Lista completa de Questões de Contabilidade Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Com relação ao processo orçamentário e as diretrizes orçamentárias, assinale a alternativa incorreta.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2017
No sistema orçamentário brasileiro, o Plano Plurianual
Não cobrar tributos sob qualquer natureza sem saber de onde vem para onde se destina.
I-O Sistema Orçamentário é representado pelos atos de natureza orçamentária, registrando a receita prevista e as autorizações legais da despesa constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos créditos adicionais abertos.
II -No Sistema de Compensação são registrados todos os ingressos e dispêndios, a arrecadação da receita e o pagamento da despesa orçamentária e extra orçamentária.
III-O Sistema Patrimonial é constituído das contas que registram as movimentações que concorrem ativa e passivamente para a formação do patrimônio da entidade, ou seja, são registrados os bens patrimoniais.
IV- No Sistema Financeiro são efetuados os registros dos atos administrativos praticados pelo gestor da entidade, que, direta ou indiretamente, possam a vir afetar o patrimônio da entidade, ainda que de imediato, isto não ocorra, mas possa implicar em modificação futura.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Em relação às formas de classificação das despesas orçamentárias, dadas as afirmativas,
I. A Classificação Funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental, sendo de aplicação comum e obrigatória no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
II. A classificação por Estrutura Programática organiza as ações do Governo em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos no Plano Plurianual para o período de quatro anos, sendo de aplicação obrigatória para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
III. A classificação da despesa orçamentária, segundo a sua natureza, compõe-se de categoria econômica, grupo de natureza da despesa, elemento de despesa e sub-elemento de despesa.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O Balanço Financeiro possibilita a apuração do resultado financeiro do ente público em um determinado exercício. Esse cálculo pode ser efetuado de duas maneiras: Analise as afirmativas abaixo:
I-Saldo em espécie para o Exercício Seguinte menos o Saldo em Espécie do Exercício Anterior.
II- Verificação do montante de operações de crédito em comparação à amortização da dívida, o que indica a influência do orçamento na gestão da dívida pública.
III-A soma das Receitas Orçamentárias mais as Transferências Financeiras Recebidas e os Recebimentos Extra orçamentários, menos a Despesa Orçamentária, as Transferências Financeiras Concedidas e os Pagamentos Extra orçamentários.
IV-Equilíbrio entre receita prevista e despesa fixada e constata-se que toda despesa a ser executada está amparada por uma receita prevista a ser arrecadada no exercício.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Contabilidade Pública - Restos a Pagar - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Com referência à inscrição de despesas em restos a pagar no setor público, afirma-se que é decorrente da aplicação dos seguintes princípios:
A elaboração do orçamento público é baseada em alguns princípios que servem como balizadores do formato e do conteúdo do orçamento.
A elaboração detalhada do orçamento, que expresse a origem dos recursos e sua aplicação em cada exercício está em consonância com o princípio da:
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2017
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público e que afetam o resultado. Essas variações patrimoniais podem ser definidas como: Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA): correspondem a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários. Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD): correspondem a diminuições na situação patrimonial líquida da entidade não oriundas de distribuições aos proprietários. Considera-se realizada a Variação Patrimonial Aumentativa (VPA):
I. Nas transações com contribuintes e terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela ocorrência de um fato gerador de natureza tributária, investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, ou fruição de serviços por esta prestados.
II. Quando da extinção, exclusivamente total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior.
III. Pela extinção natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros.
Sobre a Variação Patrimonial Aumentativa (VPA) estão INCORRETAS as afirmativas
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2017
O Governo Federal, ao analisar seus passivos para elaboração das demonstrações contábeis, verifica contra si uma ação judicial que pode ser classificada como uma obrigação possível, sendo improvável uma saída de recursos que incorpora benefícios econômicos ou potencial de serviços e que seja exigida para a extinção da obrigação. Neste caso a contabilidade pública deve:
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2017
A metodologia utilizada para a estruturação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) foi a segregação das contas contábeis em grandes grupos de acordo com as características dos atos e fatos nelas registrados. Essa metodologia permite o registro dos dados contábeis de forma organizada e facilita a análise das informações de acordo com sua natureza.
(Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, parte IV.) No PCASP a segregação está de acordo com as naturezas:
I. Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
II. Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.
III. Natureza de Informação de Registro: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
Sobre a natureza das contas registradas no PCASP estão corretas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...