Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A definição abaixo que não se aplica à noção de briefing é:

  • A.

    "Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingí-los. Base do processo de planejamento";

  • B.

    "Chama-se briefing às informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos. É baseado nele e completado com as informações de pesquisas que se esboça o planejamento publicitário";

  • C.

    "Em seu conceito mais simples e direto, briefing significa a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de Atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo";

  • D.

    "O briefing serve para(...)inspirar e alimentar idéias e soluções criativas: a Criação pode e deve utilizar as informações do briefing como inspiração";

  • E.

    "O briefing é um documento padronizado, exclusivamente técnico, que deve conter unicamente informações detalhadas sobre o produto e seu sistema de produção a serem obtidas pelo profissional de Atendimento junto ao cliente e repassadas ao setor de Planejamento de uma agência de publicidade".

O objetivo que não deve ser encontrado num planejamento de propaganda institucional é:

  • A.

    a criação de uma atitude favorável por parte dos públicos externo e interno em relação à empresa;

  • B.

    a venda imediata de um produto ou serviço;

  • C.

    a promoção de uma imagem favorável de uma determinada marca ou empresa;

  • D.

    o fornecimento de uma visão positiva sobre um produto ou empresa;

  • E.

    a promoção de uma imagem favorável de uma determinada instituição ou órgão público.

As marcas valem, em muitos casos, mais do que um produto ou serviço e, podem ser hoje o ativo mais valioso de uma empresa. A afirmação incorreta quanto ao sucesso no gerenciamento da marca é:

  • A.

    não é apenas a marca de um produto que deve ser reforçada, mas a empresa deve se preocupar também com sua marca institucional;

  • B.

    as marcas não devem ter personalidade exclusiva e o me-too é uma boa estratégia para o lançamento de novos produtos;

  • C.

    o serviço das marcas, tais como garantia, assistência técnica, atendimento pré e pós venda, devem ser constantemente valorizados;

  • D.

    o diferencial das marcas começa em seu projeto, que deve abranger todos os detalhes que vão da formulação física da marca à propaganda; da distribuição à programação visual;

  • E.

    deve-se incentivar os públicos internos e o trade, mantendo o entusiasmo em todas as pessoas envolvidas entre a marca e os consumidores.

Para que um slogan seja eficiente, atraindo a atenção do público e promovendo um produto, serviço ou instituição, ele não deve ter as seguintes características:

  • A.

    ser breve, positivo e claro;

  • B.

    ser concreto e descritivo, usando o máximo de palavras para apresentar o produto em detalhes;

  • C.

    ser capaz de apresentar de maneira resumida (quatro a seis palavras) uma idéia sobre o produto ou anunciante;

  • D.

    ser marcante, curto e incisivo;

  • E.

    ser preciso e rítmico, preferencialmente com um toque de originalidade.

Ao montar um texto publicitário, o redator pode fazer uso de diversas funções da linguagem. A opção que apresenta razões corretas para o uso de determinada função de linguagem é:

  • A.

    o texto publicitário deve se basear na função referencial pois, ao trabalhar com o imaginário do público, deve evitar o uso de dados concretos;

  • B.

    a mensagem deve priorizar a função fática, pois não cabe ao texto publicitário apresentar as informações mais relevantes sobre um produto, mas sim testar constantemente se o canal de comunicação está operando;

  • C.

    o texto publicitário deve usar apenas uma função de linguagem, porque numa mesma mensagem é imposível a coexistência de várias funções;

  • D.

    nos textos publicitários há uma tendência ao predomínio da função conativa, cuja característica é estar centrada no interlocutor;

  • E.

    em slogans destinados à midia impressa jamais deve-se usar a função poética, pois ela funciona como elemento de distração em relação à mensagem principal.

