Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
É dever do servidor público no exercício de suas atribuições prestar serviço com rapidez e rendimento, salvo em situações de excesso de demanda de atendimento, em que ele deve atender os usuários daquele serviço dentro da sua capacidade produtiva e por ordem de chegada.
A única pena aplicável ao servidor público pela comissão de ética é a de demissão e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado pelo presidente da comissão.
Nos termos da Lei nº 8.666/93, alienação é definida como:
reforma realizada por terceiros.
transferência de domínio de bens a terceiros.
construção realizada por execução direta.
ampliação realizada por execução indireta.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
As organizações sociais têm como característica, entre outras,
atuar também nas áreas de ensino, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.
o vínculo jurídico com o Poder Público por meio do contrato de parceria.
criação por decreto do Chefe do Executivo.
a desnecessidade de habilitar-se perante a Administração Pública.
ser pessoa jurídica de direito privado, podendo ter fins lucrativos.
De acordo com as classificações e princípios usados para os serviços públicos, é INCORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa que indica características e efeitos da anulação de um ato administrativo como forma de Controle da Administração Pública:
a anulação pode ser feita pela Administração e pelo Poder Judiciário, incide, em princípio, somente sobre atos discricionários e seus efeitos vão retroagir à data em que o ato foi praticado;
a anulação pode ser feita somente pela Administração, incide, como regra, sobre atos discricionários e vinculados e seus efeitos não retroagem ex nunc;
a anulação pode ser feita somente pela Administração Pública, incide, em princípio, sobre atos administrativos discricionários e seus efeitos não retroagem;
a anulação pode ser feita pela Administração e pelo Poder Judiciário, incide sobre atos vinculados e discricionários e retroage à data da prática do ato;
a anulação pode ser feita somente pela Administração, incide sobre atos vinculados e discricionários e seus efeitos vão retroagir à data em que o ato foi praticado.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
As permissões e autorizações em vigor, decorrentes de disposições legais e regulamentares anteriores à atual, ficaram mantidas, sem caráter de exclusividade:
Sujeitam-se à auditoria pública
somente os responsáveis em primeira instância pelo ordenamento de despesas na administração indireta.
as unidades da administração direta e entidades supervisionadas da administração indireta.
os serviços sociais privados que tenham relacionamento comercial com entidades da administração direta.
as fundações públicas ou privadas que prestem serviços de qualquer natureza a entidades públicas da administração indireta.
somente as empresas controladas cujo capital seja controlado diretamente pelo poder público.
De acordo com as diversas espécies de atos administrativos, os avisos e portarias devem ser considerados atos:
enunciativos;
negociais;
normativos;
punitivos;
ordinatórios.
Na concessão de serviço público, considera-se encargo da concessionária
Os atos de improbidade administrativa praticados por servidor público da administração direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios importarão a
indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário pelo servidor, que será suspenso temporariamente de sua função pública.
cassação de direitos políticos e a conseqüente perda da função pública do servidor, independentemente do ressarcimento ao erário pelos danos causados ao patrimônio público.
suspensão dos direitos políticos, a perda da respectiva função pública e a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei.
perda temporária da função pública enquanto durarem os efeitos da condenação e a conseqüente cassação dos direitos políticos.
perda temporária dos direitos políticos, a indisponibilidade dos bens do servidor mas não acarretarão a perda da função pública.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...