Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007

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Considerando a teoria do campo, de Kurt Lewin, o texto acima corresponde ao princípio

  • A.

    da contemporaneidade.

  • B.

    roximidade-afastamento.

  • C.

    firmeza-fraqueza.

  • D.

    da permeabilidade.

  • E.

    fluidez-rigidez.

A gestaltterapia, fundamentada na teoria do campo, de Kurt Lewin, não apenas se serve dos conceitos estruturais do campo como também se baseia nos conceitos dinâmicos do campo, que são altamente aplicáveis à sua compreensão e prática. Esses conceitos incluem

  • A.

    energia, tensão e valência.

  • B.

    vetor, tensão e auto-regulação.

  • C.

    necessidade, vetor e soma.

  • D.

    tensão, força e soma.

  • E.

    soma, auto-regulação e energia.

O conceito dinâmico pertencente à teoria organísmica, de Kurt Goldstein, bastante útil no trabalho psicoterápico, é o da

  • A.

    auto-realização.

  • B.

    reestruturação do espaço vital.

  • C.

    locomoção psicoterápica.

  • D.

    princípio da conexão.

  • E.

    princípio da concreção.

O ser humano não percebe as coisas isoladamente, sem relação com o todo, mas as organiza no processo perceptivo como um todo significativo. A escolha do elemento que se distinguirá no campo perceptivo é o resultado de diversos fatores, e todos eles podem ser englobados conjuntamente no que se denomina interesse. Uma cena se organiza na percepção de modo significativo, conforme o interesse estabelecido em relação aos elementos nela presentes. Esse fundamento teórico corresponde

  • A.

    à teoria do arco reflexo.

  • B.

    à psicologia da Gestalt.

  • C.

    teoria do limite e contato.

  • D.

    à doutrina holística.

  • E.

    ao princípio de homeostase.

Um Certificado de Homologação de Tipo (CHT) para uma aeronave é emitido quando:

  • A.

    uma autoridade aeronáutica aprova o processo de verificação de desempenho de um projeto de aeronave;

  • B.

    uma nova aeronave é fabricada pela primeira vez;

  • C.

    uma autoridade aeronáutica verifica que os requisitos de certificação aplicáveis ao projeto foram cumpridos e que o projeto da aeronave não possui alguma característica que a torne insegura para a categoria para a qual está sendo certificada;

  • D.

    a aeronave é comprada por um operador disposto a operar em território nacional;

  • E.

    o fabricante vende a aeronave para ser operada em uma linha comercial.

Base de Certificação de um projeto aeronáutico a ser homologado ou certificado é:

  • A.

    uma coletânea de todos os Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica, ou seja, todos os RBHA;

  • B.

    o local determinado para se realizar os ensaios de certificação;

  • C.

    o documento que reúne todos os princípios de segurança de vôo estabelecidos pela ICAO;

  • D.

    um documento do processo de certificação no qual estão estabelecidos os requisitos de segurança, os requisitos de ruídos e emissões, as condições especiais para certificação, os níveis equivalentes segurança, os meios alternativos de cumprimento de requisitos e as isenções solicitadas;

  • E.

    o local em que a aeronave foi certificada pela primeira vez antes de ser exportada para o país em que passará a operar.

Observe as afirmativas a seguir, com relação ao fenômeno aeroelástico conhecido como Divergência:

I – O fenômeno ocorre porque nenhuma estrutura é totalmente rígida.

II – É um tipo de aeroelasticidade dinâmica;

III – Ocorre quando uma superfície sustentadora sofre deflexão devido a um carregamento aerodinâmico, o que ocasiona um aumento de carga sobre o perfil, até a carga limite, causando a falha da estrutura.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Com relação à Camada-Limite nos escoamentos subsônicos, avalie as afirmativas a seguir:

I - Em um escoamento sobre uma placa plana, uma região laminar se forma no bordo de ataque de uma placa, após observa-se uma região de transição onde o escoamento muda de laminar para turbulento, com conseqüente aumento da espessura da camada-limite.

II - Em um escoamento sobre uma placa plana, uma região turbulenta se forma no bordo de ataque de uma placa devido ao impacto com o ar, após observar-se uma região de transição onde o escoamento muda de turbulento para laminar, com conseqüente diminuição da espessura da camada-limite.

III - A situação de estol em uma aeronave é caracterizada pelo descolamento do fluxo de ar do extradorso da asa, resultando em diminuição da sustentação.

IV - O Slat é um dispositivo de hiper-sustentação auxiliar que acelera o descolamento da camada limite.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B. apenas a afirmativa III está correta;
  • C.

    as afirmativas I, II e IV estão corretas;

  • D.

    as afirmativas II, III e IV estão corretas;

  • E.

    as afirmativas I, III e IVestão corretas.

A finalidade de uma Inspeção de Conformidade antes de um ensaio de um processo de certificação é:

  • A.

    verificar e documentar objetivamente quais aeronaves, partes, componentes, sistemas e corpos-de-prova, bem como instalações de ensaio, sistemas de medida e de aquisição de dados, estão em conformidade com o projeto de tipo e com as correspondentes propostas de ensaio e outros documentos referenciados;

  • B.

    verificar se o ensaio foi realizado de acordo com o descrito no manual de vôo da aeronave;

  • C.

    registrar os resultados do ensaio;

  • D.

    permitir que o fabricante testemunhe a execução dos ensaios que julgar necessário;

  • E.

    inspecionar a aeronave para verificar sua condição de vôo seguro e de acordo com o plano de vôo.

Em relação aos ensaios em vôo oficiais de certificação NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    são executados pela autoridade certificadora para confirmar certos dados técnicos obtidos nos ensaios em vôo do requerente cuja verificação foi julgada necessária segundo critérios aceitáveis e pré-estabelecidos;

  • B.

    são realizados pelo fabricante para demonstrar que a aeronave tem condições de decolar e pousar em segurança;

  • C.

    determinam as limitações operacionais, procedimentos e informações necessários aos pilotos;

  • D.

    incluem os ensaios dedicados para avaliar o funcionamento e a confiabilidade dos sistemas da aeronave;

  • E.

    avaliam o desempenho da aeronave, características de vôo, qualidades de vôo, interface homem-máquina (fator humano) e operação de equipamentos.

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