Com relação à criação de comerciais para televisão podemos afirmar que:

  • A.

    a história deve ser contada pelo texto, que é sempre mais importante que a imagem;

  • B.

    os comerciais que apregoam o produto são mais eficientes que aqueles que apresentam uma história. Comerciais que começam com um problema, o produto chega para resolvêlo e a solução é visualmente demonstrada tendem a cansar o telespectador;

  • C.

    para efeito de memorização por parte do telespectador, o nome do produto anunciado deve ser repetido ao longo do comercial e a embalagem precisa ser mostrada para facilitar seu reconhecimento no ato de compra;

  • D.

    num comercial de TV deve-se priorizar o uso de cenas de multidão e planos gerais. Eles ajudam a mostrar o máximo de coisas em 30 ou 60 segundos;

  • E.

    os comerciais de TV devem apenas abusar da emoção, informações noticiosas, recursos de originalidade e apresentação das qualidades do produto dem estar sempre em segundo plano.

A respeito dos comportamentos do consumidor, segundo as teorias clássicas dos psicólogos: Gustave Le Bon e Abrahan Harold Maslow, é correto afirmar:

  • A.

    Gustave Le Bon afirma que a atividade humana é governada por diversos tipos de lógica e a propaganda deve se dirigir prioritariamente à lógica biológica, a fim de atender às necessidades de sobrevivência do ser humano;

  • B.

    Abrahan Maslow, fundador da psicologia social, afirma que as necessidades humanas podem ser hierarquizadas, sendo que a mais importante delas é a auto-realização através da busca pelo conhecimento;

  • C.

    Abrahan Maslow afirma que qualquer indivíduo se interessa unicamente em procurar o prazer e evitar a dor, logo a primeira necessidade humana é a segurança;

  • D.

    Gustave Le Bom afirma que a Lógica Mística é exclusiva da humanidade e pode inclusive inspirar atos contrários aos interesses biológicos;

  • E.

    Abrahan Maslow hierarquiza as necessidades humanas, seguindo a seguinte ordem: segurança, estima, autorealização, fisiológica e relacionamento.

Ao apresentar os princípios do marketing, tradicionalmente fala-se em 4 Ps. A definição correta ao apresentar um desses Ps é:

  • A.

    Produto é o serviço ou idéia oferecido codianamente e que deve ser mensurado apenas por suas qualidades técnicas;

  • B.

    Promoção (Propaganda) é a informação dirigida ao público consumidor com o único objetivo de criar uma necessidade de consumo a longo prazo;

  • C.

    O preço deve ser analisado apenas como a relação entre custos e lucro, ignorando as pressões da concorrência;

  • D.

    Público consumidor deve ser avaliado exclusivamente por seu poder de compra;

  • E.

    Ponto de venda é tecnicamente conhecido como distribuição e visa tornar o produto facilmente acessível ao consumidor.

Sobre as funções de uma pesquisa de produto é correto afirmar:

  • A.

    avalia a eficácia das ações de propaganda no sentido de fixar a marca;

  • B.

    determina a importância do preço na seleção da marca;

  • C.

    determina a penetração da marca nos canais de distribuição atacadista e varejista;

  • D.

    determina o desenho ótimo do produto, orientando o posicionamento e reposicionamento da marca;

  • E.

    estabelece o potencial de mercado e a receptividade da marca para vários segmentos.

Em uma externa, o repórter de televisão deve se preocupar com questões de conteúdo, estéticas e técnicas relacionadas às informações que estão sendo colhidas.

Nesse sentido, espera-se que o repórter:

  • A.

    elabore o texto do off, a partir das imagens selecionadas, de maneira a descrevê-las à medida em que são apresentadas ao telespectador;

  • B.

    explique a pauta para o cinegrafista que, como um dos agentes da reportagem, não deve se restringir a elaborar esteticamente as imagens da matéria;

  • C.

    não utilize as informações obtidas durante uma determinada reportagem como gancho para uma nova pauta;

  • D.

    oriente sua equipe para que o som ambiente das locações não seja captado, uma vez que, para não haver ruído, as matérias devem ser apresentadas sem som ou apenas com música em BG;

  • E.

    aguarde a edição das fitas de externa para escrever o texto e gravar a sua passagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...