Questões sobre Cargo: Professor

Lista completa de Questões sobre Cargo: Professor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"A guerra varreu a Europa nos primeiros anos do século XIX (... ) em novembro de 1807, tropas francesas invadiram seu território, sob a alegação de que a monarquia portuguesa havia desrespeitado o bloqueio continental. Diante dessa situação, a Coroa resolveu transferir a sede do Império português para a América".

Adaptado de História em Curso, Freire, A. e Motta M.S. FGV, Editora do Brasil, RJ, 2004.

Poucos dias depois de desembarcar em Salvador, a caminho do Rio de Janeiro, o príncipe regente D. João decretou a abertura dos portos às nações amigas.

Esse ato significou:

  • A.

    o fim do Pacto Colonial;

  • B.

    a suspensão do tráfico de escravos;

  • C.

    a autonomia da colônia;

  • D.

    a renúncia ao Tratado de Madri;

  • E.

    a Declaração de Independência.

Com o golpe de estado de 1964, instalou-se no Brasil o regime militar ( 1964 / 1985 ). Ao longo desse período, cada governo implementou de maneira diferente o projeto de "desenvolvimento com segurança".

Assinale a alternativa que indica, corretamente, uma característica desse período e a expressão usada para caracterizá-la:

  • A.

    a entrada de capital externo promoveu um rápido crescimento econômico - "milagre econômico";

  • B.

    a ampliação das liberdades democráticas estimulou o debate político - "adoção do bipartidarismo";

  • C.

    a adoção da censura permitiu a difusão das idéias nacionalistas e de integração nacional – "Brasil potência";

  • D.

    a realização de eleições periódicas garantiu o surgimento de novas lideranças - "abertura gradual e segura";

  • E.

    a transferência da capital para Brasília acelerou a marcha para oeste - "plano de integração nacional".

O processo de integração nacional, impulsionado pela modernização industrial, não se traduzia, corretamente, na divisão regional oficial. Essa lacuna foi preenchida pela proposta de divisão do país em três complexos regionais, como mostra o mapa a seguir:

Sobre os complexos regionais, analise as afirmativas a seguir:
I - O Centro-Sul concentra a maior parte da produção industrial, a mais densa rede de circulação viária e os mais importantes fluxos de circulação financeira.
II - O Nordeste abrange uma vasta região de povoamento antigo, com uma organização econômica baseada em estruturas agrárias e sociais arcaicas.
III - A Amazônia é vista como uma fronteira de expansão, tanto como fronteira demográfica quanto como fronteira de recursos.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    II apenas;

  • B.

    I e III apenas;

  • C.

    II e III apenas;

  • D.

    I e II apenas;

  • E.

    I, II e III.

A reciclagem dos nutrientes orgânicos e minerais necessários à manutenção do ecossistema amazônico não é feita pelos solos, mas pela própria floresta. As toneladas de folhas, galhos e frutos que caem sobre o solo, transformam-se em material orgânico e mineral consumido pela vegetação.

Magnoli,D. Geografia, a construção do mundo.Ed. Moderna. São Paulo.2005.

A frase que melhor sintetiza o texto acima é:

  • A.

    os solos amazônicos são férteis;

  • B.

    a floresta cresce por si mesma;

  • C.

    a floresta é o pulmão do mundo;

  • D.

    os solos dependem da biodiversidade;

  • E.

    a água da chuva é reciclada pela floresta.

Uma determinada região é coberta por uma floresta madura onde o solo apresenta todos os horizontes possíveis, como no esquema a seguir:

Destes horizontes, o correspondente à rocha-matriz é o:

  • A.

    A;

  • B.

    E;

  • C.

    B;

  • D.

    C;

  • E.

    R.

A passagem lenta e natural da água do estado líquido para o estado de vapor é chamada:

  • A.

    condensação;

  • B.

    ebulição;

  • C.

    calefação;

  • D.

    evaporação;

  • E.

    liquefação.

"O mandarová é um tipo de lagarta, considerada a principal praga da seringueira (...) extremamente voraz, ataca primeiro as folhas jovens e depois as mais velhas. Nos grandes surtos, destrói até os ramos mais finos. Quando o ataque não é grande, deve-se fazer catação manual com esmagamento das lagartas. Uma indicação de infestação de mandarová no seringal é a presença de pássaros (anun) sobrevoando com insistência a plantação."

(Adaptado de: http://www.cnps.embrapa.br/cohevea/home.htm)

Na cadeia alimentar descrita no texto, o mandarová desempenha o papel de:

  • A.

    produtor;

  • B.

    consumidor primário;

  • C.

    consumidor secundário;

  • D.

    consumidor terciário;

  • E.

    decompositor.

Quando um corpo estranho, como uma bactéria ou um vírus, entra em nosso sangue, duas estratégias são usadas para combater o invasor: a fagocitose e a produção de anticorpos. As células sangüíneas responsáveis por esse combate são:

  • A.

    as hemácias;

  • B.

    as plaquetas;

  • C.

    os leucócitos;

  • D.

    os neurônios;

  • E.

    os glóbulos vermelhos.

É no período compreendido entre o nascimento e até, aproximadamente, 6/7 anos de idade que o desenvolvimento da linguagem verbal apresenta avanços expressivos.

Para o educador de creche é fundamental saber que:

  • A.

    os gorjeios e os balbucios que o bebê emite no período prélingüístico são momentos prazerosos nos quais o bebê ouve a própria voz;

  • B.

    no período pré-lingüístico (8 meses) a criança já é capaz de dizer pequenas frases e palavras do seu vocabulário;

  • C.

    no desenvolvimento da linguagem da criança que freqüenta a creche, pouco ou quase nada se pode registrar como manifestações lingüísticas;

  • D.

    do zero aos três anos é difícil identificar as manifestações da linguagem verbal da criança;

  • E.

    ao repetir os sons emitidos na fase pré-lingüística, produzimos na criança momentos de desprazer e inibição.

Para conhecer o ritmo de cada criança, seu pensamento, sua forma de raciocinar e suas dificuldades, o professor de educação infantil deve recorrer à seguinte forma de avaliação:

  • A.

    provas;

  • B.

    observação e registros;

  • C.

    sócio-grama;

  • D.

    testes;

  • E.

    trabalhinhos de casa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...