Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Constituem requisitos dos atos administrativos, além do motivo, a
finalidade, a imperatividade, o objeto e a auto-executoriedade.
imperatividade, o objeto, a forma e a auto-executoriedade.
forma, o objeto, a finalidade e a competência.
imperatividade, a finalidade, a forma e a finalidade.
competência, o objeto, a finalidade e a imperatividade.
No que se refere à administração direta e indireta, seus princípios e normas, e poderes da administração, julgue os itens seguintes.
Os princípios do planejamento, da coordenação, da descentralização, da delegação de competência e do controle são princípios que norteiam a atividade da administração pública e fundamentam a divisão desta em administração direta e indireta.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2004
Das assertivas abaixo, assinale a alternativa correta com relação à taxa.
Tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de serviço público, específico e divisível, prestado ou colocado à disposição do contribuinte.
É o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independentemente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
É uma contribuição social para o financiamento da seguridade social – COFINS.
É uma contribuição de intervenção no domínio econômico.
Não poderá ter base de cálculo própria de impostos, ressalvados os casos previstos na legislação tributária.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao direito administrativo brasileiro, julgue os itens a seguir.
O princípio da publicidade, basilar do estado de direito e fundamento da administração pública brasileira, determina que toda e qualquer ingerência estatal deverá ser publicada em órgão oficial, sob pena de malferimento ao referido preceito.
Pedido de reconsideração é aquele pelo qual o interessado requer o reexame do ato
por intermédio da autoridade mediatamente superior àquela que expediu o ato impugnado, podendo ser renovado uma única vez.
à própria autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado.
mediante pedido à autoridade imediatamente superior àquela que proferiu a decisão, permitida a renovação com novos elementos.
à autoridade superior, por intermédio da que praticou o ato impugnado, admitida a renovação apenas quando a decisão reformar parcialmente o referido ato.
quando praticado mediante delegação, devendo ser apreciada pela autoridade hierarquicamente superior àquela que proferiu o ato, sendo que a renovação fica a critério dessa autoridade.
A respeito da estabilidade dos servidores públicos e dos membros do Ministério Público da União (MPU) com base na Constituição Federal e legislação correspondente, assinale a opção correta.
Ambos se tornam estáveis após o decurso do mesmo lapso temporal de exercício.
Os estáveis não podem ser demitidos
A vitaliciedade é um atributo comum aos servidores públicos e aos membros do Ministério Público.
São estáveis os servidores públicos federais após 3 anos de efetivo exercício
Os membros do MPU são estáveis após três anos de exercício
Dentre os requisitos dos atos administrativos, a finalidade e o motivo correspondem, respectivamente,
ao poder atribuído ao agente da Administração para o desempenho específico de suas funções, objetivando a prática do ato; ao efeito jurídico imediato que o ato produz ao atender o interesse público.
ao resultado que a Administração quer alcançar com a prática do ato, o efeito mediato que sucede à sua prática; ao pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento aos atos administrativos, podendo vir expresso em lei, como pode ser deixado ao critério do administrador.
à relação jurídica que cria o conteúdo do ato, em forma tal que este aparece identificado nessa forma de manifestação unilateral da Administração; à concepção que inclui não só a exteriorização do ato, mas também todas as formalidades a serem observadas durante o processo de sua formação.
ao elemento que deve portar o ato para que seja imposto a terceiros, independentemente de sua concordância; a imperiosa conformidade do ato com a lei, exceto nos atos discricionários.
à presunção de que esses atos são legítimos, até prova em contrário; à desnecessidade de prévia manifestação judicial para se tornarem exeqüíveis.
Nos termos da Lei nº 8.112/90, assinale a assertiva correta a respeito da responsabilidade do servidor.
O servidor só responde civil e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.
Tratando-se de dano causado à Administração, responderá o servidor perante a Fazenda Pública em ação regressiva.
As sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, sendo independentes entre si.
A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.
A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal por falta de provas.
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens subseqüentes.
Subordinam-se à referida lei somente as autarquias e as fundações públicas.
No que concerne à invalidação dos atos administrativos, a Administração controla seus próprios atos sob os aspectos da
universalidade e razoabilidade, com a conseqüente rescisão por conveniência, ao passo que o Judiciário deverá apreciar o mérito do ato, que poderá acarretar sua revogação.
legalidade, finalidade, conveniência e oportunidade, podendo acarretar a anulação, ao passo que o Poder Judiciário fica restrito ao exame da conveniência, justiça e moralidade, invalidando o ato mediante revogação.
forma, probidade administrativa e conteúdo, invalidando o ato pela via da revogação, ao passo que o Poder Judiciário ficará restrito à oportunidade, conveniência, legalidade e interesse público, devendo promover a anulação do ato.
legitimidade, economicidade e conteúdo, promovendo a invalidação do ato por revogação, sendo que o controle judiciário dar-se-á sob os aspectos da economicidade, conveniência e oportunidade, gerando o desfazimento do ato, através da rescisão.
oportunidade, conveniência, justiça, conteúdo, forma, finalidade, moralidade e legalidade, com a conseqüente revogação ou anulação, enquanto o controle judiciário se restringe ao exame da legalidade que acarretará a respectiva anulação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...