Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A exoneração de cargo efetivo poderá ocorrer mediante
aposentadoria ou decisão administrativa
readaptação ou por ato da Administração
recondução, ou a critério da autoridade competente
transposição ou sentença judicial
pedido do servidor ou de ofício
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes quanto a princípios e sistemas da administração federal.
O princípio da legalidade, no Brasil, significa que a administração pública nada pode fazer senão o que a lei antecipadamente autorize, ao contrário dos particulares, que podem fazer tudo o que a lei não proíbe.
A respeito do tempo de serviço do servidor público, nos termos do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais é INCORRETO afirmar:
É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.
É permitida a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo do serviço público da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município.
Para efeito de disponibilidade, contar-se-á o tempo de serviço público prestado aos Estados, Município e Distrito Federal.
Além de outras hipóteses, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de participação em programa de treinamento regularmente instituído.
O servidor público poderá ausentar-se do serviço por 2 (dois) dias, para se alistar como eleitor e tal afastamento será considerado como efetivo exercício.
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Responda as questões 56 a 59 com base na lei 8.112/90, que dispõe sobre o Regime jurídico dos servidores públicos da União.
Sobre o regime disciplinar do servidor público, assinale a alternativa correta:
A acumulação de cargos, ainda que lícita, independe da comprovação da compatibilidade de horários.
Ao servidor é proibido recusar fé a documentos públicos.
A responsabilidade administrativa do servidor não será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
A advertência ao servidor é uma penalidade disciplinar aplicada no caso de improbidade administrativa.
É dever do servidor representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder, sendo que a representação será apreciada pela autoridade contra a qual é formulada.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere à Lei de Licitações e Contratos Administrativos Lei n.º 8.666/1993 , julgue os itens subseqüentes. Concluída uma licitação com observância à lei, a autoridade competente não poderá revogá-la sob alegação de que o preço mínimo obtido foi muito superior à média do mercado.
Sobre cargos, empregos e funções no serviço público, assinale a alternativa cor- reta.
Estes termos são sinônimos e refletem a delegação que o poder público confere aos seus agentes nas relações em que não existe vínculo empregatício.
Cargos são criados por lei, que lhes confere denominação própria, define suas atribuições e fixa o padrão de vencimentos. O ocupante de emprego tem um vínculo contratual sob regência da CLT. As funções podem ser na modalidade chefia, assessoramento ou direção; denominadas funções de confiança.
Os cargos são exercidos pelos chamados servidores extranumerários, interinos ou temporários. As funções são criadas por lei e providas por concurso público e o emprego é aquele ocupado pelos contratados de empresas terceirizadas junto ao poder público.
Cargos, empregos e funções públicas, segundo o que dispõe a Constituição Fe- deral são de acesso exclusivo aos brasileiros natos, por serem ocupações de in- teresse público.
Cargos são destinados a pessoal contratado por tempo determinado para aten- der excepcional interesse público. Empregos são de livre escolha para ocupação de chefias, podem estas ser terceirizadas, desde que preceda um processo licita- tório. Funções exigem concurso público e a nomeação ocorrerá apenas após dois anos no exercício da função.
Assinale a opção correta acerca da administração indireta.
É traço comum às empresas públicas e sociedades de economia mista o desempenho de atividade de natureza econômica.
As fundações instituídas e mantidas pelo poder público não integram a administração indireta.
Os bens das autarquias e fundações públicas são penhoráveis.
São características das autarquias: criação por decreto, personalidade jurídica pública e grande abrangência de fins ou de atividades.
Todas as entidades da administração indireta têm personalidade jurídica de direito público.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Analise as afirmativas abaixo.
I - A Administração Pública é dotada de poderes instrumentais que dão consistência à sua ativida-de, na proporção direta dos encargos que lhe são atribuídos.
II - No desempenho da atividade administrativa, o agente público deve estrita obediência à lei, não lhe sendo facultado o uso de discricionariedade.
III - A submissão hierárquica permite a revisão dos atos do subordinado, cuja atuação deve se cir-cunscrever ao estrito âmbito de suas atribuições vinculadas.
IV - A condescendência do agente público na apuração e punição disciplinar é considerada crime contra a Administração Pública.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente a afirmativa I está correta.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Haverá a inconpatibilidade do ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de cinco anos, quando a demissão ou a destituição de cargo em comissão for em decorrência de o servido público
I. participar da gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, bem como integrar os conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha participação no capital social.
II. atuar, como procurador intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.
III. valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.
Está correto o que contém APENAS em
I
I e II
II e III
II
III
Direito Administrativo - Parte Geral - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a alternativa CORRETA
. Segundo a Lei no 8.112, de 11/12/90, são formas de provimento de cargo público:
nomeação, promoção, aproveitamento.
reversão, transferência, reintegração.
recondução, nomeação, ascensão.
readaptação, transferência, reversão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...