Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os testes sensoriais têm objetivos diferentes e formas de apresentação de amostra também diferentes. Um deles, o provador, recebe duas amostras codificadas e é solicitado a circular em uma ficha que apresenta certa característica sensorial em maior intensidade. Trata-se do teste

  • A. triangular.
  • B. pareado.
  • C. duo-trio.
  • D. de ordenação.
  • E. de comparação múltipla.

A concentração de sucos tem por objetivo reduzir parte da água nos alimentos (1/3 ou 2/3). O processo pode ser realizado de diversas formas, como evaporação simples, evaporação a vácuo com tachos abertos e fechados e evaporadores de placa. Não é vantagem do método de concentração de sucos:

  • A. preferência do consumidor pelo produto concentrado.
  • B. método de conservação de alimentos.
  • C. preservação dos nutrientes dos sucos.
  • D. economia de embalagem, transporte e armazenamento.
  • E. redução da atividade de água.

O processo de cura de carnes foi desenvolvido, primeiramente, como forma de preservação da carne. Hoje, ele tem sido mais aplicado para o aprimoramento da cor e do sabor dos produtos. Sobre os ingredientes utilizados na cura de carnes, é correto afirmar-se que

  • A. açúcar confere sabor.
  • B. fosfatos são utilizados para estabilização da cor.
  • C. nitrito ou nitrato aumentam a retenção de água.
  • D. ascorbato ou eritorbato previnem a germinação do Clostridium botulinum.
  • E. sal serve de substrato para a fermentação láctica.

Ao receber no Laboratório um novo reagente, visando sua utilização ao longo de um período letivo, há providências e cuidados a tomar. Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Verificar a compatibilidade química com outros reagentes já armazenados, evitando reações indesejáveis.
  • B. Transferir o reagente para um frasco de uso geral no Laboratório, para facilitar o manuseio.
  • C. Conferir o prazo de validade do reagente, para uso no período necessário.
  • D. Observar a faixa de temperatura para estocagem do reagente, evitando degradação do reagente.
  • E. Certificar que o reagente foi entregue sem avarias ou vazamentos, para segurança e confiabilidade.

Certificar que o reagente foi entregue sem avarias ou vazamentos, para segurança e confiabilidade.

  • A. Informar aos alunos que devem ter cuidado ao usar o equipamento.
  • B. Reparar o problema na instalação, com os recursos disponíveis no laboratório.
  • C. Modificar a prática da aula, previamente programada no roteiro, para que o equipamento não seja usado.
  • D. Usar extensões elétricas para que o equipamento seja ligado a outra instalação presente no laboratório.
  • E. Comunicar ao Professor e solicitar reparo junto ao setor responsável pela manutenção elétrica.

Para definição de um método para análise de alimentos há fatores determinantes, como o produto que será analisado. Outros fatores a serem considerados são listados abaixo, EXCETO:

  • A. Quantidade relativa do constituinte do alimento a ser analisado.
  • B. Recursos disponíveis no laboratório.
  • C. Exatidão requerida para o resultado final.
  • D. Método analítico de rotina previamente implantado para comparação.
  • E. Composição química do alimento.

A forma de retirada de unidades amostrais de um lote é importante para a confiabilidade dos resultados analíticos. NÃO é um procedimento recomendado para a amostragem:

  • A. Coletar as amostras de forma sequencial.
  • B. Conhecer previamente o tamanho do lote.
  • C. Usar aleatoriedade no procedimento de coleta.
  • D. Coletar somente amostras não danificadas.
  • E. Coletar amostras em diferentes pontos no local armazenado.

A redução do tamanho da amostra bruta para a amostra de laboratório pode ser feita por meio do quarteamento. Considere as etapas de I a VI, para o quarteamento, descritas abaixo:

I. Misturar bem e espalhar formando um quadrado.

II. Colocar a amostra sobre uma superfície plana.

III. Dividir o quadrado em quatro quadrados menores “A, B, C e D”.

IV. Espalhar novamente formando novo quadrado.

V. Rejeitar os quadrados “C e B”.

VI. Misturar os quadrados “A e D”.

A sequência CORRETA de quarteamento é descrita em qual das alternativas abaixo?

  • A. I, II, III, IV, V, VI.
  • B. II, I, III, V, VI, IV.
  • C. II, III, V, IV, I, VI.
  • D. I, IV, III, V, II, VI.
  • E. II, I, IV, III, V, VI.

Qual a alternativa apresenta o conceito INCORRETO acerca dos atributos de um método analítico?

  • A. Exatidão: proximidade do resultado obtido com o resultado real previamente conhecido.
  • B. Precisão: variação entre resultados provenientes de medida de um mesmo componente na mesma amostra.
  • C. Especificidade: medição do composto de interesse de forma independente da presença de interferentes.
  • D. Reprodutibilidade: grau de concordância entre os resultados obtidos com o método analítico de rotina e com o método analítico oficial.
  • E. Sensibilidade: menor quantidade do constituinte que se consegue medir sem erro.

Assinale a alternativa que apresenta uma condição em que se faz necessário o uso de balança analítica (0,0001g):

  • A. Pesagem de catalizadores para o método de Kjeldahl.
  • B. Pesagens sucessivas na determinação de umidade pelo método gravimétrico.
  • C. Pesagem de hidróxido de sódio para preparação de solução reagente.
  • D. Pesagem do papel-filtro na determinação de lipídeo pelo método de Soxhlet.
  • E. Pesagem das soluções tampão para calibração de medidor de pH.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...