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Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
A execução orçamentária é a utilização dos créditos consignados no orçamento ou na Lei Orçamentária Anual (LOA). Em relação a esta afirmação, executar o orçamento é
realizar as despesas públicas nele previstas e somente essas, uma vez que este tenha sido oficialmente previsto e autorizado pelo Congresso Nacional.
realizar as despesas públicas a qualquer momento.
seguir a risca os dois estágios da execução das despesas previstos na Lei nº 4320/64: empenho e liquidação.
fazer uma rápida licitação obrigatória junto aos fornecedores de bens e serviços, que independe de assegurar o crédito até o término do processo licitatório.
possibilitar a realização de audiências públicas para avaliação de cumprimento de metas mensais.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Julgue as alternativas a seguir, em relação a transparência e a prestação de contas.
I- O dever de prestar contas é de natureza funcional e administrativa, alcançando somente os servidores públicos ou os a eles equiparados.
II- Os entes públicos disponibilizarão, a qualquer pessoa física ou jurídica, o acesso às informações referentes ao lançamento e ao recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente aos recursos extraordinários.
III- Além da prestação ou tomada de contas anual, quando instituída em lei ou por fim de gestão, poderá haver, a qualquer tempo, levantamento, prestação ou tomada de contas de todos os responsáveis por bens ou valores públicos.
IV- Pode a União realizar intervenção nos Estados e no Distrito Federal, para assegurar a observância do princípio constitucional da prestação de contas da administração pública, direta e indireta.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Identifique, entre as alternativas abaixo, qual não pode ser considerada objetivo fundamental de um sistema de classificação orçamentária.
Facilitar a formulação dos programas que o governo elabora para cumprir suas funções.
Reduzir as necessidades de financiamento do setor público.
Contribuir para uma efetiva execução do orçamento.
Facilitar o acompanhamento, controle e mensuração das realizações.
Possibilitar a análise dos e feitos econômicos e sociais das atividades governamentais.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de convênios, julgue os próximos itens.
Somente à instituição ou ao agente financeiro público federal compete realizar o acompanhamento regular da aplicação dos recursos transferidos.
A Administração federal pretende implantar um centro médico de referência e, para tanto, cogita contratar empresa privada para sua construção e operação. A modalidade mais adequada para essa contratação é
Parceria público-privada, na modalidade concessão administrativa, com o pagamento de contraprestação pecuniária a cargo do poder público.
Parceria público-privada, na modalidade concessão patrocinada, tendo o poder público como usuário indireto.
Concessão comum, transferindo ao concessionário contratado a exploração do empreendimento, desde que reservada parcela dos serviços destinados ao Sistema Único de Saúde.
Empreitada integral, abrangendo as obras e a operação do empreendimento, com remuneração atrelada aos custos unitários.
Parceria público-privada, na modalidade concessão patrocinada, tendo o poder público como usuário direto e admitindo empresas privadas como usuárias indiretas.
Os recursos arrecadados pela Cide/Combustíveis serão destinados, na forma de Lei Orçamentária, ao:
pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, gás natural, seus derivados e de derivados de petróleo;
financiamento de projetos ambientais relacionados à indústria do petróleo e do gás;
financiamento de programas de infraestrutura de transportes.
Além disso, passou a ter uma parcela de sua arrecadação distribuída para os estados a partir de 2004, conforme determinação da Lei nº 10.866/2004, no percentual de
10%
20%
29%
30%
40%
O Conselho Federal de Contabilidade define que "o sistema contábil público representa a macroestrutura de informações sobre registro, avaliação, evidenciação e transparência dos atos e dos fatos da gestão pública com o objetivo de orientar, suprir o processo de decisão e a correta prestação de contas." Neste contexto, o ciclo da administração pública é composto pelas seguintes etapas:
elaboração, aprovação e controle
controle interno e controle externo.
planejamento, execução, controle e avaliação
planejamento, orçamento e prestação de contas.
previsão, execução, contabilidade e tomada de contas.
Contabilidade Pública - Conceitos Orçamentário Financeiro - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com as regras estabelecidas pela LRF,
no cômputo da receita corrente líquida, não devem ser considerados os recursos obtidos por meio da exploração de atividades industriais.
a limitação de empenho no caso de não realização da receita somente pode ser feita pelos titulares de cada poder.
o ente da Federação que não instituir e arrecadar todos os impostos da sua competência estará proibido de receber transferências voluntárias de qualquer espécie.
a dívida fundada de um ente da Federação corresponde ao montante das suas obrigações financeiras assumidas para amortização em prazo superior a doze meses.
uma operação de crédito por antecipação de receita somente pode ser feita nos últimos quatro meses do exercício financeiro.
A dívida contraída pelo Tesouro por um breve ou indeterminado período de tempo, quer para atender a eventuais insuficiências de caixa, quer como administrador dos bens e valores de terceiros, denomina-se
fundada.
flutuante.
fundada interna.
administrativa consolidada.
flutuante externa.
A despesa pública
de capital é dividida nos seguintes grupos de natureza de despesa: investimentos; juros e encargos da dívida; amortização.
classifica-se, segundo a sua natureza, em categoria orçamentária; grupo de natureza patrimonial; elemento de compensação.
corrente é compreendida por meio dos seguintes grupos de natureza de despesa: pessoal e reflexos; juros e encargos da dívida; outras despesas correntes.
com aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização classifica-se como aplicações diretas.
corrente contribui diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital.
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