Questões de Direito Administrativo

Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que contenha a correlação correta.

(1) Personalidade jurídica de direito privado

(2) Personalidade jurídica de direito público

( ) Autarquias

( ) União

( ) Empresas públicas

( ) Sociedades de economia mista

( ) Organizações sociais

  • A.

    1/1/2/2/2

  • B.

    2/1/2/1/2

  • C.

    2/2/1/1/1

  • D.

    1/2/1/2/1

  • E.

    1/1/1/2/2

Assinale a alternativa correta:

  • A. Dentre as características da concorrência está a da substituição, isto é, a possibilidade de o administrador público adotar um procedimento mais informal em detrimento do formal.
  • B. É dispensada a licitação quando for inviável a competição.
  • C. O convite exige, como mecanismo destinado a evitar atos de improbidade, que os interessados estejam previamente cadastrados junto ao órgão público perante o qual pretendem licitar.
  • D. Segundo as regras de inexigibilidade de licitação, é ilegítima a contratação de serviços cuja prestação não apresente qualquer carga de particularização ou particularidade, ainda que também sejam serviços técnicos e especializados.

São formas de provimento de cargo público:

  • A. Reversão e reintegração.
  • B. Concessão e recondução.
  • C. Nomeação e disponibilidade.
  • D. Condução e aproveitamento.
  • E. Disponibilidade e aproveitamento.

O servidor estável ocupante de cargo de provimento efetivo em autarquia federal, ao ser investido no mandato

  • A.

    de Vereador e não havendo compatibilidade de horários, perceberá somente a remuneração do cargo eletivo.

  • B.

    de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

  • C.

    de Deputado Estadual, será automaticamente exonerado de seu cargo.

  • D.

    de Governador, será afastado do seu cargo, mas poderá acumular ambas as remunerações.

  • E.

    de Senador e havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.

O servidor do Estado da Paraíba ocupante de cargo de confiança, que não seja titular de cargo efetivo, NÃO tem direito a licença

  • A. para o serviço militar.
  • B. maternidade.
  • C. para tratamento de saúde.
  • D. por motivo de doença em pessoa da família.
  • E. para tratar de assuntos particulares.

Acerca do direito aplicável aos servidores públicos federais, julgue os itens a seguir.

Os servidores ocupantes exclusivamente de cargo público comissionado não são sujeitos a estágio probatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos contratos administrativos, pode-se afirmar que:

  • A.

    os prazos de conclusão e de entrega da obra não admitem prorrogação;

  • B.

    a declaração de nulidade do contrato não possui efeitos retroativos;

  • C.

    o instrumento de contrato é obrigatório nos casos de convite e de tomada de preços;

  • D.

    na fase de execução, o contratante deverá manter preposto, aceito pela Administração, no local da obra ou serviço, para representá-lo na execução do contrato;

  • E.

    é dispensável o "termo de contrato" nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive assistência técnica.

O modelo de Estado subsidiário propugna a participação do setor público apenas nas áreas onde a iniciativa privada mostre-se deficitária. Tal modelo dá ênfase à atuação da Administração na função de fomento, podendo-se citar como um de seus instrumentos as Organizações Sociais, que

  • A. integram a estrutura da Administração, como entidades descentralizadas, atuando em setores essenciais, porém não exclusivos do Estado, tal como saúde e educação.
  • B. são entidades do setor privado que, após receberem a correspondente qualificação, passam a atuar em colaboração com a Administração, podendo receber recursos orçamentários.
  • C. pertencem originalmente ao setor privado e, após receberem a correspondente qualificação, passam a ser consideradas entidades públicas.
  • D. são entidades do setor privado, declaradas por lei como de interesse público, que gozam de privilégios fiscais.
  • E. são entidades privadas, cuja atuação é subsidiária à atuação pública no fomento a atividades comerciais e industriais.

A respeito dos princípios que informam a administração pública, assinale a opção incorreta.

  • A. A publicação de errata no Diário Oficial, dias antes da realização da prova de capacitação física em um concurso público, alterando o edital do certame, é suficiente para dar publicidade ao ato administrativo, sendo desnecessária a sua veiculação em jornais de grande circulação.
  • B. O princípio da isonomia pode ser invocado para a obtenção de benefício, ainda que a sua concessão a outros servidores tenha acontecido com violação ao princípio da legalidade.
  • C. A comunicação, por meio de denúncia anônima, de fatos ilícitos graves que tenham sido praticados no âmbito da administração pública, autoriza, em cada caso concreto, a ponderação entre a vedação constitucional do anonimato e a obrigação jurídica do Estado de investigar condutas funcionais desviantes, imposta pelo dever de observância à legalidade, à impessoalidade e à moralidade administrativa.
  • D. A limitação de idade para a inscrição em concurso público só se legitima, quando a delimitação possa ser justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. As exigências na fase de habilitação do processo licitatório devem compatibilizar-se com seu objetivo, de modo que a ausência de um documento não essencial para o juízo sobre a habilitação do interessado não deve ser motivo para afastá-lo do certame.
  • B. O crime de impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório, por ser delito de perigo, configura-se quando o impedimento provém de injusta medida judicial proibindo a prática do ato.
  • C. Serão desclassificadas as propostas quando, por exemplo, apresentarem preços manifestamente inexeqüíveis, pelos quais se considera inviável a execução do contrato.
  • D. No pregão desimporta o valor da contratação de bens e serviços comuns, sendo viável essa modalidade ainda que a contratação seja de alto vulto.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...