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Contabilidade Pública - Tabela de Eventos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Indique a afirmativa verdadeira abaixo, no que diz respeito ao código de classificação da Despesa Orçamentária Pública.
Os dois primeiros dígitos indicam a Categoria Econômica da Despesa.
O 3º e o 4º dígitos indicam o Elemento de Despesa.
O 5º e o 6º dígitos indicam o Elemento de Despesa.
O 5º e o 6º dígitos indicam a Modalidade de Aplicação.
O 3º dígito indica a Modalidade de Aplicação.
Após a liquidação da despesa, o lançamento que registra a baixa do empenho no sistema orçamentário é:
D: Orçamento da despesa
C: Créditos disponíveis
D: Consignações
C: Despesa realizada
D: Despesa liquidada a pagar
C: Bancos – Movimento
D: Créditos disponíveis
C: Despesa empenhada
D: Despesa empenhada
C: Execução da despesa
De acordo com o Princípio da Legitimidade, a despesa pública, para ser legítima, além de atender ao princípio da utilidade, precisa se fundamentar nas seguintes condições
proteção da sociedade contra violências externas e proteção contra as injustiças e opressões internas.
existência de uma necessidade pública ou existência de uma necessidade coletiva
consentimento coletivo e possibilidade contributiva
análise da viabilidade do investimento e satisfação plena da sociedade.
estimativa do impacto financeiro no exercício orçamentário e compatibilidade com as diretrizes das Leis Orçamentárias
A Contabilidade Pública em nosso país adota o regime
de competência para receitas e despesas.
de caixa para receitas e despesas.
misto, sendo de caixa para receitas e de competência para despesas.
misto, sendo de competência para receitas e de caixa para despesas.
híbrido, sendo de competência para receitas e de caixa para despesas.
Dentre as especializações da Contabilidade Pública, existe a classificação em contabilidade orçamentária, financeira e patrimonial. Essas especialidades objetivam:
evidenciar o patrimônio da Fazenda Pública.
evidenciar o superavit ou o deficit do exercício, exclusivamente.
demonstrar a diferença entre o que foi orçado e o que foi realizado
registrar os atos que afetam o patrimônio das empresas públicas, exclusivamente
tornar a contabilidade pública semelhante à contabilidade empresarial
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A tabela de eventos é um instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e/ou documentos de entradas de dados no SIAFI para transformar atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis de uma maneira rápida e aproveitando recursos da tecnologia da informação. Na relação de classes de eventos tem-se uma que trata da Movimentação de Crédito.
Assinale, nas alternativas abaixo, a que descreve corretamente, aspectos desta classe de eventos:
Os eventos devem ser indicados de forma agregada numa Nota de Movimento de Crédito específica e normalmente se destinam a registrar a descentralização interna (cota) e a descentralização externa (repasse) da disponibilidade financeira, suas liberações periódicas ou contingenciamento e excluir outros fatos ligados à movimentação de créditos financeiros.
Os eventos devem ser indicados de forma individual em uma Nota de Movimento de Crédito específica e normalmente se destinam a registrar a descentralização interna (transferência) e a descentralização externa (desincorporação) do crédito patrimonial ou aditivos (até o limite de 25% do principal), suas anulações e excluir outros fatos ligados à movimentação de créditos patrimoniais.
Os eventos devem ser indicados de forma agregada em uma Nota de Movimento de Crédito específica e normalmente se destinam a registrar a descentralização interna (responsabilidades) e a descentralização externa (contratos) do crédito por projetos ou atividades delegadas, suas anulações e excluir outros fatos ligados à movimentação de responsabilidade e pactos para o registro de créditos compensáveis.
Os eventos devem ser indicados de forma individual em uma Nota de Movimento de Crédito específica e normalmente se destinam a registrar a descentralização interna (provisão) e a descentralização externa (destaque) do crédito orçamentário ou adicional, suas anulações e excluir outros fatos ligados à movimentação de créditos orçamentários.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As receitas efetivas são aquelas que, sem quaisquer reservas, condições ou correspondência no passivo, integram-se ao patrimônio público, como elemento novo e positivo, e deste modo aumentam o patrimônio líquido da entidade governamental. Entre os tipos de receitas efetivas temos:
receitas de taxas municipais; receitas decorrentes da extração de recursos vegetais; receita de aluguéis; e receita de alienação de bens.
receita de mercados; receita de serviços de transporte; receita de operações de créditos; e receita de demolição de prédios e edifícios.
receita de cemitérios; receita de prestação de serviços financeiros; receita de saneamento; e receita de cobrança de juros de mora.
receita de feiras; receita de cobrança de tarifas; receita de amortização de empréstimos; e receita de abastecimento de água potável.
O ciclo da gestão financeira da Fazenda Pública, envolve o movimento de entradas e saídas de numerário, os meios para obtenção dos recursos necessários às aplicações e os métodos de satisfação dos desembolsos em tempo oportuno de modo a estabelecer o equilíbrio e pode ser demonstrada pela seguinte equação:
Quanto aos Serviços Sociais Autônomos é correto afirmar que:
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em um ente público, diante da necessidade de um crédito especial, verificou-se que:
- a arrecadação prevista era de R$ 430 milhões, tendo sido arrecadados R$ 390 milhões;
- o superávit financeiro no balanço patrimonial do exercício anterior fora de R$ 65 milhões;
- já haviam sido reabertos créditos não utilizados no exercício anterior, de R$ 33 milhões;
- das despesas orçadas, R$ 28 milhões podiam ser cancelados.
Nessa situação, nos termos da Lei n.º 4.320/1964, seria possível propor um crédito especial de até
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