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Direito Administrativo - Modalidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma empresa pública federal realizará tomada de preços para a aquisição de lâmpadas. Nessa situação, o edital da licitação deverá conter orçamento estimado que indique as quantidades e os preços unitários dos bens a serem adquiridos.
Um servidor público estável, ocupante de cargo público efetivo em uma autarquia federal, faltou ao serviço, sem causa justificada, nos períodos de 1.º/10/2003 a 15/10/2003 e de 17/10/2003 a 31/10/2003, tendo comparecido ao serviço no dia 16/10/2003, uma quinta-feira, e cumprido integralmente o horário de trabalho estabelecido. Com o objetivo de apurar a falta funcional do servidor, foi instaurado procedimento administrativo, no âmbito da autarquia. Ao final do procedimento, a comissão processante emitiu relatório por meio do qual recomendou a aplicação ao servidor de pena de suspensão. Todavia, em 2/3/2004, foi publicada portaria editada pelo ministro de Estado ao qual a autarquia estava vinculada, aplicando ao servidor a pena de demissão. Em 15/3/2004, o servidor impetrou mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a referida portaria.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.
A sessão de julgamento do mandado de segurança em questão no STJ deverá ser presidida pelo ministro mais antigo daquela seção e deverá ser secretariada pelo diretor-geral da secretaria daquele tribunal, a quem compete lavrar a ata da sessão.
Em matéria de espécies de atos administrativos, no tocante ao seu conteúdo, considere as seguintes situações:
I. Licença para estabelecimento bancário construir uma agência e logo em seguida colocá-la em funcionamento.
II. Município desapropria imóveis com a finalidade de abertura e alargamento de via pública.
III. Presidente da República atribui diplomas e medalhas, assim como títulos honoríficos a certas celebridades.
Nesses casos estão presentes, de regra, as tipologias procedimentais, denominadas, respectivamente, de provimentos
concessivos, autorizatórios e declaratórios
ablatórios, condenatórios e permissivos
permissivos, constitutivos e autorizatórios
constitutivos, permissivos e ablatórios
autorizatórios, ablatórios e concessivos
Quanto à sua exeqüibilidade, um ato pendente é definido como aquele que:
está sujeito a condição para produção de efeitos
não produz efeitos pelo ciclo de formação incompleta
produz efeitos após a declaração de vontade de dois órgãos
não obteve o registro de validade junto ao Tribunal de Contas respectivo
exige a manifestação de controle de um outro poder para a efetiva edição do ato
As férias do servidor poderão ser parcela da sem:
duas etapas, desde que assim requeridas pelo servidor
duas etapas desde que seja no interesse da administração pública
até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor e no interesse da administração pública
três etapas,desde que assim requeridas pelo servidor
três etapas desde que seja no interesse da administração pública
Direito Administrativo - Modalidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Em uma tomada de preços realizada por autarquia federal, as duas propostas mais vantajosas para a administração pública apontavam exatamente o mesmo preço. Para desempatar a licitação, a autarquia realizou sorteio entre as duas propostas, apesar de um dos licitantes empatados ter insistido em abaixar imediatamente o preço ofertado. Nessa situação, o sorteio é nulo, pois a autarquia deveria ter aberto prazo aos dois licitantes para que oferecessem novas propostas.
Uma entidade da administração pública entregou a um de seus servidores numerário para realizar despesas que, por sua natureza, não poderiam obedecer aos processos normais de aplicação.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
O servidor, mesmo estando em alcance, pode responder por esse adiantamento.
No que diz respeito à motivação dos atos administrativos, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos no processo administrativo, é INCORRETO afirmar que essa motivação será obrigatória, entre outros casos, quando
declare a inexigibilidade de processo licitatório
importe em convalidação de ato administrativo
imponha deveres e encargos
implique o ato de nomeação de um servidor
decida processo administrativo de selação pública
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação à responsabilidade civil da administração, julgue os seguintes itens.
A responsabilidade civil da administração pública no direito brasileiro permaneceu com a doutrina subjetiva até a promulgação da Constituição de 1946, que acolheu a teoria objetiva do risco administrativo, estabelecendo a possibilidade de ação regressiva contra os funcionários causadores de dano nas hipóteses em que existisse culpa destes. Somente a partir de 1967 é que foi acrescentado, como requisito para a propositura de ação regressiva, o dolo do funcionário.
O servidor em débito como erário, que for demitido, exonerado ou que tivera sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá, para quitar o débito, o prazo de:
10dias;
20dias;
30dias;
45dias;
60dias.
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