado pela mensagem exibida em tela grande;

  • B.

    embora o rádio seja um dos meios que mais atinge a população brasileira, ele é pouco usado pela publicidade devido aos altos custos de produção e a sua baixa eficiência enquanto mídia local;

  • C.

    as revistas são uma boa opção de mídia para aqueles que pretendem atingir um público segmentado e formador de opinião, porque possuem altos índices de permanência do anúncio, bem como de audiência, visto que os exemplares muitas vezes são colecionados e lidos por mais de uma pessoa;

  • D.

    a decisão pelo uso da TV como mídia deve-se principalmente aos custos atrativos, visto que seu poder de influência nas decisões de compra é bastante limitado, devido a brevidade das mensagens publicitárias e ao fenômeno do zapping;

  • E.

    embora seja o primeiro lugar em termos de escolha de mídia, os jornais têm abrangência apenas regional e, devido à atual crise de credibilidade, não atingem os grupos formadores de opinião.

Uma das áreas mais técnicas da propaganda é a mídia, daí sua necessidade de terminologias específicas. A opção que está definida de maneira incorreta é:

  • A.

    Circulação é o total de exemplares de um veículo impresso que chegam aos seus leitores. É representada pela diferença entre a tiragem e os exemplares inutilizados, não distribuidos ou devolvidos (encalhe);

  • B.

    GRP (Gross Rating Points) é a soma de audiências alcançada por uma programação;

  • C.

    Freqüência Eficiente é a freqüência considerada suficiente para que a mensagem seja compreendida e assimilada;

  • D.

    CPM (Custo por mil) valor percentual obtido pela divisão do preço absoluto de um veículo ou programa por cada mil pessoas previstas em audiência;

  • E.

    Cobertura é representada pelas pessoas ou domicílios diferentes que tiveram a oportunidade de ser atingidos pelo menos uma vez por uma programação de mídia.

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