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Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Constituem-se em objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, bem como dos principais documentos utilizados no seu funcionamento, exceto:
padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que eles permanecem sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora.
fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal.
permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos.
Ordem Bancária - OB, Nota de Empenho - NE, Nota de Lançamento - NL e Guia de Recolhimento da Previdência Social - GPS são documentos utilizados pelo sistema.
prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública, inclusive das empresas de economia mista.
O período no qual às atividades administrativas e financeiras relativas à execução do orçamento são exercidas é denominado de
Exercício de Execução Pública.
Período de Gestão Orçamentária.
Exercício Financeiro.
Período do Plano Plurianual.
Exercício de Competência.
Com relação às receitas públicas, pode-se afirmar que:
as receitas que não constam do orçamento inicialmente aprovado são ditas extra-orçamentárias;
após lançamento de determinada receita, esta deve ser inscrita em Dívida Ativa;
a receita orçamentária, por categoria econômica, subdividese em: receitas correntes e receita de capital;
o princípio da unidade de tesouraria se verifica quando do lançamento da receita;
a receita arrecadada só é considerada disponível para a Fazenda Pública após homologação da declaração.
Constituem dívidas públicas flutuantes, de origem extraorçamentária os
restos a pagar processados.
débitos de tesouraria.
financiamentos a pagar.
empenhos a pagar.
restos a pagar não-processados.
Contabilidade Pública - Divida Ativa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Para realizar suas diversas atividades, a administração pública necessita de recursos financeiros arrecadados de diferentes origens e os utiliza na execução da despesa por meio de vários procedimentos, tais como suprimento de fundos, pagamento de despesas de exercícios anteriores e inscrição em restos a pagar. Utiliza também a conta única e realiza tomada ou prestação de contas da despesa realizada. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O nome do devedor, o número de contribuinte pessoa física (CPF), a quantia devida e a data de inscrição são informações obrigatórias do termo de inscrição da dívida ativa.
Como critério de avaliação dos itens patrimoniais das entidades públicas, os direitos a receber e as obrigações a pagar devem ser avaliados pelo
custo ou mercado, dos dois o menor.
valor de aquisição, realizável.
valor nominal.
valor presente.
custo médio ponderado.
Contabilidade Pública - Divida Ativa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Para realizar suas diversas atividades, a administração pública necessita de recursos financeiros arrecadados de diferentes origens e os utiliza na execução da despesa por meio de vários procedimentos, tais como suprimento de fundos, pagamento de despesas de exercícios anteriores e inscrição em restos a pagar. Utiliza também a conta única e realiza tomada ou prestação de contas da despesa realizada. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A transferência de capital realizada mediante expressa autorização em lei especial, para atender a cooperação financeira da União com entidade privada sem fins lucrativos, é classificada como uma transferência de capital do tipo contribuição.
Constitui dívida pública consolidada:
operações de crédito por antecipação da receita.
colocação de letras de tesouro de curto prazo.
consignações em folha de pagamento.
operações de crédito orçamentárias.
cauções recebida em títulos.
São princípios do orçamento a
formalidade e o investimento.
clareza e o equilíbrio.
competência e a subjetividade.
mutabilidade e a periodicidade.
anualidade e a subjetividade.
A Contabilidade Pública no Brasil adota o regime contábil
de caixa para receitas; regime de competência para despesas.
misto para despesas; regime de competência para receitas.
de competência para receitas; regime de caixa para despesas.
de caixa para despesas; regime misto para receitas.
misto para despesas; regime de caixa para receitas.
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