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Dados extraídos do Balanço Financeiro de uma prefeitura em 31-12-2007:
Saldo do exercício anterior ....................... R$ 150.000,00
Receitas Correntes ................................... R$ 800.000,00
Total das Despesas Orçamentárias........... R$ 900.000,00
Receitas Extra-orçamentárias ................... R$ 70.000,00
Saldo para exercício seguinte ................... R$ 130.000,00
Receitas de Capital ................................... R$ 90.000,00
É correto concluir que as Despesas Extra-Orçamentárias totalizaram nesse exercício a importância, em R$, de
80.000,00.
90.000,00.
100.000,00.
110.000,00.
120.000,00.
Em se tratando da despesa pública, é CORRETO afirmar:
A ordem de pagamento da despesa será materializada em documentos processados pelo serviço de contabilidade.
É vedada, sob qualquer hipótese, a redistribuição de parcelas das dotações de pessoal de uma para outra unidade orçamentária.
É vedada a realização de despesa sem prévio empenho e sob hipótese alguma será dispensada a emissão da nota de empenho.
Serão indicados no empenho o nome do credor, a especificação, a importância da despesa, os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.
As despesas empenhadas e não pagas até o final do exercício financeiro são consideradas como Restos a Pagar. Assim sendo, é CORRETO afirmar:
As despesas empenhadas e não pagas até o final do exercício financeiro compõem-se unicamente de obrigações a longo prazo.
A anulação de restos a pagar não será considerada como receita no exercício em que se efetivar.
Os restos a pagar com prescrição interrompida poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento.
Os empenhos decorrentes de contratos com vigência plurianual, que não tenham sido liquidados, serão computados pelo valor total como restos a pagar ao final do primeiro exercício financeiro.
Quanto ao estágio de empenho da despesa, considere:
I. A nota de empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
II. A realização de despesa sem prévio empenho é permitida quando não se pode determinar o montante exato da despesa.
III. A redução ou cancelamento no exercício financeiro de compromisso que caracterizou o empenho implicará sua anulação parcial ou total, revertendo o valor à respectiva dotação.
IV. A realização de empenho global é permitida para os casos de despesas contratuais e outras sujeitas a parcelamento.
V. As despesas relativas a contratos, convênios, acordos ou ajustes de vigência plurianual, serão empenhadas em cada exercício financeiro pela parte nele a ser executada.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Contabilidade Pública - Despesa Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência ao empenho da despesa no orçamento público e ao acompanhamento da execução orçamentária pelo cidadão, julgue os itens subseqüentes
O empenho da despesa, no orçamento público, consiste na verificação do direito adquirido pelo credor ou entidade beneficiária, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. O empenho não cria obrigação, mas a reserva de dotação orçamentária para garantir o pagamento estabelecido no contrato entre o Estado e seus fornecedores.
É classificado como despesa corrente do Poder Público o gasto empenhado com
aquisição de imóveis.
amortização da dívida pública interna.
juros e encargos da dívida pública.
pagamento de empréstimos obtidos por antecipação de receita.
aumento de capital de empresas nas quais o ente público seja acionista.
No que diz respeito aos estágios da despesa pública, considere:
I. O empenho por estimativa destina-se a atender despesa determinada, mas cujo pagamento será feito parceladamente durante o exercício.
II. A liquidação da despesa sempre antecede o seu pagamento.
III. O empenho global consiste no procedimento de verificação do direito do credor da Fazenda Pública, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
IV. A autoridade administrativa competente somente pode autorizar o empenho de despesa para a qual haja prévia dotação orçamentária com recursos disponíveis.
Está correto o que consta APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
É exemplo de despesa extra-orçamentária:
aquisição de bens imóveis.
compra de ações de empresas privadas.
restos a pagar de exercícios anteriores pagos no exercício.
transferências para empresas estatais dependentes.
transferências voluntárias para outro ente público.
No que concerne à despesa obrigatória de caráter continuado, é correto afirmar:
É definida como a despesa decorrente de lei que fixe para o ente público a obrigação legal de sua execução por período superior a quatro exercícios.
É necessária obrigatoriamente, a criação de novo tributo ou contribuição para o seu financiamento.
A demonstração da origem dos recursos para seu custeio é desnecessária no caso de despesas destinadas ao serviço da dívida pública.
A sua instituição ou aumento poderá reduzir no máximo em 5% a meta de resultado fiscal do ente público.
Somente será exigida a demonstração de recursos para seu custeio caso a despesa seja incompatível com as normas do plano plurianual e da lei das diretrizes orçamentárias.
É medida que pode ser utilizada por um ente público para recondução de sua dívida aos seus limites:
transferência voluntária de outro ente público.
operação de crédito por antecipação da receita.
diminuição da meta de resultado primário.
limitação do empenho.
operação de crédito externo.
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