Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A análise do fluxo de caixa por atividades e fluxo de caixa líquido apurados pela unidade da Federação, a partir das informações do Quadro II, permite afirmar que:
Assinale a opção que indica o princípio contábil que, no âmbito da entidade pública, vincula-se ao cumprimento da destinação social do seu patrimônio.
A concepção doutrinária do princípio da unidade é que o orçamento deve ser uno, ou seja, cada unidade orçamentária deve possuir apenas um orçamento. A análise desse princípio, quanto às disposições constitucionais e legais para a elaboração da Lei Orçamentária Anual, permite afirmar que:
O orçamento só versa sobre matéria orçamentária, podendo conter autorização para abertura de créditos suplementares e operações de crédito, ainda que por antecipação da receita (1); e é vedada a vinculação dos impostos a órgão, fundo ou despesa, exceto as próprias transferências constitucionais para manutenção e desenvolvimento do ensino (FPE, FPM, etc) e as garantias às operações de crédito por antecipação da receita (2).
A alternativa que associa corretamente os conceitos 1 e 2 aos princípios orçamentários da Universalidade (A), Legalidade (B), Não-Afetação (C), Orçamento-Bruto (D) e Exclusividade (E) é:
Texto 1
A sessão de patrimônio de um ente da federação estava procedendo ao levantamento dos itens patrimoniais do ente para verificar a necessidade de reavaliação ou reconhecimento de perdas. Os veículos de transporte de estudantes, com valor líquido contábil de 480.000,00, estão depreciados em 40%. A entidade estima o valor de uso do conjunto de ativos é 450.000,00. O valor de mercado dos ativos, nas condições atuais é de 430.000,00, com 10% de custos de alienação. Em referência ao texto 1 e de acordo com as disposições da NBC T 16.10 Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público, o valor recuperável desse conjunto de ativos é:Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
Conforme o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público vigente, o grupo de contas do ativo possui a seguinte segregação:
A classificação de despesa orçamentária, segundo a sua natureza, compõe-se de:
Para identificar o ingresso de recursos aos cofres públicos, uma operação é classificada através de um código de oito dígitos, que se subdivide em seis níveis: Alínea (AA), Categoria Econômica (C), Espécie (E), Origem (O), Rubrica (R) e Subalínea (SS). A alternativa que apresenta a ordem correta dos níveis é:
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
No Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, as contas contábeis são classificadas segundo a natureza das informações:
I. Patrimonial; II. Orçamentária; III. Controle. A emissão de empenho relativo à aquisição de material de consumo sem contrato envolve lançamentos em contas de natureza:Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
A assinatura de contrato relativo à aquisição de móveis e utensílios envolve lançamentos nas classes:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...