Lista completa de Questões de Contabilidade Pública da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As receitas de royalties recebidas por Estados pela produção de petróleo ou gás natural, são classificadas como receitas:
patrimoniais;
de concessões e permissões;
da indústria extrativa mineral;
da indústria de transformação;
de transferências da União.
As despesas relativas a contratos, convênios, acordos ou ajustes de vigência superior a 1 exercício serão empenhadas:
em 2 (dois) exercícios financeiros;
em 3 (três) exercícios financeiros;
em 4 (quatro) exercícios financeiros;
total e exclusivamente no exercício em que começar a sua execução;
em cada exercício financeiro pela parte nela a ser executada.
São considerados estágios da despesa pública os listados a seguir, EXCETO:
empenhamento;
fixação;
pagamento;
liquidação;
adiantamento.
No que se refere à contabilização e à apuração do resultado nas entidades de direito público NÃO é correto afirmar que:
as receitas extra-orçamentárias podem, em alguns casos, ser convertidas em receita orçamentária;
as restituições de importâncias pagas a maior pelo contribuinte, realizadas dentro do exercício a que se refere o tributo, deverão ser contabilizadas como anulação de receita orçamentária;
o registro de inscrição de restos a pagar não processados provoca lançamentos exclusivamente nos sistemas financeiro e patrimonial;
são consideradas despesas efetivas aquelas que contribuem para o decréscimo do patrimônio do Estado;
empréstimos internos e externos, a curto e a longo prazo, bem como os valores arrecadados a título de receita extra-orçamentária constituem a dívida pública do Estado.
Com base no saldo das contas a seguir, obtido no Balanço Patrimonial de Cachoeira do Oeste, indique o valor do Superávit Financeiro:
R$ 6.222,00;
R$ 9.096,00;
R$ 11.896,00;
R$ 19.022,00;
R$ 21.896,00.
Com relação às receitas públicas, pode-se afirmar que:
as receitas que não constam do orçamento inicialmente aprovado são ditas extra-orçamentárias;
após lançamento de determinada receita, esta deve ser inscrita em Dívida Ativa;
a receita orçamentária, por categoria econômica, subdividese em: receitas correntes e receita de capital;
o princípio da unidade de tesouraria se verifica quando do lançamento da receita;
a receita arrecadada só é considerada disponível para a Fazenda Pública após homologação da declaração.
Compõem o Ativo Compensado:
Valores Nominais Emitidos e Valores em Poder de Terceiros;
Valores Nominais Emitidos e Bens de Uso Comum do Povo;
Valores em Poder de Terceiros e Bens de Uso Comum do Povo;
Dívida Ativa e Contrapartida de Valores Nominais Emitidos;
Dívida Flutuante e Valores em Poder de Terceiros.
A partir dos dados constantes do Balanço Orçamentário de 31/12/2003 de Cachoeira do Leste, têm-se as informações a seguir:
Orçamento Inicial – R$ 150.000,00
Excesso de Arrecadação – R$ 15.000,00
Despesa Empenhada – R$ 147.000,00
É correto afirmar que:
houve uma economia orçamentária de R$ 15.000,00;
o não empenhamento de todas as despesas constantes do Orçamento constitui irregularidade;
o excesso de arrecadação indica que o orçamento foi mal elaborado;
a receita arrecadada totalizou R$ 150.000,00;
a execução orçamentária foi superavitária.
Contabilidade Pública - Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O cancelamento da Dívida Ativa é contabilizado nas Demonstrações das Variações Patrimoniais como:
Variação Passiva – Mutação Patrimonial – Cancelamento da Dívida Ativa;
Variação Passiva – Independente da Execução Orçamentária – Cancelamento da Dívida Ativa;
Variação Ativa – Resultante da Execução Orçamentária – Cancelamento da Dívida Ativa;
Variação Ativa – Mutação Patrimonial – Cancelamento da Dívida Ativa;
Variação Ativa – Independente da Execução Orçamentária – Cancelamento da Dívida Ativa.
Com relação à elaboração e divulgação do Relatório de Gestão Fiscal, é correto afirmar que:
o Relatório de Gestão Fiscal deve ser elaborado semestralmente, exigindo-se divulgação quadrimestral somente para os Municípios que possuírem déficit financeiro;
os prazos de divulgação do Relatório de Gestão Fiscal têm relação também, no caso de Municípios, com população inferior a 50.000 habitantes, com a observância dos limites relativos à despesa total com pessoal e dívida consolidada;
se determinado Estado estiver cumprindo os limites de dívida e pessoal pode, facultativamente, optar pela divulgação semestral dos resultados;
deve ser elaborado de forma consolidada abrangendo todos os Poderes, não sendo cabível a divulgação segregada por Poder;
o descumprimento dos prazos de divulgação impedirá que o Ente receba transferências constitucionais.
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