Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O cálculo do nível mínimo para vôo IFR, fora de aerovia, obedece aos seguintes critérios:
I – Altitude do ponto mais elevado dentro de uma faixa de 30km para cada lado do eixo da rota.
II – Soma-se a maior correção QNE de rota.
III – Somam-se 300m – gabarito.
IV – Se o valor encontrado não corresponde a um Nível de Vôo, arredonda-se para o nível IFR imediatamente inferior.
Estão corretos os critérios:
I, II, III e IV;
II, III e IV, apenas;
I, II e IV, apenas;
I, III e IV, apenas;
I, II e III, apenas.
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O AIP-Brasil classifica os Planos de Vôo em:
doméstico, internacional e irregular;
regular, irregular e contínuo;
completo, contínuo e repetitivo;
doméstico, internacional e regular;
simplificado, completo e repetitivo.
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Num contato por rádio, uma aeronave interceptada comunica uma mensagem de "Impossibilidade de cumprir uma ordem" com a seguinte PRONÚNCIA:
KEN NOT;
UIL-CO;
RIPIT;
MEIDEI;
KOL-SAIN.
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Somente o operador de aeronave aprovada RVSM indica seu "status" de aprovação no formulário de Plano de Vôo. Isso é feito através da inserção da letra:
W;
R;
X;
A;
Q.
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Deverá ser indicado, no Plano de Vôo, pelo menos um aeródromo alternativo para a decolagem. Para uma aeronave de dois motores, considerando o ar calmo e um motor inoperante, o aeródromo alternativo deve estar a:
menos de 50km do aeródromo de origem;
menos de 50km do aeródromo de destino;
não mais que 2 horas em velocidade usual de cruzeiro;
não mais que 1 hora em velocidade usual de cruzeiro;
não mais que 30 minutos em velocidade usual de cruzeiro.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A expressão "informação SIGMET", nos níveis de cruzeiro subsônico, refere-se aos seguintes fenômenos:
I – Áreas de trovoada; ciclone tropical; linha de instabilidade forte;
II – Windshear; ventos cruzados;
III – Granizo forte; turbulência forte; forte formação de gelo;
IV – Ondas orográficas acentuadas; tempestade extensa de poeira ou areia
Estão corretas as afirmações:
I, II e III, apenas;
I, III e IV, apenas;
I, II e IV, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
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Em condições meteorológicas visuais, o procedimento a ser executado pela aeronave com falha de comunicação, segundo a IMA 100-12, é:
prosseguir em vôo VFR e pousar no aeródromo mais próximo;
retornar ao seu aeródromo de origem;
prosseguir seu vôo VFR até manter contato;
retornar buscando fazer contato com outras aeronaves;
manter-se em procedimento de espera até restabelecimento da comunicação.
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Existem diferentes tipos de alerta que geram a necessidade de providências por parte da TWR. A maioria deles envolve o Centro de Operação de Emergência ou o Órgão de Salvamento e Contra-Incêndio. Os três tipos de alerta são:
azul, amarelo e vermelho;
branco, amarelo e vermelho;
amarelo, laranja e vermelho;
branco, vermelho e preto;
azul, vermelho e preto.
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Uma aproximação de precisão termina quando
a aeronave cruza a cabeceira;
o piloto declara contato visual com a pista;
se inicia a descida final;
a aeronave toca na pista;
a aeronave atinge altitude de decisão.
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A indicação de localização da sala AIS deve ser feita através da letra " C " na cor:
negra sobre fundo amarelo;
negra sobre fundo branco;
vermelha sobre fundo amarelo;
vermelha sobre fundo branco;
branca sobre fundo negro.
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