Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre as receitas abaixo, indique, qual a que, no orçamento público, se classifica como Receitas de Capital.
Patrimonial.
Agropecuárias.
Industrial.
Tributárias.
Operações de Crédito.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
No âmbito do SIAFI, a unidade investida no poder de gerir créditos orçamentários e recursos financeiros, próprios ou sob descentralização, é denominada:
A Assembléia Legislativa adquiriu bens móveis por R$ 50. Com a entrega dos bens, foi feita a liquidação da despesa e realizados os seguintes lançamentos contábeis:
O ato que cria para o Estado a obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição, denominase:
ordem de Pagamento.
liquidação da Despesa.
abertura de Crédito Orçamentário.
empenho da despesa.
contingenciamento da dotação.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Assinale a alternativa que identifica os principais documentos de entrada de dados no SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira):
Em conformidade com os preceitos legais, excetuando-se o regime de adiantamento, a despesa pública deverá ocorrer na seguinte ordem:
dotação orçamentária, liquidação, empenhamento, ordem de pagamento e pagamento.
dotação orçamentária, empenhamento, liquidação, ordem de pagamento e pagamento.
liquidação, empenhamento, dotação orçamentária, ordem de pagamento e pagamento.
empenhamento, ordem de pagamento, dotação orçamentária, pagamento e liquidação.
empenhamento, ordem de pagamento, liquidação, dotação orçamentária e pagamento.
Assinale a afirmativa é correta.
A conta Restos a Pagar é uma conta pertencente ao Sistema Orçamentário.
Após a prescrição, os Restos a Pagar serão pagos como despesas de exercícios anteriores.
As despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro serão inscritas em Restos a Pagar.
Os Restos a Pagar inscritos permanecem registrados na contabilidade até a sua prescrição
Os Restos a Pagar prescrevem após três anos da sua inscrição.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2006
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No Sistema Integrado de Administração Financeira para os Estados e Municípios – SIAFEM, a descentralização de créditos é a movimentação das dotações consignadas em lei, colocando-as disponíveis para os ordenadores de despesa, possibilitando desta forma a emissão dos empenhos. É o tipo de descentralização, via SIAFEM, de crédito orçamentário ou adicional, que se caracteriza pela movimentação de recursos orçamentários entre órgãos diferentes ou entre unidades orçamentárias de órgãos diferentes:
destaque.
empenho.
provisão.
remanejamento.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A respeito do campo de aplicação da contabilidade pública é correto afirmar que
as autarquias públicas, em razão da sua autonomia administrativa e financeira, podem deixar de aplicar as regras da contabilidade pública.
as empresas estatais que tiverem recursos consignados no Orçamento Fiscal para o seu aumento de capital devem seguir as regras aplicadas à contabilidade pública.
uma empresa pública cujos recursos para pagamento de pessoal e outros custeios são oriundos do Orçamento Geral da União está obrigada a seguir as regras de contabilidade pública.
desde que autorizado pelo Órgão Central de Contabilidade do Sistema de Contabilidade Federal, qualquer ente pertencente à administração indireta poderá deixar de aplicar as regras de contabilidade pública.
todos os bens e direitos públicos indistintamente são objeto de registro pela contabilidade pública.
Em relação à despesa orçamentária, é correto afirmar:
A classificação da despesa, nos termos da Portaria Interministerial no 163, de 04 de maio de 2001, segundo a sua natureza, é composta unicamente pela categoria econômica e elemento econômico.
As despesas relacionadas às dívidas, ressarcimentos e indenizações estão englobadas na função Encargos Especiais, visto que não se relacionam a um produto gerado por meio de um projeto ou uma atividade governamental.
Com fundamento na Lei Federal no 4.320/64, a despesa orçamentária na Lei do Orçamento deverá ser discriminada, segundo a sua natureza, até a categoria econômica.
No que se refere à classificação funcional da despesa, as subfunções devem associar-se somente às funções típicas de governo.
Tendo em vista o Princípio da Transparência Pública, existe a obrigatoriedade do desdobramento suplementar dos elementos de despesa para atendimento das necessidades da escrituração contábil e controle da execução orçamentária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...