Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

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Acerca de descarte de materiais de uso em laboratório:

I. Não se deve tentar o reaproveitamento de solventes orgânicos.

II. Soluções alcalinas devem ser adequadamente armazenadas em recipientes de vidro para o descarte.

III. Resíduos de materiais tóxicos ou poluentes devem ser destinados a empresa especializada para descarte seguindo as normas ambientais.

IV. Todo material biológico bem como vidraria quebrada e contaminada devem ser adequadamente descontaminados antes do descarte, podendo ser autoclavados.

V. Resíduos de alimentos líquidos provenientes das análises que não estejam contaminados podem ser diluídos e descartados na pia com a torneira aberta para escoamento suficiente.

São CORRETAS as afirmativas:

  • A. I, II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, III e V.

No caso do derramamento de soluções alcalinas, deve-se:

  • A. Neutralizar com bicarbonato de sódio antes da remoção física.
  • B. Oxidar com solução de iodo e diluir, posteriormente, com água.
  • C. Reagir com ácido sulfúrico formando um sal solúvel.
  • D. Remover, usando pano limpo e seco, de material não sintético.
  • E. Diluir e neutralizar com ácidos fracos.

São cuidados que devem ser tomados na utilização de muflas e autoclaves, EXCETO:

  • A. As muflas devem ser instaladas em ambientes isolados e sinalizados.
  • B. Tanto para o trabalho com muflas quanto com autoclaves devem-se utilizar luvas de proteção térmica de cano longo.
  • C. As muflas devem ser providas de manômetro em perfeitas condições de funcionamento.
  • D. É necessário resfriamento e retirada do vapor antes da abertura da autoclave.
  • E. Para uma melhor incineração é recomendável realizar uma rampa de aquecimento gradual na mufla.

Durante a realização de análise de sólidos totais de maçã, por método de secagem em estufa, os seguintes dados foram obtidos:

Qual o teor de sólidos totais da amostra de maçã a partir dos dados acima?

  • A. 16,10% m/m
  • B. 83,90% m/m
  • C. 17,38% m/m
  • D. 82,62% m/m
  • E. 50,48% m/m

Assinale a alternativa que apresenta uma condição em que se faz necessário o uso de balança analítica (0,0001g):

  • A. Pesagem de catalizadores para o método de Kjeldahl.
  • B. Pesagens sucessivas na determinação de umidade pelo método gravimétrico.
  • C. Pesagem de hidróxido de sódio para preparação de solução reagente.
  • D. Pesagem do papel-filtro na determinação de lipídeo pelo método de Soxhlet.
  • E. Pesagem das soluções tampão para calibração de medidor de pH.

Qual a alternativa apresenta o conceito INCORRETO acerca dos atributos de um método analítico?

  • A. Exatidão: proximidade do resultado obtido com o resultado real previamente conhecido.
  • B. Precisão: variação entre resultados provenientes de medida de um mesmo componente na mesma amostra.
  • C. Especificidade: medição do composto de interesse de forma independente da presença de interferentes.
  • D. Reprodutibilidade: grau de concordância entre os resultados obtidos com o método analítico de rotina e com o método analítico oficial.
  • E. Sensibilidade: menor quantidade do constituinte que se consegue medir sem erro.

A redução do tamanho da amostra bruta para a amostra de laboratório pode ser feita por meio do quarteamento. Considere as etapas de I a VI, para o quarteamento, descritas abaixo:

I. Misturar bem e espalhar formando um quadrado.

II. Colocar a amostra sobre uma superfície plana.

III. Dividir o quadrado em quatro quadrados menores “A, B, C e D”.

IV. Espalhar novamente formando novo quadrado.

V. Rejeitar os quadrados “C e B”.

VI. Misturar os quadrados “A e D”.

A sequência CORRETA de quarteamento é descrita em qual das alternativas abaixo?

  • A. I, II, III, IV, V, VI.
  • B. II, I, III, V, VI, IV.
  • C. II, III, V, IV, I, VI.
  • D. I, IV, III, V, II, VI.
  • E. II, I, IV, III, V, VI.

A forma de retirada de unidades amostrais de um lote é importante para a confiabilidade dos resultados analíticos. NÃO é um procedimento recomendado para a amostragem:

  • A. Coletar as amostras de forma sequencial.
  • B. Conhecer previamente o tamanho do lote.
  • C. Usar aleatoriedade no procedimento de coleta.
  • D. Coletar somente amostras não danificadas.
  • E. Coletar amostras em diferentes pontos no local armazenado.

Para definição de um método para análise de alimentos há fatores determinantes, como o produto que será analisado. Outros fatores a serem considerados são listados abaixo, EXCETO:

  • A. Quantidade relativa do constituinte do alimento a ser analisado.
  • B. Recursos disponíveis no laboratório.
  • C. Exatidão requerida para o resultado final.
  • D. Método analítico de rotina previamente implantado para comparação.
  • E. Composição química do alimento.

Certificar que o reagente foi entregue sem avarias ou vazamentos, para segurança e confiabilidade.

  • A. Informar aos alunos que devem ter cuidado ao usar o equipamento.
  • B. Reparar o problema na instalação, com os recursos disponíveis no laboratório.
  • C. Modificar a prática da aula, previamente programada no roteiro, para que o equipamento não seja usado.
  • D. Usar extensões elétricas para que o equipamento seja ligado a outra instalação presente no laboratório.
  • E. Comunicar ao Professor e solicitar reparo junto ao setor responsável pela manutenção elétrica.
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