Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Brado, Retumbante, Fúlgido, Penhor, Idolatrada são palavras inseridas no Hino Nacional Brasileiro, cuja letra é de Osório Duque Estrada. Existe uma série de informações sobre o Hino, que você, como professor, deve transmitir aos seus alunos em sala de aula, como, por exemplo, seu autor, que foi:
Francisco Manuel da Silva.
Alfredo Viana Filho.
José Maurício Nunes Garcia.
Antônio Carlos Gomes.
José Maurício da Silva.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
A história do Brasil comprova uma imensa diversidade de ritmos graças ao enriquecimento cultural deixado pelos índios, portugueses, africanos e outros. Mas há sempre uma tendência, principalmente no exterior, de rotular o Brasil apenas como o "país do samba". Ciente desse fato, o que deve fazer o professor?
Apresentar o maior número possível de expressões artísticas brasileiras, para aumentar o conhecimento do seu aluno.
Privilegiar as músicas da região onde vivem os alunos.
Levar os alunos a compor suas próprias músicas.
Pesquisar a origem das músicas brasileiras atuais.
Mostrar algumas músicas estrangeiras e compará-las com as nacionais.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
Os currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica para atender às necessidades dos educandos com necessidades especiais são assegurados na:
constituição da República Federativa do Brasil (05/10/88);
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
A Declaração de Salamanca proclama que:
toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são decorrentes do país que reside;
toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas;
nem toda criança tem direito fundamental à educação;
os educandos com necessidades educacionais especiais devem ter acesso preferencialmente à escola especial;
os sistemas educacionais devem ser programados e implementados sem preocupação com os educandos com necessidades educacionais especiais.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Para verificar como estão as relações interpessoais num grupo de alunos a Orientadora Educacional pediu a cada aluno que escrevesse o nome de um colega com quem gostaria de trabalhar. Tabulou, em seguida, os resultados e o diagramou em um gráfico sociométrico. Constatou, então que Pedrinho, Márcia, Luiz, Helô e Vitor se escolheram mutuamente, mas que Ananda não foi escolhida por ninguém, embora tenha escolhido Márcia e Helô.
Diante do resultado, a atuação do Orientador Educacional deverá ser a de:
conversar com Ananda e pedir para que ela se aproxime dos coleguinhas;
deixar que as relações se estabeleçam ao longo do tempo;
transferir a aluna para outra turma;
investigar os motivos da não escolha da Ananda pelos coleguinhas;
exigir que os alunos se aproximem de Ananda, visando integrála ao grupo.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A primeira providência que a nova Orientadora Educacional tomou, em relação às famílias dos alunos, foi a de convidá-las para uma reunião. Os objetivos da Orientadora Educacional nesse encontro são, exceto:
apresentar-se às famílias e colocá-las a par dos objetivos da Orientação Educacional e de suas funções na escola;
identificar quem pertence à classe média da escola e conhecer as suas expectativas;
definir o papel da orientação educacional e mostrar a sala onde ela se encontra;
apresentar-se aos pais e conhecer as suas expectativas em relação à escola;
aproximar a escola dos pais, buscando estabelecer um intercâmbio de comunicação livre e sem entraves burocráticos.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A professora de matemática do 4º ano do ensino fundamental solicitou à Orientadora Educacional que a ajudasse, pois o rendimento da turma em sua disciplina estava muito baixo em relação às outras disciplinas.
A "ajuda" da Orientadora Educacional pode ser definida como:
uma discussão dos conteúdos;
um ajustamento do programa;
uma assessoria pedagógica;
uma consulta ao planejamento curricular;
uma correção do plano de aula.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A Declaração de Salamanca (1994) construiu uma nova visão do papel da família e da escola em relação à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular.
Isto significa que:
a escola regular não deve matricular crianças cegas ou surdas, mas somente deficientes motores;
a escola entende por "necessidades educativas especiais" somente o aluno lento na aprendizagem;
o Orientador Educacional não deve promover a adaptação dos alunos com dificuldades educativas especiais;
a escola deve dar oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem a toda criança;
a escola que possui apenas um pavimento só pode atender ao deficiente motor.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A Direção da Escola chamou o Orientador Educacional e o Supervisor para juntos planejarem a organização das turmas da 1ª. à 4ª. série do Ensino Fundamental, a serem implantadas no ano seguinte. Esse procedimento da direção tinha o objetivo de:
colher informações precisas sobre as características dos alunos, para melhor agrupá-los nas turmas;
dividir o trabalho de planejar e as tarefas burocráticas;
saber qual dos dois técnicos está mais integrado com o trabalho na escola;
poder justificar aos pais as decisões tomadas pela direção da escola;
abrir uma discussão sobre as competências do Orientador Educacional e do Supervisor Escolar.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Uma escola da rede regular de Ensino Fundamental matriculou um aluno com deficiência auditiva. As providências que o Orientador Educacional deve tomar para a permanência e a integração da criança na escola, são, exceto:
desenvolver ações que venham a amenizar as barreiras à aprendizagem;
promover atividades integrativas, de modo que os alunos aprendam a trabalhar cooperativamente;
chamar a família e pedir um intérprete, caso contrário, o aluno não poderá permanecer na escola;
desenvolver, em todos os envolvidos no processo educativo, a compreensão das diferenças individuais;
criar as condições necessárias para a professora lidar com esse aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...