Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O orçamento-programa contribui para o planejamento governamental, pois é capaz de expressar com maior veracidade a responsabilidade do governo para com a sociedade, visto que o orçamento deve indicar com clareza os objetivos perseguidos pela nação da qual o governo é intérprete. Esse processo de planejamento deve atender a diversos princípios. O princípio que indica que o planejamento deve estar necessariamente ligado às organizações é o da:
universalidade;
aderência;
unidade;
entidade;
competência.
A Lei Orçamentária Anual pode
Contabilidade Pública - Receita Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com a legislação, as receitas orçamentárias são as que podem ser previstas no orçamento e constituem fonte para o pagamento das despesas autorizadas, estabelecendo-se que a receita classifica-se economicamente em receitas correntes e receitas de capital. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A receita orçamentária passa por três fases, denominadas estágios: previsão, arrecadação e recolhimento, referindo-se o repasse dos estabelecimentos bancários ao Banco Central do Brasil, na conta única do governo federal, ao segundo estágio arrecadação.
Contabilidade Pública - Sistema de Contas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Sistema que registra atos praticados pelo administrador que não produzem afetação imediata nas variações patrimoniais, mas poderão a vir a afetá-lo no futuro.
Assinale, nas alternativas abaixo aquela que contém a denominação do sistema acima descrito e que faz parte da contabilidade governamental.
sistema de compensação.
sistema financeiro.
sistema orçamentário.
sistema patrimonial.
O montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses, é denominado:
obrigações públicas contratuais;
dívida pública fundada;
obrigações públicas creditícias;
dívida pública mobiliária;
obrigações públicas de longo prazo.
Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará:
a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma consolidada;
as demonstrações orçamentárias compreenderão conjuntamente as operações de cada órgão, inclusive empresa estatal dependente;
as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos;
as inscrições em Restos a Pagar deverão ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variação da dívida pública no período, sem detalhar a natureza e o tipo de credor;
a despesa será registrada segundo o regime de caixa, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de competência.
Considerando as demonstrações contábeis elaboradas segundo a Lei 4.320/64 e os sistemas contábeis utilizados na administração pública, assinale a alternativa correta.
O sistema orçamentário tem dupla finalidade, ele produz o balanço orçamentário e alimenta o sistema patrimonial para que este dê origem ao balanço patrimonial e o balanço financeiro.
O sistema financeiro tem dupla finalidade, ele produz o balanço financeiro e alimenta o sistema patrimonial para que este dê origem ao balanço patrimonial e à demonstração das variações patrimoniais.
O sistema patrimonial tem dupla finalidade, ele produz o balanço patrimonial e a demonstração das variações patrimoniais e alimenta o sistema orçamentário para que este dê origem ao balanço orçamentário.
O sistema de compensação tem dupla finalidade, ele produz a demonstração das variações patrimoniais e alimenta o sistema patrimonial para que este dê origem ao balanço patrimonial.
O sistema patrimonial tem dupla finalidade, ele produz o balanço patrimonial e alimenta o sistema financeiro para que este dê origem à demonstração das variações patrimoniais.
O empenho que se destina a atender despesa determinada e quantificada, mas a ser liquidada e paga parceladamente durante a fluência do exercício, é denominado empenho
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Para a Contabilidade Pública, variação patrimonial decorre de alteração de valor de qualquer elemento integrante do patrimônio público. Portanto, não é correto afirmar que
as variações patrimoniais se dividem em dois grandes grupos: variações ativas e variações passivas.
as variações patrimoniais são efetuadas por meio de incorporações e desincorporações.
existem incorporações ativas que não implicam aumento do patrimônio público.
toda desincorporação passiva implica aumento do patrimônio público.
as insubsistências passivas são classificadas como variações ativas.
Contabilidade Pública - Créditos Orçamentários e Adicionais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
São fontes de recursos disponíveis para abertura de créditos adicionais, EXCETO:
Economia orçamentária
Operações de crédito.
Insuficiência de previsão na receita.
Superávit financeiro.
Excesso de arrecadação no exercício.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...