Questões sobre Orçamento na Constituição de 1988

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O Orçamento Público é:

  • A.

    Projeto de Lei.

  • B.

    Lei Orçamentária.

  • C.

    Proposta Orçamentária.

  • D.

    Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Na Lei de Orçamento para efeito de classificação da despesa considera-se material permanente o de duração

  • A.

    inferior a um ano.

  • B.

    igual a 18 meses.

  • C.

    igual ou superior a um ano.

  • D.

    inferior a dois anos.

  • E.

    superior a dois anos.

A legislação orçamentária vigente prevê os seguintes planos e orçamentos:

  • A.

    plano mestre da produção, das necessidades de capacidade e de materiais.

  • B.

    orçamentos mestre, flexível e contínuo.

  • C.

    orçamentos anuais, diretrizes orçamentárias e plano plurianual.

  • D.

    orçamentos estático, participativo e hierárquico.

  • E.

    orçamentos fiscal, de investimentos privados e da seguridade social.

Segundo a legislação vigente, na Lei de Diretrizes Orçamentárias devem constar

  • A.

    os limites para a elaboração das propostas orçamentárias.

  • B.

    as políticas de investimentos em participações acionárias de fundos.

  • C.

    as disposições relativas à política de lote econômico de compras.

  • D.

    as políticas de controle de material permanente de até dois anos.

  • E.

    as políticas de orçamentos fixos e flexíveis.

A lei orçamentária anual, segundo a Constituição, é de iniciativa

  • a.

    do Congresso Nacional.

  • b.

    do Senado Federal.

  • c.

    do Presidente da República.

  • d.

    da Câmara Federal.

  • e.

    do Ministro da Fazenda.

Estabelece as diretrizes e objetivos da Administração Pública

  • a.

    a Constituição Federal.

  • b.

    o plano plurianual.

  • c.

    os planos e programas gerais, setoriais e regionais.

  • d.

    a lei de diretrizes orçamentárias.

  • e.

    a lei orçamentária anual.

Em conformidade com a Lei de Orçamento, pode se afirmar que

  • A.

    as cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como receita, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como despesa, no orçamento da que as deva receber;

  • B.

    todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, deduzidas as transferênciascorrentes;

  • C.

    a Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de uniformidade, anterioridade e anualidade;

  • D.

    a Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, com exceção das de operações de crédito autorizadas em lei;

  • E.

    o produto estimado de operações de crédito e de alienação de bens imóveis somente se incluirá na receita quando uma se outras forem especificamente autorizadas pelo Poder Legislativo em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las no exercício.

Com base no texto constitucional, na legislação infraconstitucional aplicável e na doutrina, relativamente ao setor público, julgue os itens seguintes.

De acordo com a formulação teórica de Peacock e Wiseman, o crescimento dos gastos totais do governo em determinado país ocorre muito mais em função das possibilidades de obtenção de recursos do que da expansão dos fatores que explicam o crescimento da demanda de serviços produzidos pelo governo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As operações de crédito que podem ser autorizadas na lei orçamentária anual são as

  • a.

    que nela irão figurar como receita orçamentária, apenas.

  • b.

    que devem ser resgatadas até 10 de dezembro, apenas.

  • c.

    que podem ser resgatadas a partir do exercício financeiro subseqüente, apenas.

  • d.

    destinadas à consolidação da dívida fundada e atender insuficiência de tesouraria.

  • e.

    destinadas à consolidação da dívida fundada, apenas.

O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação no projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias enquanto não estiver iniciada a votação da parte cuja alteração é proposta

  • a.

    no plenário do Congresso Nacional.

  • b.

    no plenário do Senado Federal.

  • c.

    no plenário da Câmara Federal.

  • d.

    na primeira discussão em plenário da Câmara Federal.

  • e.

    na comissão mista permanente de orçamento e fiscalização ou equivalente.

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