Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A receita pública é constituída de ingressos de recursos financeiros nos cofres públicos e é classificada, segundo sua origem, em receita orçamentária e receita extra-orçamentária. Nesse sentido, NÃO constitui(em) receita orçamentária:
Receita Tributária
Receita Patrimonial
Receita de Serviços
Depósitos e Cauções
Alienação de Bens
Sobre o processo orçamentário no Brasil, é correto afirmar:
O Plano Plurianual é lei de iniciativa do Poder Legislativo.
As Despesas Correntes e de Capital, para o exercício financeiro subseqüente, são incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Uma lei orçamentária anual não contém dispositivo estranho à fixação da receita e à previsão de despesa.
É vedada a abertura de crédito especial sem a prévia indicação de recursos.
Os créditos especiais são abertos para o atendimento de despesas imprevisíveis e urgentes, tais como, as decorrentes de calamidade pública.
Dentre os quocientes que são utilizados na análise e interpretação dos resultados que são apresentados nos balanços financeiros (balanços públicos), podemos citar, EXCETO:
Quociente da execução extra-orçamentária.
Quociente de cobertura dos créditos adicionais.
Quociente da execução orçamentária corrente.
Quociente da execução orçamentária de capital.
Contabilidade Pública - Receita Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo como referência a doutrina e a legislação aplicável às receitas e despesas públicas, assinale a opção correta.
As transferências intergovernamentais voluntárias efetuadas não exigem contraprestação, mas o ente beneficiário só pode utilizar os recursos em despesas da correspondente categoria econômica.
Os chamados recursos condicionados constituem fontes destinadas a despesas que só serão efetuadas se a administração julgá-las, discricionariamente, necessárias e prioritárias.
Subvenção social é a contribuição do ente público para custear a diferença entre os preços de revenda, pelo governo, e os de mercado, de bens destinados à população de baixa renda.
Os juros que a União deixa de pagar e converte em nova dívida são contabilizados como despesa de capital no exercício correspondente a essa conversão.
As despesas relativas a contratos de vigência plurianual serão objeto de empenho global na assinatura do contrato, substituído por empenho ordinário a cada exercício da execução do contrato.
Contabilidade Pública - Tabela de Eventos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação ao plano de contas e à tabela de eventos da administração pública federal, julgue os itens seguintes.
A Secretaria do Tesouro Nacional é o órgão responsável pela elaboração do plano de contas na administração pública federal. A administração da tabela de eventos cabe à Secretaria de Orçamento Federal.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Analise as assertivas abaixo sobre a Contabilidade Pública:
I - A Contabilidade Pública trabalha com quatro sistemas de contas: orçamentário, financeiro, patrimonial e compensado.
II - As Normas Brasileiras de Contabilidade, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, devem ser utilizadas, no que couber, ao setor público.
III - O setor público possui entidades Governamentais, como as Fundações Públicas e Autarquias, e ainda as Sociedades de Economia Mista e as Empresas Públicas, logo, nos fatos contábeis realizados pelo Governo, a Contabilidade deve aplicar a lei 4.320/64 e a 6.404/76, dependendo da natureza jurídica da Entidade.
IV "O Regime Misto consiste em que as despesas serão registradas, utilizando o princípio da competência, enquanto que as receitas serão lançadas pelo regime de caixa.
O correto está em:
II, III e IV, apenas
I, II e III, apenas
, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
Contabilidade Pública - Balanço Financeiro - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
É o demonstrativo contábil de ingressos e dispêndios (entradas e saídas) de recursos financeiros a título de receitas e despesas orçamentárias, bem como recebimentos e pagamentos de natureza extra-orçamentária, além dos saldos de disponibilidades do exercício anterior e do exercício seguinte. Esse é o conceito de
balanço financeiro.
demonstração das origens e aplicações de recursos.
demonstração das mutações do patrimônio social.
previsão do fluxo de caixa.
demonstração do valor adicionado.
Contabilidade Pública - Tabela de Eventos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação ao plano de contas e à tabela de eventos da administração pública federal, julgue os itens seguintes.
A tabela de eventos substituiu a forma usual de apresentação de um plano de contas, no que diz respeito à correspondência entre as contas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Relacione a primeira coluna com a segunda, relativo ao Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado do Pará, em seu artigo 146, incisos I e II, que trata da constituição dos processos de prestação de contas dos administradores das autarquias:
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
1 _ 1 _ 2_ 2_ 1 _ 2.
2_ 1 _1 _2_ 2 _ 1
2 _1 _ 1 _ 2 _ 1 _ 2
2 _ 2 _ 1 _ 2 _ 1 _ 1.
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
____________________corresponde à primeira fase da despesa e é o ato da autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição (artigo 58 da Lei n.° 4.320/64).
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Restos a pagar.
Razão.
Superveniência.
Empenho.
Insubsistência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...