Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Arteterapeuta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a teoria do campo, de Kurt Lewin, o texto acima corresponde ao princípio
da contemporaneidade.
roximidade-afastamento.
firmeza-fraqueza.
da permeabilidade.
fluidez-rigidez.
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A gestaltterapia, fundamentada na teoria do campo, de Kurt Lewin, não apenas se serve dos conceitos estruturais do campo como também se baseia nos conceitos dinâmicos do campo, que são altamente aplicáveis à sua compreensão e prática. Esses conceitos incluem
energia, tensão e valência.
vetor, tensão e auto-regulação.
necessidade, vetor e soma.
tensão, força e soma.
soma, auto-regulação e energia.
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O conceito dinâmico pertencente à teoria organísmica, de Kurt Goldstein, bastante útil no trabalho psicoterápico, é o da
auto-realização.
reestruturação do espaço vital.
locomoção psicoterápica.
princípio da conexão.
princípio da concreção.
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O ser humano não percebe as coisas isoladamente, sem relação com o todo, mas as organiza no processo perceptivo como um todo significativo. A escolha do elemento que se distinguirá no campo perceptivo é o resultado de diversos fatores, e todos eles podem ser englobados conjuntamente no que se denomina interesse. Uma cena se organiza na percepção de modo significativo, conforme o interesse estabelecido em relação aos elementos nela presentes. Esse fundamento teórico corresponde
à teoria do arco reflexo.
à psicologia da Gestalt.
teoria do limite e contato.
à doutrina holística.
ao princípio de homeostase.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Um Certificado de Homologação de Tipo (CHT) para uma aeronave é emitido quando:
uma autoridade aeronáutica aprova o processo de verificação de desempenho de um projeto de aeronave;
uma nova aeronave é fabricada pela primeira vez;
uma autoridade aeronáutica verifica que os requisitos de certificação aplicáveis ao projeto foram cumpridos e que o projeto da aeronave não possui alguma característica que a torne insegura para a categoria para a qual está sendo certificada;
a aeronave é comprada por um operador disposto a operar em território nacional;
o fabricante vende a aeronave para ser operada em uma linha comercial.
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Base de Certificação de um projeto aeronáutico a ser homologado ou certificado é:
uma coletânea de todos os Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica, ou seja, todos os RBHA;
o local determinado para se realizar os ensaios de certificação;
o documento que reúne todos os princípios de segurança de vôo estabelecidos pela ICAO;
um documento do processo de certificação no qual estão estabelecidos os requisitos de segurança, os requisitos de ruídos e emissões, as condições especiais para certificação, os níveis equivalentes segurança, os meios alternativos de cumprimento de requisitos e as isenções solicitadas;
o local em que a aeronave foi certificada pela primeira vez antes de ser exportada para o país em que passará a operar.
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Observe as afirmativas a seguir, com relação ao fenômeno aeroelástico conhecido como Divergência:
I – O fenômeno ocorre porque nenhuma estrutura é totalmente rígida.
II – É um tipo de aeroelasticidade dinâmica;
III – Ocorre quando uma superfície sustentadora sofre deflexão devido a um carregamento aerodinâmico, o que ocasiona um aumento de carga sobre o perfil, até a carga limite, causando a falha da estrutura.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I está correta;
apenas as afirmativas I e III estão corretas;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas as afirmativas II e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
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Com relação à Camada-Limite nos escoamentos subsônicos, avalie as afirmativas a seguir:
I - Em um escoamento sobre uma placa plana, uma região laminar se forma no bordo de ataque de uma placa, após observa-se uma região de transição onde o escoamento muda de laminar para turbulento, com conseqüente aumento da espessura da camada-limite.
II - Em um escoamento sobre uma placa plana, uma região turbulenta se forma no bordo de ataque de uma placa devido ao impacto com o ar, após observar-se uma região de transição onde o escoamento muda de turbulento para laminar, com conseqüente diminuição da espessura da camada-limite.
III - A situação de estol em uma aeronave é caracterizada pelo descolamento do fluxo de ar do extradorso da asa, resultando em diminuição da sustentação.
IV - O Slat é um dispositivo de hiper-sustentação auxiliar que acelera o descolamento da camada limite.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I está correta;
as afirmativas I, II e IV estão corretas;
as afirmativas II, III e IV estão corretas;
as afirmativas I, III e IVestão corretas.
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A finalidade de uma Inspeção de Conformidade antes de um ensaio de um processo de certificação é:
verificar e documentar objetivamente quais aeronaves, partes, componentes, sistemas e corpos-de-prova, bem como instalações de ensaio, sistemas de medida e de aquisição de dados, estão em conformidade com o projeto de tipo e com as correspondentes propostas de ensaio e outros documentos referenciados;
verificar se o ensaio foi realizado de acordo com o descrito no manual de vôo da aeronave;
registrar os resultados do ensaio;
permitir que o fabricante testemunhe a execução dos ensaios que julgar necessário;
inspecionar a aeronave para verificar sua condição de vôo seguro e de acordo com o plano de vôo.
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Em relação aos ensaios em vôo oficiais de certificação NÃO é correto afirmar que:
são executados pela autoridade certificadora para confirmar certos dados técnicos obtidos nos ensaios em vôo do requerente cuja verificação foi julgada necessária segundo critérios aceitáveis e pré-estabelecidos;
são realizados pelo fabricante para demonstrar que a aeronave tem condições de decolar e pousar em segurança;
determinam as limitações operacionais, procedimentos e informações necessários aos pilotos;
incluem os ensaios dedicados para avaliar o funcionamento e a confiabilidade dos sistemas da aeronave;
avaliam o desempenho da aeronave, características de vôo, qualidades de vôo, interface homem-máquina (fator humano) e operação de equipamentos.
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