Questões sobre Recepção / Secretaria / Técnicas de Atendimento ao Público

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A escrituração escolar é o registro sistemático de todos os fatos relativos às instituições de ensino e tem por finalidade assegurar, a qualquer tempo, a autenticidade da vida escolar do aluno e do funcionamento da instituição. O setor responsável pela escrituração escolar é a secretaria da escola, a quem cabe registrar as ocorrências de acordo com a ordem e sequência dos acontecimentos. A vida escolar do aluno inicia-se a partir da

  • A. frequência.
  • B. reclassificação.
  • C. aprovação.
  • D. matrícula.
  • E. documentação.

Aos funcionários em exercício nas secretarias das Unidades Escolares cabe o registro e a manutenção da vida escolar dos alunos. Dentre suas funções, destaca-se a de

  • A. monitorar a aprendizagem dos alunos, estimulando a adoção de práticas inovadoras e diferenciadas.
  • B. efetivar a matrícula e manter a ficha cadastral dos alunos, de acordo com a documentação civil e atualização do endereço.
  • C. acompanhar indicadores de resultados, de aproveitamento e de desempenho das avaliações internas e externas dos alunos.
  • D. identificar os elementos da organização do ensino, da legislação e normas que fornecem diretrizes para ações de melhoria do desempenho das escolas.
  • E. orientar as equipes gestoras das unidades na organização dos colegiados e instituições auxiliares das escolas, visando o envolvimento efetivo da comunidade.

Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte, ou perda, ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho é denominado:

  • A. Acidente do trabalho.
  • B. Acidente de trajeto.
  • C. Doença do trabalho.
  • D. Incidente do trabalho.

Com relação às causas do acidente do trabalho, a causa relativa ao comportamento humano, que propicia a ocorrência de acidentes é denominada:

  • A. Condição insegura.
  • B. Fator pessoal de insegurança.
  • C. Condição dos atos inseguros.
  • D. Fator de análise de pessoal.

Dentre os fatores que devem ser considerados para a realização de um bom atendimento ao público, qual alternativa apresenta uma ação a ser realizada quando se cumprimenta o cliente?

  • A. Ofereça seu cartão de visita.
  • B. Manifesta gratidão pela visita.
  • C. Olhe nos olhos do cliente
  • D. Peça-lhe para retornar.

Para uma boa organização do ambiente de trabalho, muitas empresas empregam o conhecido Programa dos Cinco Sensos (ou 5 S). Dentre as suas fases, aquela que diminui os obstáculos à produtividade no trabalho é denominada:

  • A. Senso de utilização.
  • B. Senso de ordenação.
  • C. Senso de limpeza.
  • D. Senso de saúde.

Com relação as boas maneiras no trabalho, não é correto afirmar que um dos deveres do funcionário é:

  • A. Ser pontual e assíduo.
  • B. Se vestir com elegância sem exageros.
  • C. Evitar o mal humor.
  • D. Tratar o patrão com intimidade.

Durante a Revolução Industrial, era comum a função de secretário sendo exercida por homens, porém, após as duas grandes guerras mundiais, devido à falta de mão de obra masculina, as mulheres precisaram entrar no mercado de trabalho e se tornaram bem atuantes nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, foi a partir da década de 1950 que a mulher passou a ocupar o cargo de secretária, com o surgimento de cursos voltados para a área, como datilografia e técnico em secretariado. Com o avanço das tecnologias e das contribuições que estes profissionais podem oferecer, os modernos secretários estão se tornando verdadeiros assessores da presidência ou da diretoria para as quais trabalham. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta funções do técnico em secretariado constantes em lei.

  • A. Controle da agenda de executivos e pagamento e contratação de pessoa.
  • B. Organização e manutenção dos arquivos da secretaria, bem como o controle da agenda de executivos.
  • C. Planejamento estratégico e controle orçamentário.
  • D. Organização da compra e logística de distribuição de produtos.
  • E. Estratégia de comunicação interna por meio de house organ e jornal mural.

Com relação à aparência pessoal e profissional, assinale a alternativa correta.

  • A. A aparência pessoal no ambiente de trabalho deve ser harmoniosa e discreta, para auxiliar na imagem de segurança e competência.
  • B. O profissional deve exigir o uso de uniformes de seu empregador, para padronizar e reduzir custos.
  • C. Os tipos de vestimentas são de preferência pessoal, portanto, não podem ser orientadas pelo empregador.
  • D. A imagem do profissional não irá interferir na da organização, pois suas atividades são internas.
  • E. A apresentação e a organização do posto de trabalho não interferem em sua imagem pessoal.

Acerca do atendimento telefônico de um profissional de secretariado, assinale a alternativa correta.

  • A. Recomenda-se utilizar o “alô”, por ser popular e facilmente compreendido.
  • B. Se o executivo não deseja atender, deve-se deixar o interessado esperando por longos períodos na linha, pois assim desistirá.
  • C. ienta-se evitar expressões diretas que soam grosseiras, como “quem fala?”, “quem é?”, substituindo por algo mais cortês, como “por gentileza, quem deseja falar?”.
  • D. Se tiver uma crise de tosse ou soluço, deve-se desligar imediatamente.
  • E. Ao transferir a ligação para outro setor, jamais pergunte o assunto a ser tratado, afinal, pode ser pessoal.
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