Questões de Contabilidade Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Constituem-se em objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, bem como dos principais documentos utilizados no seu funcionamento, exceto:

  • a.

    padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que eles permanecem sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora.

  • b.

    fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal.

  • c.

    permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos.

  • d.

    Ordem Bancária - OB, Nota de Empenho - NE, Nota de Lançamento - NL e Guia de Recolhimento da Previdência Social - GPS são documentos utilizados pelo sistema.

  • e.

    prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública, inclusive das empresas de economia mista.

Assinale a opção correta em relação aos procedimentos da Dívida Ativa estabelecidos pelo Manual de que trata a Portaria STN nº 564, de 27.10.2004.

  • a.

    A Dívida Ativa refere-se somente a créditos tributários lançados e não recebidos.

  • b.

    As despesas relacionadas à cobrança dos créditos que forem de responsabilidade da Fazenda Pública devem ser reconhecidas, pagas e transitar pela Dívida Ativa.

  • c.

    O encaminhamento dos créditos para inscrição, da unidade gestora do crédito para a unidade competente para inscrição dentro do mesmo ente público, implica decréscimo patrimonial na primeira e acréscimo patrimonial na segunda.

  • d.

    Na inscrição, os juros dos créditos vencidos devem ser incorporados ao principal.

  • e.

    Por ser uma determinação legal, a contabilidade do setor público registra os créditos de dívida ativa, embora esses não estejam de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público - NICSP.

Segundo disposições do Decreto nº 93.872/86, acerca da contabilização dos atos e fatos objeto da contabilidade pública, são corretas as seguintes regras, exceto:

  • a.

    o custo das unidades gestoras e/ou administrativas será apurado de forma a evidenciar os resultados da gestão.

  • b.

    deverá ser utilizado o método das partidas dobradas para o registro sintético das operações financeiras e patrimoniais.

  • c.

    a disponibilidade de crédito deve ser evidenciada pela contabilidade

  • d.

    no registro dos débitos deverá ser observada a individuação do credor

  • e.

    as obrigações e direitos oriundos de contratos, acordos, convênios ou ajustes deverão ser objeto do controle contábil.

Assinale a opção correta em relação às regras a serem obedecidas pelos entes envolvidos nas transferências de recursos intergovernamentais (Portaria STN nº 447, de 13.09.2002).

  • a.

    As receitas nas entidades beneficiárias das transferências somente devem ser contabilizadas quando houver o repasse financeiro.

  • b.

    As receitas deverão ser reconhecidas no ente recebedor quando ocorrer a liquidação no repassador, independentemente da transferência financeira.

  • c.

    Os entes repassadores deverão informar a cada bimestre o montante das transferências financeiras efetuadas.

  • d.

    Os Restos a Pagar inscritos pelo repassador não constituem receitas no beneficiário até que ocorra a transferência financeira.

  • e.

    O ajuste da receita no ente recebedor é obrigatório somente no final do exercício.

Na realização de despesa cuja execução orçamentária e financeira seja de forma descentralizada, a contabilização deverá ocorrer da seguinte forma, exceto:

  • a.

    a despesa deverá ser empenhada na unidade concedente e na destinatária dos créditos na modalidade transferências intragovernamentais.

  • b.

    a transferência financeira para realização da despesa descentralizada ocorrerá por meio dos documentos financeiros usuais.

  • c.

    nas demonstrações contábeis consolidadas, os saldos de cada ente se compensarão, tornando-se nulos seus efeitos nas demonstrações.

  • d.

    o registro da transferência financeira deverá ser feito em contas de resultado específicas para evidenciar as variações ativas e passivas correspondentes.

  • e.

    as regras estabelecidas pelo órgão central de contabilidade da União, para a realização de despesa por meio de transferência intragovernamental, são aplicáveis às demais esferas de governo.

Assinale a opção correta em relação aos procedimentos contábeis estabelecidos pelo órgão central do sistema de contabilidade federal para o FUNDEF.

  • a.

    As receitas provenientes do FPE, do FPM, do ICMS, do IPI na forma da Lei Complementar nº 61 serão contabilizados pelos seus valores brutos nos respectivos códigos de receitas.

  • b.

    Os quinze por cento retidos automaticamente das receitas do FUNDEF serão contabilizados em contas de despesa.

  • c.

    Na proposta orçamentária, a receita poderá constar pelo valor bruto, desde que a despesa inclua a dedução.

  • d.

    A despesa fixada poderá ser pelo valor bruto, desde que a parcela de dedução conste da receita prevista.

  • e.

    Na proposta orçamentária, tanto a receita como a despesa devem constar pelo valor líquido.

Sobre a Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP (art. 104 da Lei nº 4.320/64) de uma entidade que não registra receita orçamentária e apresenta superávit no exercício, é correto afirmar que

  • a.

    o superávit somente poderá ter ocorrido se as mutações ativas orçamentárias tiverem sido no mesmo montante das variações passivas totais.

  • b.

    a existência de superávit no exercício implica a inexistência de despesa orçamentária, uma vez que não ocorreu receita orçamentária

  • c.

    se as variações ativas extra-orçamentárias foram menores do que as variações passivas totais, obrigatoriamente ocorreram interferências e/ou mutações ativas orçamentárias.

  • d.

    em razão de a entidade não registrar receita orçamentária não ocorreram mutações ativas orçamentárias

  • e.

    o superávit apurado corresponde ao superávit financeiro do exercício.

A rubrica "Passivo Financeiro", do Balanço Patrimonial, compreende as dívidas fundadas e outras cujo pagamento independe de autorização legislativa (§3º, artigo 105, da Lei nº 4.320/64). Assinale, a seguir, a opção que indica um compromisso que não pode ser incluído no Passivo Financeiro em razão da definição legal.

  • a.

    Os restos a pagar não processados.

  • b.

    A dívida relativa a títulos cujo vencimento se dará após doze meses.

  • c.

    Os compromissos com fornecedores do exercício anterior

  • d.

    Os compromissos oriundos da liquidação de despesa com convênios.

  • e.

    A despesa de pessoal a pagar.

Assinale a opção que indica afirmação verdadeira em relação à execução orçamentária da receita.

  • A.

    O registro da fixação de receita é contabilizado no sistema financeiro e no sistema orçamentário.

  • B.

    A contabilização ocorre somente no registro da realização da receita.

  • C.

    No Plano de Contas Único da Administração Federal as contas do sistema orçamentário destinadas ao registro da execução da receita estão localizadas no passivo e as destinadas ao registro da fixação estão localizadas no ativo.

  • D.

    O registro contábil da execução orçamentária da receita em nenhuma situação afeta o sistema patrimonial.

  • E.

    No lançamento, a contabilização ocorre somente no sistema orçamentário ao passo que na realização, a contabilização afeta tanto o orçamentário como o financeiro.

De acordo com a Lei nº 8.443/1992, o Tribunal de Contas da União, ao determinar as contas regulares com ressalva, exigirá do responsável a adoção de medidas necessárias para

  • A.

    a manutenção das impropriedades ou faltas identificadas, de modo a prevenir a ocorrência de outras semelhantes.

  • B.

    a correção das impropriedades ou faltas identificadas, de modo a manter a ocorrência de outras semelhantes.

  • C.

    ocultar as impropriedades ou faltas identificadas, de modo a prevenir a ocorrência de outras semelhantes.

  • D.

    a correção das impropriedades ou faltas identificadas, de modo a prevenir a ocorrência de outras semelhantes.

  • E.

    a solução das impropriedades ou faltas identificadas, de modo a facilitar a ocorrência de outras semelhantes.

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