Lista completa de Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Henri Cartier Bresson é considerado o "pai do fotojornalismo moderno" e inspirou gerações de fotojornalistas em todo o mundo. Ele propôs para o fotojornalismo o conceito de:
proximidade: se a fotografia não está boa é porque o fotógrafo não se aproximou da ação;
independência textual: uma foto vale por mil palavras;
fotografia engajada: o fotojornalismo deve funcionar sempre como denúncia, visto que uma foto tem a capacidade de modificar a visão das pessoas;
momento decisivo: o fotojornalista deve, simultaneamente e numa mesma fração de segundo, reconhecer o fato em si e organizar rigorosamente as formas visuais percebidas para expressar o seu significado;
fenômeno fotográfico: o fotojornalista deve sempre vivenciar o cotidiano de quem vai retratar e decidir, junto ao fotografado, qual a melhor maneira de fazer a foto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Entre as principais diferenças entre o texto jornalístico elaborado para mídia impressa e o texto para TV é que o segundo é um texto escrito para ser falado. Com base nessa afirmação identifique a opção que trata das características do texto preparado especialmente para TV:
sempre que possível, o redator deve priorizar as frases longas, com a pontuação correta para que o apresentador possa imprimir dramaticidade ao texto;
como maneira de otimizar o tempo é aconselhável usar frases intercaladas, sempre entre vírgulas, para dar ritmo ao texto;
as rimas sempre funcionam bem no texto televisivo, por isso é aconselhável usar sinônimos que possam trazer essa característica para o texto;
o texto televisivo deve descrever minuciosamente a imagem, para isso o vocabulário utilizado deve ser técnico e preciso;
frases curtas, com pontuação correta e sem cacófatos são características do texto televisivo, que precisa ser entendido de forma instantânea pelo telespectador.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em termos de estratégia de divulgação, cada meio de comunicação tem características preponderantes. Identifique a afirmação correta.
o jornal é o meio que apresenta maior segmentação de públicos, enquanto o rádio é o campeão de credibilidade;
a televisão é um poderoso formador de opinião, enquanto as revistas são o meio de maior abrangência em termos de público;
jornais e revistas atingem o mesmo público e, o mesmo acontece com rádio e televisão;
o cinema juntamente com o rádio são as mídias mais seletivas, atingindo unicamente as classes A e B;
a televisão possui grande impacto e cobertura, tanto em termos geográficos como em população, mas as inserções são mais caras se comparadas em termos absolutos com a dos outros meios de comunicação.
A editoração eletrônica facilita o trabalho dos diagramadores e programadores visuais.
O software a seguir que NÃO é indicado para diagramação é:
Quark Xpress;
Scribus;
Vegas;
PageMaker;
Indesign.
No processo de edição dos veículos impressos, é necessário estabelecer relações entre as imagens e os elementos textuais.
Nesse sentido, podemos afirmar que a legenda de uma foto NÃO deve:
ser interpretativa, chamando a atenção do leitor para detalhes da imagem;
ativar conhecimentos correlatos à cena mostrada, fazendo com que o leitor olhe a fotografia com mais atenção;
ser informativa, fornecendo nomes, locais e circunstâncias ligadas à cena retratada na imagem;
descrever a imagem, traduzindo para linguagem verbal o que é mostrado na foto;
ser curta e enxuta, funcionando como um complemento da imagem fotográfica.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As Assessorias de Comunicação Social coordenam atividades de comunicação social que englobam iniciativas nas áreas de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo. Para Luiz Artur Ferrareto, a ação que não está a cargo de um profissional de RP, é:
organização de eventos;
realização de pesquisa para conhecer hábitos, atitudes e opiniões dos públicos;
escolher os veículos mais adequados para difusão de campanhas promocionais;
participar na definição de estratégias globais de comunicação;
criar, planejar e executar programas de integração externa e interna.
O conceito de Indústria Cultural criado por pensadores ligados à Escola de Frankfurt tornou-se fundamental para o entendimento de fenômenos da Comunicação de Massa. Em relação à Indústria Cultural, podemos afirmar que:
o conceito de Indústria Cultural proposto por Herbert Marcuse refere-se aos processos industriais de impressão de jornais e revistas num mundo globalizado;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Claude Shannon e Warren Weaver, baseia-se na teoria de processos e afirma que a indústria cultural é um esquema matemático, no qual a informação originada no emissor segue por um canal até atingir o receptor;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Marshall McLuhan, baseia-se na reprodutibilidade técnica e se fundamenta no fato de que os meios de comunicação, ao reproduzirem tecnicamente funções humanas, funcionam como extensões do homem;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer referia-se à transformação da cultura em mercadoria e ao processo de subordinação da consciência à racionalidade capitalista;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Jürgen Habermas serve como instrumental para o entendimento dos processos comunicativos contemporâneos baseados em fluxos informacionais lineares, nos quais as massas se comportam de forma heterogênea.
Embora o slogan não seja um elemento indispensável nas campanhas, a maior parte das mensagens publicitárias faz uso desse recurso. A respeito das características de um slogan, é correto afirmar que:
deve ser utilizado apenas para produtos e variar de acordo com as peças da campanha;
deve preciso, rítmico, breve e positivo e, ainda apresentar, preferencialmente, um toque de originalidade;
deve ser sempre acompanhado de um jingle e variar de acordo com o meio de comunicação em que a campanha será veiculada;
deve ser descritivo e concreto, apresentando o produto ou serviço de maneira detalhada;
deve apresentar uma vaga idéia sobre o produto ou anunciante, resumida em pelo menos dez palavras.
Segundo Armando Sant'Anna, "a ilustração é, como o texto, uma forma de expressar a mensagem". A opção que não está correta quanto à função das ilustrações na publicidade é:
a ilustração serve para aumentar o índice de atenção ao anúncio, rivalizando com o texto em termos de informação;
a ilustração, pela sua capacidade de despertar emoções e sensações, serve para estimular o desejo pelo produto anunciado;
a ilustração serve para identificar um produto ou marca, favorecendo a memorização tanto do anúncio quanto do produto por parte do público;
a ilustração deve induzir à leitura do texto, demonstrando ou reforçando as afirmações nele contidas;
a ilustração deve facilitar o entendimento do texto e, em alguns casos, os elementos nela contidos podem reduzir a necessidade de textos longos.
Para impressão em quadricromia, devem ser produzidos fotolitos destinados às quatro cores a seguir:
vermelho, amarelo, verde e azul;
amarelo, vermelho, azul e preto;
ciano, magenta, verde e preto;
amarelo, ciano, magenta e preto;
magenta, amarelo, azul e verde.
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