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Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A alternativa que contém uma conta pertencente ao ativo compensado do plano de contas da Administração Federal é:
O Balanço Orçamentário de determinada autarquia, elaborado consoante modelo aprovado pela Lei Federal nº 4.320/64, deve evidenciar:
o superávit/déficit financeiro do exercício;
as mutações patrimoniais;
a despesa empenhada;
o cancelamento de Restos a Pagar;
o total da despesa paga.
Sobre as Despesas Extra-Orçamentárias, é correto afirmar que:
são contabilizadas no Balanço Orçamentário, no grupo das Despesas Extra-Orçamentárias;
são contabilizadas no Balanço Patrimonial, apenas no grupo do Passivo Permanente;
são contabilizadas no Balanço Patrimonial, apenas no grupo do Passivo Compensado;
correspondem ao pagamento de dívidas em moeda estrangeira que o Estado é obrigado a converter em reais junto ao Banco Central do Brasil;
abrangem (dentre outras) os valores que o Estado é obrigado a arrecadar e que, em princípio, não lhe pertencem.
Um exemplo de despesa extra-orçamentária é:
O empenho é ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado uma obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Quando não se sabe o montante exato de determinada despesa devida e conhecida, deve-se:
aguardar a mensuração exata da despesa, para só então reconhecê-la contabilmente;
não empenhar, reconhecendo a despesa no exercício seguinte;
Considere as contas abaixo, utilizadas para controle da despesa orçamentária:
Despesa Fixada
Despesa Empenhada
Despesa Empenhada a Liquidar
Despesa Liquidada a Pagar
Sabe-se que 80% do orçamento aprovado para o exercício foi empenhado. Todos os valores liquidados foram pagos, restando um saldo a liquidar de R$ 60.000,00, o qual equivale a 60% do total da despesa paga.
O total da Despesa Fixada corresponde a:
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
As amortizações de empréstimos contraídos causam um tipo de variação patrimonial denominado:
mutações passivas;
interferências ativas;
decréscimos patrimoniais;
mutações ativas;
interferências passivas.
Em determinado Município, as unidades gestoras preparam apenas documentos básicos de transações, tais como: boletins de arrecadação, empenhos emitidos, boletins de alterações orçamentárias e outros. A contabilização das mesmas fica a cargo da Contadoria Central. Tal estrutura contábil é dita:
Centralizada;
Descentralizada;
Integrada;
Mista;
Analítica.
No âmbito da Contabilidade Pública, com relação às normas que orientam o registro e o controle dos fatos patrimoniais, é correto afirmar que:
as receitas e as despesas são contabilizadas pelo regime de competência, em obediência aos princípios fundamentais de contabilidade;
as receitas orçamentárias e as extra-orçamentárias são contabilizadas pelo regime misto;
somente as receitas extra-orçamentárias são contabilizadas pelo regime de caixa;
as receitas orçamentárias são contabilizadas pelo regime de caixa e as despesas orçamentárias pelo regime de competência;
todas as receitas e despesas são contabilizadas pelo regime de caixa.
Constituem em ingresso financeiro que se incorpora definitivamente ao patrimônio público:
consignações;
retenções de terceiros;
receita de operações de crédito;
salários não reclamados;
recebimento de cauções em dinheiro.
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