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NÃO figura entre os documentos exigíveis para a fase de habilitação em uma licitação, previstos pela Lei nº 8.666/93, documento
relativo ao cumprimento, pelo licitante, da norma constitucional que proíbe em determinadas circunstâncias o trabalho dos menores de 18 anos.
de inscrição do licitante pessoa física no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda.
consistente em certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede do licitante pessoa jurídica.
que comprove possuir o licitante sede ou filial no local em que se realiza a licitação.
que comprove a prestação, pelo licitante, de garantia, sob uma das formas previstas na lei e respeitado o limite legal.
Caso se detecte, após dois anos de sua edição, uma ilegalidade em um ato administrativo discricionário, praticado privativamente pelo Presidente da República, sua anulação pelo Poder Judiciário
não é possível em face do tempo decorrido desde sua edição.
não é possível, sendo sim caso de revogação.
é possível, em tese.
não é possível por se tratar de ato privativo do Presidente da República.
não é possível por se tratar de ato discricionário.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Clarissa, agente da Polícia Civil do DF, conduzia veículo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do DF (SESP), quando se envolveu em acidente que causou danos materiais e ferimentos em Fernando, condutor de veículo particular.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens abaixo, tendo como base a legislação vigente.
Se vier a ser comprovada a culpa de Clarissa, a ação de indenização que o poder público venha a propor contra ela para obter ressarcimento por danos causados ao erário não estará sujeita a qualquer prazo prescricional.No Direito brasileiro, a anulação, pelo Poder Judiciário, de um ato administrativo discricionário praticado pelo Poder Executivo,
apenas é possível com a concordância da Administração.
é possível, independentemente de quem a provoque ou da concordância da Administração.
não é possível.
apenas é possível por provocação da Administração.
apenas é possível por provocação do destinatário do ato.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Um órgão público deseja contratar as obras de sua sede junto a terceiros. Para isso, deve elaborar planilha de quantitativos e serviços da obra, a qual deve conter:
a composição dos preços de serviços e obras e os consumos e preços unitários, benefícios e despesas indiretas utilizados para essa composição, os preços de referência e o desconto máximo e mínimo que serão admitidos no edital de licitação.
os preços correspondentes ao respectivo regime de execução – empreitada por preço global ou por preço unitário, tarefa ou empreitada integral.
preços de referência para os itens de serviços a serem contratados, aprovados pela autoridade responsável e publicados na Imprensa Oficial.
quantitativos e preços dos serviços e indicação dos métodos de execução da obra.
A imposição, de modo unilateral pela Administração, de um ato administrativo a terceiros, independentemente da concordância destes, em tese
é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, correspondendo ao atributo dos atos administrativos que a doutrina usa chamar auto-executoriedade.
é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, correspondendo ao atributo dos atos administrativos que a doutrina usa chamar auto-tutela.
não é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, configurando exercício arbitrário das próprias razões.
não é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, configurando abuso de autoridade.
é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, correspondendo ao atributo dos atos administrativos que a doutrina usa chamar imperatividade.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Durante a etapa de acabamento de uma obra pública, a construtora contratada deparou-se com a falta de determinado material de acabamento especificado originalmente no contrato. A construtora propõe a utilização de uma outra solução de acabamento, de desempenho compatível, não prevista no projeto. Qual o procedimento adequado ao caso?
Licitar o serviço novamente, definida a modalidade da licitação em função do valor do serviço.
Aceitar a solução proposta, desde que seja executada pelo mesmo preço da prevista originalmente.
Alterar a composição do item original, subtraindo ou adicionando, conforme seja o caso, do preço unitário do item, a diferença de preço entre os dois materiais, fixando-se o novo preço por acordo entre as partes, formalizado por alteração do contrato.
Compor o preço da solução proposta, considerandose os consumos e os preços unitários de materiais, mãode- obra, equipamentos, benefícios e despesas indiretas, fixando-se o novo preço por acordo entre as partes, formalizado por alteração do contrato.
Compor o preço da solução proposta, considerandose os consumos e os preços unitários de materiais, mãode- obra e equipamentos, não se computando os benefícios e despesas indiretas e fixando-se o novo preço por acordo entre as partes, formalizado por alteração do contrato.
Considere a Lei nº 8.112/90 para responder às questões de números 24 a 30.
O prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício é de 15 dias contados da data da posse. A conseqüência prevista, como regra, para o caso de tal prazo não ser respeitado é
tornar-se sem efeito o ato de provimento.
a demissão do servidor.
a exoneração do servidor.
a disponibilidade do servidor.
tornar-se sem efeito o ato de posse.
A acumulação remunerada de cargos públicos é:
sempre vedada, independentemente de compatibilidade de horários;
sempre permitida, independentemente de compatibilidade de horários;
sempre permitida, dependendo apenas da compatibilidade de horários;
permitida apenas em caso de compatibilidade de horários e dependendo da natureza dos cargos;
permitida conforme a natureza dos cargos, independentemente da compatibilidade de horários.
A estabilidade dos servidores, hoje nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, terá início após:
cinco anos de efetivo exercício;
três anos de efetivo exercício;
dois anos de efetivo exercício;
um ano de efetivo exercício;
a investidura.
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