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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A primeira providência que a nova Orientadora Educacional tomou, em relação às famílias dos alunos, foi a de convidá-las para uma reunião. Os objetivos da Orientadora Educacional nesse encontro são, exceto:
apresentar-se às famílias e colocá-las a par dos objetivos da Orientação Educacional e de suas funções na escola;
identificar quem pertence à classe média da escola e conhecer as suas expectativas;
definir o papel da orientação educacional e mostrar a sala onde ela se encontra;
apresentar-se aos pais e conhecer as suas expectativas em relação à escola;
aproximar a escola dos pais, buscando estabelecer um intercâmbio de comunicação livre e sem entraves burocráticos.
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A professora de matemática do 4º ano do ensino fundamental solicitou à Orientadora Educacional que a ajudasse, pois o rendimento da turma em sua disciplina estava muito baixo em relação às outras disciplinas.
A "ajuda" da Orientadora Educacional pode ser definida como:
uma discussão dos conteúdos;
um ajustamento do programa;
uma assessoria pedagógica;
uma consulta ao planejamento curricular;
uma correção do plano de aula.
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A Declaração de Salamanca (1994) construiu uma nova visão do papel da família e da escola em relação à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular.
Isto significa que:
a escola regular não deve matricular crianças cegas ou surdas, mas somente deficientes motores;
a escola entende por "necessidades educativas especiais" somente o aluno lento na aprendizagem;
o Orientador Educacional não deve promover a adaptação dos alunos com dificuldades educativas especiais;
a escola deve dar oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem a toda criança;
a escola que possui apenas um pavimento só pode atender ao deficiente motor.
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A Direção da Escola chamou o Orientador Educacional e o Supervisor para juntos planejarem a organização das turmas da 1ª. à 4ª. série do Ensino Fundamental, a serem implantadas no ano seguinte. Esse procedimento da direção tinha o objetivo de:
colher informações precisas sobre as características dos alunos, para melhor agrupá-los nas turmas;
dividir o trabalho de planejar e as tarefas burocráticas;
saber qual dos dois técnicos está mais integrado com o trabalho na escola;
poder justificar aos pais as decisões tomadas pela direção da escola;
abrir uma discussão sobre as competências do Orientador Educacional e do Supervisor Escolar.
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Uma escola da rede regular de Ensino Fundamental matriculou um aluno com deficiência auditiva. As providências que o Orientador Educacional deve tomar para a permanência e a integração da criança na escola, são, exceto:
desenvolver ações que venham a amenizar as barreiras à aprendizagem;
promover atividades integrativas, de modo que os alunos aprendam a trabalhar cooperativamente;
chamar a família e pedir um intérprete, caso contrário, o aluno não poderá permanecer na escola;
desenvolver, em todos os envolvidos no processo educativo, a compreensão das diferenças individuais;
criar as condições necessárias para a professora lidar com esse aluno.
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Indique a lei que dispõe sobre o exercício da função de Orientador Educacional:
Lei 5692/71;
Lei 4.024 /61;
Lei 5 540/68;
Lei 5564/68;
Lei 9424/96.
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A atividade que a Orientação Educacional utiliza, na tentativa de solucionar questões específicas de um determinado grupo de alunos, é a de:
enviar os boletins com informações sobre os alunos no final do ano letivo;
atender pequenos grupos para conscientizar os pais sobre a problemática dos filhos;
reunir os pais da turma sem a necessidade de comentar as dificuldades dos alunos;
esperar que os pais procurem a Orientadora para falar sobre os filhos, na entrada ou na saída do turno;
considerar desnecessário enviar qualquer tipo de comunicação sobre os alunos, esperando ser procurado pelos responsáveis.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Professor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O Orientador Educacional deve reger sua conduta por um código de ética que tem suas raízes na Declaração Universal do Direito do Homem.
Entre os compromissos éticos da Orientação Educacional podemos destacar:
revelar, a terceiros, dados sigilosos sobre o orientando;
omitir-se diante de um fato de seu conhecimento;
guardar sigilo sobre fatos que tenha conhecimento em decorrência de sua atividade;
comentar, com os demais professores, dados revelados em confidência pela família do aluno.
tecer comentários desairosos sobre um outro orientador entre profissionais de orientação.
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Entre os recursos utilizados na entrevista, que podem ser utilizados pelo Orientador Educacional para a coleta de dados sobre um aluno, podemos listar:
I - fichas autobiográficas;
II - mapeamento da escola;
III - questionários;
IV - certidão de casamento dos pais;
V - formulários.
Assinale a alternativa que indica apenas os recursos corretos:
I, II e III;
I, IV e V;
II, IV e V;
I, III e V;
II, III e IV.
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Sobre o papel do Orientador Educacional na perspectiva de uma nova escola não é correto afirmar:
ser elemento de integração e mediação;
ser parceiro na construção da cidadania;
ser centralizador de todo o processo educativo da escola;
ser orientador na discussão sobre a opção profissional do aluno;
ser orientador na construção das subjetividades.
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