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Será inscrito como restos a pagar a diferença entre despesa
empenhada e despesa paga.
prevista e despesa empenhada.
empenhada e despesa liquidada.
fixada e despesa empenhada.
fixada e despesa paga.
Em 31 de dezembro de 20x0, último ano do mandato, o prefeito do município de Barra Brava autorizou o cancelamento de empenhos de material de consumo não-processados no valor de R$ 100.000,00, visando a adequar o fechamento contábil às disponibilidades de caixa. Permaneceram os saldos de R$ 150.000,00 em Restos a pagar processados e R$ 50.000,00 em Restos a pagar não-processados. Durante o ano de 20x1, um dos fornecedores, inscrito em Restos a Pagar não-processados, deixou de efetuar a entrega dos produtos licitados no valor de R$ 30.000,00 e um fornecedor cujo empenho fora cancelado no ano anterior, efetuou a entrega das mercadorias licitadas em 20x0, no valor de R$ 50.000,00. Nesse caso, no ano de 20x1 devese efetuar o cancelamento de restos a pagar
processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 com saldo da rubrica de Material de consumo de 20x1.
não-processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 com saldo da rubrica de Material de Consumo de 20x1.
processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 na rubrica de Despesas de Exercícios anteriores, no orçamento de 20x1.
não-processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 na rubrica de Despesas de Exercícios anteriores, no orçamento de 20x1.
não-processados no valor de R$ 30.000,00 e efetuar um novo empenho no valor de R$ 50.000,00 com saldo de R$ 30.000,00 da rubrica de Material de Consumo e R$ 20.000,00 da rubrica de Despesas de exercícios anteriores em 20x1.
Contabilidade Pública - Contabilização de Operações Típicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Assinale a opção verdadeira em relação ao controle e contabilização dos bens públicos da União, tendo em vista as normas e procedimentos de controle e normas contábeis atualmente em vigor no âmbito federal.
As benfeitorias em propriedade de terceiros não são registradas pela contabilidade em razão da impossibilidade de incorporação dessas benfeitorias ao patrimônio da União.
As estradas construídas pelo governo federal são consideradas bens de uso especial nos seus primeiros cinco anos de uso, em razão dos valores necessários à sua manutenção.
A classificação dos bens imóveis de uso especial nas contas adequadas do imobilizado depende da correta classificação desses bens no sistema informatizado de controle – SPIUnet.
A classificação dos bens imóveis de uso especial nas contas adequadas do imobilizado depende da correta classificação desses bens no sistema informatizado de controle – SPIUnet.
A transferência de bens de uso especial de uma unidade gestora para outra deve primeiro ser realizada na contabilidade e posteriormente no sistema de controle de imóveis da União.
Considere as seguintes informações extraídas do Balancete da Prefeitura Modelo, em 31/12/20x8, último ano do mandato do atual prefeito, com valores em reais:
Considerando que não existia saldo inicial de Restos a pagar não-processados no exercício de 20x8 e visando a adequar o encerramento do exercício de 20x8, em atendimento ao disposto na Lei nº 4.320/64 e Lei Complementar nº 101/00, em 31/12/20x8 os saldos de Restos a pagar processados e não-processados serão, respectivamente
R$ 90.000,00 e R$ 30.000,00
R$ 90.000,00 e R$ 80.000,00
R$ 120.000,00 e R$ 30.000,00
R$ 120.000,00 e R$ 80.000,00
R$ 80.000,00 e R$ 90.000,00
No primeiro exercício financeiro da Prefeitura Municipal de Feliz, com base na Lei Orçamentária Anual − LOA, a previsão de receita foi de R$ 3.000.000,00 e a fixação de despesa corrente R$ 2.500.000,00 e de despesa de capital R$ 500.000,00.
Durante o exercício financeiro, ocorreram os seguintes eventos:
Com base nas informações, o saldo de disponibilidades em caixa e bancos e o total de restos a pagar serão, respectivamente:
R$ 300.000,00 e R$ 300.000,00
R$ 300.000,00 e R$ 400.000,00
R$ 400.000,00 e R$ 300.000,00
R$ 400.000,00 e R$ 400.000,00
R$ 200.000,00 e R$ 200.000,00
Os restos a pagar
representam valores que começaram a ser pagos no final do exercício financeiro, mas que não foram concluídos por falta de dotação suficiente e empenho.
são valores pendentes de pagamento, com juros e amortização empenhadas e não-pagas.
incluem os empenhos que correm à conta de créditos com vigência plurianual, não-liquidados, computados ao final de cada exercício de vigência do crédito.
são de pronto pagamento quando processados, ou seja, com empenhos executados e liquidados, mas não pagos até o dia 31 de dezembro.
são assim considerados, quando não-processados, pois a despesa já liquidada está pendente de empenho.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Acerca do Plano de Contas adotado na Administração Pública Federal, analise as afirmativas a seguir.
I - O Ativo é um grupo identificado pelo dígito 5.
II - A conta ativo compensado é um sub-grupo.
III - As classes representam o 1º nível e são compostas em número de 6, sendo as receitas identificadas pelo dígito 4.
IV - O passivo é uma classe identificada pelo dígito 2.
Estão corretas APENAS as afirmativas
Contabilidade Pública - Restos a Pagar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da programação, da execução e do controle de recursos orçamentários e financeiros, julgue os itens a seguir.
Na fixação da programação financeira, devem ser considerados os créditos adicionais e as operações extraorçamentárias, em especial os restos a pagar.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do plano de contas único do governo federal, julgue os próximos itens.
As contas contábeis são estruturadas em sete níveis de desdobramento, sendo a conta-corrente o seu último nível.
Contabilidade Pública - Restos a Pagar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação ao controle e pagamento de restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue os itens seguintes.
Quando determinada unidade gestora recebe nota fiscal de despesa inscrita em restos a pagar não processados, com valor superior ao inscrito, deve providenciar o cancelamento de sua inscrição por divergência no valor.
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