Questões de Contabilidade Pública

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Em Contabilidade Pública, os bens de almoxarifado

  • A.

    são avaliados pelo preço de compra do bem.

  • B.

    são avaliados pelo preço de mercado do bem.

  • C.

    são avaliados pelo preço médio ponderado das compras.

  • D.

    são avaliados pela média entre preços de mercado e de compra.

  • E.

    não são avaliados, pois não se caracterizam fatos de mutação patrimonial.

No que diz respeito aos conceitos de Orçamento Público e princípios orçamentários, assinale a única opção falsa.

  • A.

    O orçamento tradicional ou clássico é o processo de elaboração do orçamento constituído de um único documento, no qual se previam as receitas e a autorização por tipo de gasto, sem qualquer defi nição do programa e dos objetivos de governo.

  • B.

    Os princípios orçamentários estão definidos na Lei n. 4.320/64 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

  • C.

    O orçamento-programa elaborado de forma correta constitui eficaz instrumento de planejamento e programação, gerência e administração, controle e avaliação.

  • D.

    O orçamento-programa apresenta uma série de diferenças do orçamento tradicional, que enfoca o que se pretende gastar.

  • E.

    No Brasil, a origem do orçamento está ligada ao surgimento do governo representativo.

Quanto aos documentos do SIAFI podemos afirmar:

I- a nota de sistema destina-se a registrar os eventos contábeis automaticamente.

II- o darf eletrônico destina-se a registrar o recolhimento de contribuições para a seguridade social.

III- o guia de recolhimento destina-se a registrar os eventos vinculados ao recolhimento de numerário à conta bancária de unidade gestora.

Então

  • A.

    I , II e III são corretas.

  • B.

    somente I e II são corretas.

  • C.

    somente II e III são corretas.

  • D.

    somente I e III são corretas.

  • E.

    somente III é correta.

Emendas legislativas ao orçamento podem valer-se da anulação parcial ou total de

  • a.

    despesas de pessoal.

  • b.

    encargos patronais.

  • c.

    gastos voltados ao serviço da dívida.

  • d.

    serviços de terceiros.

  • e.

    transferências tributárias constitucionais.

Quanto ao SIAFI podemos afirmar:

I- não permite acesso off-line.

II- seu fundamento lógico é o evento.

III- permite a utilização na modalidade parcial.

A alternativa em que todas as afirmações estão CORRETAS é:

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I , II e III.

  • E.

    III.

É extra-orçamentário

  • a.

    a despesa de pessoal que excede os limites legais.

  • b.

    qualquer empréstimo autorizado após a promulgação da lei de orçamento.

  • c.

    o depósito realizado por fornecedor da Administração.

  • d.

    o gasto com serviços de terceiros.

  • e.

    o pagamento do serviço da dívida, quer o principal, os juros ou outros encargos.

Para a elaboração do balanço financeiro de um ente público, dispunha-se dos seguintes valores (em R$ 1.000,00).

Em relação ao balanço financeiro, é correto afirmar que

  • A.

    houve déficit no resultado financeiro da execução orçamentária.

  • B.

    o resultado financeiro da execução extra-orçamentária foi deficitário.

  • C.

    o saldo final foi acrescido de R$ 85 milhões.

  • D.

    o resultado da execução financeira foi de R$ 220 milhões.

Em relação aos bens patrimoniais das entidades de Direito Público é INCORRETO afirmar que

  • A. material permanente é aquele de duração superior a dois anos.
  • B. não poderão ser feitas reavaliações de bens móveis e imóveis.
  • C. os bens do almoxarifado serão avaliados pelo preço médio ponderado das compras.
  • D. os débitos e créditos, bem como os títulos de renda serão avaliados pelo seu valor nominal feita a conversão (quando em moeda estrangeira) à taxa vigente na data.
  • E. bens móveis e imóveis serão avaliados pelo valor de aquisição ou pelo custo de produção/construção.

A redação final da proposta orçamentária se dá na fase do processo legislativo denominado:

  • A.

    promulgação;

  • B.

    veto;

  • C.

    discussão;

  • D.

    sanção;

  • E.

    iniciativa.

Conceituam-se créditos adicionais como:

  • A.

    o saldo positivo das diferenças acumuladas, mês a mês, entre prevista e realizada

  • B.

    a diferença negativa entre o balanço orçamentário e o balanço financeiro

  • C.

    a diferença negativa entre o balanço orçamentário e o balanço financeiro

  • D.

    autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento

  • E.

    provisões discriminadas pelos órgãos reguladores para cobrir, exclusivamente, despesas de custeio

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