Questões sobre Cargo: Professor

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Entre as dimensões que estruturam a função do Orientador Educacional, na modernidade, destacam-se:

 I – política
II – técnica;
III – fiscalizadora;
IV - humana

Assinale a afirmativa que apresenta apenas as dimensões corretas:

  • A.

    I e III;

  • B.

    II, III e IV;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    I, II e IV;

  • E.

    II e IV.

O Orientador Educacional deve proporcionar os meios para a formação das seguintes capacidades nos alunos:

  • A.

    alfabetização, letramento e desenvolvimento crítico-reflexivo;

  • B.

    leitura das horas, socialização e desenvolvimento motor;

  • C.

    alfabetização, inserção social e conceitos de matemática;

  • D.

    desenvolvimento afetivo, letramento e leitura de tempo;

  • E.

    desenvolvimento afetivo, desenvolvimento crítico-reflexivo e socialização

A função do Orientador Educacional que atua com os demais professores da escola em um projeto coletivo, no qual procura a identificação de questões relativas às relações de poder, dentro e fora da escola, deve ser a de:

  • A.

    agradar, com sua atuação, as famílias dos alunos;

  • B.

    alcançar a formação do aluno, enquanto sujeito coletivo;

  • C.

    identificar, no coletivo, os alunos "diferentes";

  • D.

    realizar um trabalho terapêutico de ajuda ao educando;

  • E.

    apontar as crises existentes na educação.

Avalie as duas afirmativas a seguir e sua conexão:

É importante considerar o grau de consciência dos atores sociais envolvidos nas ações pedagógicas e suas representações sobre o mundo social,

porque

os atores sociais se expressam nas suas ações educativas.

Em relação às afirmativas é correto afirmar que:

  • A.

    a primeira afirmativa está correta e a segunda, incorreta;

  • B.

    a primeira afirmativa está incorreta e a segunda está correta;

  • C.

    as duas afirmativas estão corretas;

  • D.

    as duas afirmativas estão incorretas;

  • E.

    a primeira afirmativa nega a segunda afirmativa.

Educar para a cidadania pressupõe formar para a autonomia, para o reconhecimento dos deveres e também para o conhecimento e exigência dos direitos, tanto para si, quanto para os demais.

Nessa perspectiva a educação é vista como:

  • A.

    um instrumento do desenvolvimento econômico;

  • B.

    o adestramento de pessoas para a produção, conforme o mercado de trabalho;

  • C.

    um direito fundamental, uma obrigação ética da sociedade democrática;

  • D.

    um atributo a mais na formação do indivíduo;

  • E.

    a base para uma sociedade sustentada pelo mercado.

O atendimento a alunos de necessidades educativas especiais, nas escolas públicas e privadas da rede regular de ensino, tem como princípio, exceto:

  • A.

    oferecer matrícula a todos;

  • B.

    assegurar condições para o sucesso escolar;

  • C.

    cumprir os 200 dias letivos estabelecidos pela legislação em vigor;

  • D.

    atender especificamente a alunos com deficiências visuais e auditivas;

  • E.

    promover meios para recuperação e atendimento do aluno com problemas de aprendizagem.

O compromisso da escola é com a cultura e ela deve atuar na preparação intelectual e moral dos alunos para assumirem sua posição na sociedade.

O trecho acima refere-se à tendência educacional denominada:

  • A.

    liberal renovada;

  • B.

    renovada não diretiva;

  • C.

    renovada progressista;

  • D.

    tecnicista;

  • E.

    liberal tradicional.

O educador desempenha um papel essencial no processo ensino-aprendizagem. Para o professor desempenhar sua função, além de determinadas qualidades pessoais, é indispensável que ele tenha:

  • A.

    formação específica e consatante atualização:

  • B.

    habilitação profissional e experiência administrativa:

  • C.

    cultura geral e experiência administrativa;

  • D.

    formação científica e conhecimentos audiovisuais:

  • E.

    constante atualização e experiência em supervisão.

"Avaliar é estudar, propor e implementar mudanças no cotidiano da escola".

(RISTOFF, 1995).

Como parte do processo educativo, a avaliação deve ser:

  • A.

    periódica através de informações e valores;

  • B.

    contínua e cumulativa do desempenho do aluno, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos;

  • C.

    constante e cumulativa, prevalecendo os aspectos quantitativos sobre os qualitativos;

  • D.

    periódica e cumulativa de aptidões e habilidades:

  • E.

    contínua, medindo habilidades,valores e atitudes.

A contribuição social recolhida pelas empresas, como fonte adicional de financiamento do Ensino Fundamental, é denominada:

  • A.

    Bolsa Família;

  • B.

    Imposto sobre Cheques;

  • C.

    Cartão Cidadão;

  • D.

    Salário Educação;

  • E.

    Bolsa Escola.

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