Questões sobre Cargo: Professor

Lista completa de Questões sobre Cargo: Professor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Revendo a nomenclatura do ensino de arte no Brasil nas últimas décadas, encontramos expressões que remetem a abordagens epistemológicas e a concepções teóricas que foram apoiadas por filósofos, educadores, psicólogos e artistas. Assim, é correto afirmar que a

  • A. "educação através da arte", difundida no Brasil a partir das idéias de Herbert Read, vê a arte não apenas como uma das metas da educação, mas principalmente como o seu processo, que é considerado também criador.
  • B. "Educação Artística", incluída na educação brasileira pela Lei n.º 9394/96, surgiu no final dos anos 70 do século XX, fora da educação escolar, a partir das idéias da Escola Nova.
  • C. expressão "arte-educação" foi empregada por um grupo de professores, preocupados com a formação do professor de arte para as escolas de educação básica.
  • D. expressão "ensino de arte" diz respeito ao saber específico sobre a sintaxe das artes visuais.

No ensino da música, o professor deverá adotar a definição de música que se fundamenta na percepção dos sons como uma experiência

  • A. física.
  • B. afetiva.
  • C. cultural.
  • D. intelectual.

Altura, intensidade e timbre são elementos da linguagem musical. Esses elementos são determinados, respectivamente, pela

  • A. freqüência da onda sonora, pela força ou energia sobre a fonte sonora e pela distribuição da energia entre as freqüências do som.
  • B. força ou energia sobre a fonte sonora, pela distribuição da energia entre as freqüências do som e pela freqüência da onda sonora.
  • C. distribuição da energia entre as freqüências do som, pela freqüência da onda sonora e pela força ou energia sobre a fonte sonora.
  • D. distribuição da energia entre as freqüências do som, pela força ou energia sobre a fonte sonora e pela freqüência da onda sonora.

Os elementos da linguagem musical (altura, intensidade e timbre) são produzidos por diferentes fontes sonoras, dentre as quais se destacam instrumentos denominados "musicais". Para os etnomusicólogos, os instrumentos musicais podem ser classificados em:

  • A. idiófonos (chocalhos), membramofones (tambor), aerófonos (flauta), cordofones (berimbau), eletrofones (baixo elétrico) e instrumentos complexos (violão).
  • B. idiófonos (berimbau), membramofones (tambor), aerófonos (flauta), cordofones (violão), eletrofones (baixo elétrico) e instrumentos complexos (chocalhos).
  • C. idiófonos (chocalhos), membramofones (tambor), aerófonos (flauta), cordofones (violão), eletrofones (baixo elétrico) e instrumentos complexos (berimbau).
  • D. idiófonos (chocalhos), membramofones (tambor), aerófonos (flauta), cordofones (baixo elétrico), eletrofones (violão) e instrumentos complexos (berimbau).

Forquin in PORCHER, (1982) destaca a importância da abordagem pedagógica ativa das obras musicais. Nesse sentido, Jeandot (1993), propõe alguns jogos envolvendo a escuta musical ativa. Essa autora sugere como repertório as seguintes obras, com seus respectivos autores:

  • A. A Arte da Fuga (J. S. Bach), Nona Sinfonia (L. Beethoven), O Quebra-Nozes (P. Tchaikovsky), Pedro e o Lobo (P. Dukas) e O Aprendiz de Feiticeiro (S. S. Prokofiev).
  • B. A Arte da Fuga (J. S. Bach), Nona Sinfonia (L. Beethoven), O Quebra-Nozes (P. Tchaikovsky), Pedro e o Lobo (S. S. Prokofiev) e O Aprendiz de Feiticeiro (P. Dukas).
  • C. A Arte da Fuga (J. S. Bach), Nona Sinfonia (L. Beethoven), O Quebra-Nozes (P. Dukas), Pedro e o Lobo (S. S. Prokofiev) e O Aprendiz de Feiticeiro (P. Tchaikovsky).
  • D. A Arte da Fuga (J. S. Bach), Nona Sinfonia (L. Beethoven), O Quebra-Nozes (P. Tchaikovsky), Pedro e o Lobo (S. S. Prokofiev) e O Aprendiz de Feiticeiro (L. Beethoven).

Segundo Jeandot 1993), os dois primeiros gêneros da formação da cultura musical brasileira são:

  • A. suíte e fuga.
  • B. valsa e marcha.
  • C. modinha e lundu
  • D. sinfonia e poema sinfônico.

O compositor erudito brasileiro do século XX, de projeção internacional, que apresenta fortes marcas da cultura brasileira em suas obras, chama-se

  • A. Carlos Gomes.
  • B. Heitor Villa-Lobos.
  • C. José Maurício Nunes Garcia.
  • D. Alfredo da Rocha Vianna Filho.

Os currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica para atender às necessidades dos educandos com necessidades especiais são assegurados na:

  • A. declaração de Salamanca;
  • B.

    constituição da República Federativa do Brasil (05/10/88);

  • C. LDB- Lei 9.394/96;
  • D. estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • E. estatuto da Pessoa com Deficiência.

A Declaração de Salamanca proclama que:

  • A.

    toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são decorrentes do país que reside;

  • B.

    toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas;

  • C.

    nem toda criança tem direito fundamental à educação;

  • D.

    os educandos com necessidades educacionais especiais devem ter acesso preferencialmente à escola especial;

  • E.

    os sistemas educacionais devem ser programados e implementados sem preocupação com os educandos com necessidades educacionais especiais.

Para verificar como estão as relações interpessoais num grupo de alunos a Orientadora Educacional pediu a cada aluno que escrevesse o nome de um colega com quem gostaria de trabalhar. Tabulou, em seguida, os resultados e o diagramou em um gráfico sociométrico. Constatou, então que Pedrinho, Márcia, Luiz, Helô e Vitor se escolheram mutuamente, mas que Ananda não foi escolhida por ninguém, embora tenha escolhido Márcia e Helô.

Diante do resultado, a atuação do Orientador Educacional deverá ser a de:

  • A.

    conversar com Ananda e pedir para que ela se aproxime dos coleguinhas;

  • B.

    deixar que as relações se estabeleçam ao longo do tempo;

  • C.

    transferir a aluna para outra turma;

  • D.

    investigar os motivos da não escolha da Ananda pelos coleguinhas;

  • E.

    exigir que os alunos se aproximem de Ananda, visando integrála ao grupo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...