Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Henri Cartier Bresson é considerado o "pai do fotojornalismo moderno" e inspirou gerações de fotojornalistas em todo o mundo. Ele propôs para o fotojornalismo o conceito de:

  • A.

    proximidade: se a fotografia não está boa é porque o fotógrafo não se aproximou da ação;

  • B.

    independência textual: uma foto vale por mil palavras;

  • C.

    fotografia engajada: o fotojornalismo deve funcionar sempre como denúncia, visto que uma foto tem a capacidade de modificar a visão das pessoas;

  • D.

    momento decisivo: o fotojornalista deve, simultaneamente e numa mesma fração de segundo, reconhecer o fato em si e organizar rigorosamente as formas visuais percebidas para expressar o seu significado;

  • E.

    fenômeno fotográfico: o fotojornalista deve sempre vivenciar o cotidiano de quem vai retratar e decidir, junto ao fotografado, qual a melhor maneira de fazer a foto.

Entre as principais diferenças entre o texto jornalístico elaborado para mídia impressa e o texto para TV é que o segundo é um texto escrito para ser falado. Com base nessa afirmação identifique a opção que trata das características do texto preparado especialmente para TV:

  • A.

    sempre que possível, o redator deve priorizar as frases longas, com a pontuação correta para que o apresentador possa imprimir dramaticidade ao texto;

  • B.

    como maneira de otimizar o tempo é aconselhável usar frases intercaladas, sempre entre vírgulas, para dar ritmo ao texto;

  • C.

    as rimas sempre funcionam bem no texto televisivo, por isso é aconselhável usar sinônimos que possam trazer essa característica para o texto;

  • D.

    o texto televisivo deve descrever minuciosamente a imagem, para isso o vocabulário utilizado deve ser técnico e preciso;

  • E.

    frases curtas, com pontuação correta e sem cacófatos são características do texto televisivo, que precisa ser entendido de forma instantânea pelo telespectador.

Em termos de estratégia de divulgação, cada meio de comunicação tem características preponderantes. Identifique a afirmação correta.

  • A.

    o jornal é o meio que apresenta maior segmentação de públicos, enquanto o rádio é o campeão de credibilidade;

  • B.

    a televisão é um poderoso formador de opinião, enquanto as revistas são o meio de maior abrangência em termos de público;

  • C.

    jornais e revistas atingem o mesmo público e, o mesmo acontece com rádio e televisão;

  • D.

    o cinema juntamente com o rádio são as mídias mais seletivas, atingindo unicamente as classes A e B;

  • E.

    a televisão possui grande impacto e cobertura, tanto em termos geográficos como em população, mas as inserções são mais caras se comparadas em termos absolutos com a dos outros meios de comunicação.

A editoração eletrônica facilita o trabalho dos diagramadores e programadores visuais.

O software a seguir que NÃO é indicado para diagramação é:

  • A.

    Quark Xpress;

  • B.

    Scribus;

  • C.

    Vegas;

  • D.

    PageMaker;

  • E.

    Indesign.

No processo de edição dos veículos impressos, é necessário estabelecer relações entre as imagens e os elementos textuais.

Nesse sentido, podemos afirmar que a legenda de uma foto NÃO deve:

  • A.

    ser interpretativa, chamando a atenção do leitor para detalhes da imagem;

  • B.

    ativar conhecimentos correlatos à cena mostrada, fazendo com que o leitor olhe a fotografia com mais atenção;

  • C.

    ser informativa, fornecendo nomes, locais e circunstâncias ligadas à cena retratada na imagem;

  • D.

    descrever a imagem, traduzindo para linguagem verbal o que é mostrado na foto;

  • E.

    ser curta e enxuta, funcionando como um complemento da imagem fotográfica.

As Assessorias de Comunicação Social coordenam atividades de comunicação social que englobam iniciativas nas áreas de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo. Para Luiz Artur Ferrareto, a ação que não está a cargo de um profissional de RP, é:

  • A.

    organização de eventos;

  • B.

    realização de pesquisa para conhecer hábitos, atitudes e opiniões dos públicos;

  • C.

    escolher os veículos mais adequados para difusão de campanhas promocionais;

  • D.

    participar na definição de estratégias globais de comunicação;

  • E.

    criar, planejar e executar programas de integração externa e interna.

O conceito de Indústria Cultural criado por pensadores ligados à Escola de Frankfurt tornou-se fundamental para o entendimento de fenômenos da Comunicação de Massa. Em relação à Indústria Cultural, podemos afirmar que:

  • A.

    o conceito de Indústria Cultural proposto por Herbert Marcuse refere-se aos processos industriais de impressão de jornais e revistas num mundo globalizado;

  • B.

    o conceito de Indústria Cultural proposto por Claude Shannon e Warren Weaver, baseia-se na teoria de processos e afirma que a indústria cultural é um esquema matemático, no qual a informação originada no emissor segue por um canal até atingir o receptor;

  • C.

    o conceito de Indústria Cultural proposto por Marshall McLuhan, baseia-se na reprodutibilidade técnica e se fundamenta no fato de que os meios de comunicação, ao reproduzirem tecnicamente funções humanas, funcionam como extensões do homem;

  • D.

    o conceito de Indústria Cultural proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer referia-se à transformação da cultura em mercadoria e ao processo de subordinação da consciência à racionalidade capitalista;

  • E.

    o conceito de Indústria Cultural proposto por Jürgen Habermas serve como instrumental para o entendimento dos processos comunicativos contemporâneos baseados em fluxos informacionais lineares, nos quais as massas se comportam de forma heterogênea.

Embora o slogan não seja um elemento indispensável nas campanhas, a maior parte das mensagens publicitárias faz uso desse recurso. A respeito das características de um slogan, é correto afirmar que:

  • A.

    deve ser utilizado apenas para produtos e variar de acordo com as peças da campanha;

  • B.

    deve preciso, rítmico, breve e positivo e, ainda apresentar, preferencialmente, um toque de originalidade;

  • C.

    deve ser sempre acompanhado de um jingle e variar de acordo com o meio de comunicação em que a campanha será veiculada;

  • D.

    deve ser descritivo e concreto, apresentando o produto ou serviço de maneira detalhada;

  • E.

    deve apresentar uma vaga idéia sobre o produto ou anunciante, resumida em pelo menos dez palavras.

Segundo Armando Sant'Anna, "a ilustração é, como o texto, uma forma de expressar a mensagem". A opção que não está correta quanto à função das ilustrações na publicidade é:

  • A.

    a ilustração serve para aumentar o índice de atenção ao anúncio, rivalizando com o texto em termos de informação;

  • B.

    a ilustração, pela sua capacidade de despertar emoções e sensações, serve para estimular o desejo pelo produto anunciado;

  • C.

    a ilustração serve para identificar um produto ou marca, favorecendo a memorização tanto do anúncio quanto do produto por parte do público;

  • D.

    a ilustração deve induzir à leitura do texto, demonstrando ou reforçando as afirmações nele contidas;

  • E.

    a ilustração deve facilitar o entendimento do texto e, em alguns casos, os elementos nela contidos podem reduzir a necessidade de textos longos.

Para impressão em quadricromia, devem ser produzidos fotolitos destinados às quatro cores a seguir:

  • A.

    vermelho, amarelo, verde e azul;

  • B.

    amarelo, vermelho, azul e preto;

  • C.

    ciano, magenta, verde e preto;

  • D.

    amarelo, ciano, magenta e preto;

  • E.

    magenta, amarelo, azul e verde.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...