Lista completa de Questões sobre Receita Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A classificação da receita orçamentária é normatizada e utilizada por todos os entes da Federação com vistas a identificar a origem do recurso.
A classificação da natureza da receita é a menor célula de informação no contexto orçamentário para as receitas públicas e é identificada pelo seguinte detalhamento:
Assim, quando se diz que uma entidade arrecada Impostos sobre a Produção e a Circulação, o nível de detalhamento é:
Todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no orçamento, serão classificadas como receitas
extra-orçamentárias.
extraordinárias
a apropriar.
orçamentárias.
orçamentárias diferidas.
A receita pública classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. As Contribuições de Melhoria são classificadas como
transferências correntes.
receita tributária.
receita patrimonial.
receita industrial.
receitas diversas.
A receita pública flui para os cofres públicos dentro de uma sistemática evolutiva, tendo em vista a seqüência operacional de que resulta o seu recebimento. O estágio da receita representado pelo ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal, à pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta, é denominado:
previsão.
lançamento.
arrecadação.
recolhimento.
organização das estimativas.
Acerca da Receita Orçamentária Pública, pode-se afirmar:
o Lançamento corresponde à verificação da procedência do crédito fiscal e da pessoa que é devedora procedendo a inscrição do respectivo débito, que enquadra-se como Dívida Ativa.
são objetos de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.
a receita só pode ser arrecadada se houver prévio lançamento.
o imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) constitui para o Estado uma receita passível de lançamento.
Refere-se aos estágios que a receita pública percorre:
fixação.
liquidação.
pagamento.
atribuição.
lançamento.
São Classificadas como Receitas Correntes:
Alienações de Bens Imóveis e Contribuição de Melhoria
Receitas da Dívida Ativa e Transferências de Capital
À luz da classificação orçamentária da receita e da despesa públicas, definida pela SOF - Secretaria de Orçamento Federal, podemos dizer que os seguintes itens:
"Transferências Correntes",
"Transferências de Capital",
"Transferências à União",
"Amortização de Empréstimos" e
"Aplicações Diretas"
constituem:
classificação da receita por fontes, exceto "Amortização de Empréstimos" e "Aplicações Diretas", que são modalidades de aplicação da despesa
modalidades de aplicação da despesa, exceto "Transferências Correntes" e "Transferências de Capital", que são fontes de receita
classificação da receita por fontes, exceto "Transferências à União" e "Aplicações Diretas", que são modalidades de aplicação da despesa
Com base nos dados abaixo, apurados ao final de um período qualquer, e observando o que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal sobre o conceito de receita corrente líquida, assinale a opção que indica a despesa total máxima, no âmbito da União, a ser realizada com pessoal. Considere, para tanto, que:
- o total de transferências constitucionais ou legais a estados e municípios equivale a 50% das transferências correntes;- a contribuição de servidores para o custeio de seu sistema de previdência e assistência social equivale a 50% das receitas de contribuições.
Em relação à Receita Pública, é correto afirmar que, EXCETO:
Receitas correntes são as receitas tributária, patrimonial, industrial, transferências correntes e alienações de bens.
Classifica-se a receita orçamentária nas categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital.
Alienação de bens são as conversões em espécie de bens e direitos.
A Receita Pública desdobra-se, inicialmente, em dois grupos: receita orçamentária e receita extra-orçamentária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...