Questões de Contabilidade Pública do ano 2020

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Exercício Financeiro é o período definido para fins de segregação e organização dos registros relativos à arrecadação de receitas, à execução de despesas e aos atos gerais de administração financeira e patrimonial da administração pública. No Brasil, o exercício financeiro tem duração de doze meses e coincide com o ano civil, conforme disposto no art. 34 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964. No encerramento do exercício financeiro, as despesas que estão pendentes apenas do último estágio de execução devem ser tratadas como:

    A) Despesas de exercícios anteriores

    B) Restos a pagar processados.

    C) Créditos para serem reabertos no próximo exercício.

    D) Despesas canceladas por insuficiência financeira.

No processo de aquisição de bens ou serviços por parte do ente da Federação, é necessário observar alguns passos para que se possa proceder à adequada classificação quanto à natureza de despesa e garantir que a informação contábil seja fidedigna. Quando o dispêndio é extraorçamentário, não há registro de despesa orçamentária, mas apenas uma desincorporação de passivo ou uma apropriação de ativo. Assinale a alternativa que representa um exemplo típico de pagamento extraorçamentário.

    A) Pagamento de equipamentos e material permanente.

    B) Pagamento de diárias para prestadores de serviços da administração pública.

    C) Pagamento de salário-família e salário-maternidade.

    D) Pagamento de aposentadorias e pensões do Regime Próprio de Previdência Social.

A Receita Pública pode ser vista como um conjunto de meios financeiros que o Estado e as outras pessoas de direito público auferem, livremente e sem reflexo no seu passivo e podem dispor para custear a produção de seus serviços e executar as tarefas políticas dominantes em cada comunidade. Em sentido restrito, receitas são as entradas que se incorporam ao patrimônio como elemento novo e positivo; em sentido lato, são todas quantias recebidas pelos cofres públicos, denominando-se entradas ou ingressos. Nem todo ingresso constitui receita pública. O produto de uma operação de crédito, por exemplo, é um ingresso, mas não é receita nessa concepção porque, em contraposição à entrada de recursos financeiros, cria uma obrigação no passivo da entidade pública.

Em relação à receita pública, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de receita corrente.

    A) Resgate de títulos do tesouro.

    B) Integralização do Capital Social

    C) Alienação de bens.

    D) Multas administrativas, contratuais e judiciais.

Quanto a lei 4.320/64 em seu artigo 40, são créditos adicionais:

    A) As autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento

    B) A fixação das cotas a que se refere a programação da despesa

    C) A programação da despesa orçamentária

    D) Objeto de lançamento dos impostos diretos e quaisquer outras rendas

    E) Os agentes da arrecadação

Segundo o artigo 20 da lei 4.320/64, os investimentos serão:

    A) Elementos essenciais do registro contábil.

    B) Consignados e devem incorporar ao patrimônio das empresas privadas de fins lucrativos.

    C) Discriminados na Lei de Orçamento segundo os projetos de obras e de outras aplicações

    D) Objetos de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo um triênio.

    E) As propostas parciais das unidades administrativas, organizadas em formulário próprio

Despesa pública é a aplicação do dinheiro arrecadado por meio de impostos ou outras fontes para custear os serviços públicos prestados à sociedade ou para a realização de investimentos. A despesa pública é classificada como despesa corrente e despesa de capital. Assinale a opção que indica despesas correntes.

    A) Inversões financeiras e despesas de custeio.

    B) Despesas de custeio e transferências correntes.

    C) Investimentos e despesas de custeio.

    D) Transferências correntes e inversões financeiras.

No que tange à contabilidade pública e às demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, julgue os itens a seguir.
I - O balanço financeiro do setor público é composto por um único quadro, no qual as receitas e as despesas orçamentárias executadas são classificadas por fonte e destinação de recursos. II - A elaboração do balanço patrimonial não se vale somente de contas de natureza patrimonial, uma vez que há quadro de contas de compensação elaborado com a utilização de contas de natureza de controle. III - Os relatórios contábeis de propósitos gerais abrangem as demonstrações contábeis, mas não se limitam a estas. IV - No balanço orçamentário, as receitas devem ser demonstradas por tipo de orçamento e as despesas, por natureza econômica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

    C) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Considere os dados extraídos do Balanço Orçamentário de uma entidade pública referente ao exercício financeiro de 2018:


Com base nestas informações, o valor inscrito em restos a pagar não processados, no exercício, foi:

    A) R$ 50.000,00

    B) R$ 45.000,00

    C) R$ 30.000,00

    D) R$ 15.000,00

No balanço patrimonial de uma entidade do setor público, os atos da administração, com potencial de modificar o patrimônio, devem ser registrados:

    A) No ativo

    B) No passivo.

    C) Nas contas de compensação.

    D) No patrimônio líquido.

Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adequado aos dispositivos legais vigentes, às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), aos padrões internacionais de Contabilidade do Setor Público e às regras e procedimentos de Estatísticas de Finanças Públicas reconhecidas por organismos internacionais. O Plano de Contas da Administração Pública Federal está estruturado por níveis de desdobramento, sendo que o primeiro nível é denominado:

    A) Item

    B) Classe

    C) Grupo

    D) Título

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