Questões de Direito Administrativo

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NÃO figura entre os documentos exigíveis para a fase de habilitação em uma licitação, previstos pela Lei nº 8.666/93, documento

  • a.

    relativo ao cumprimento, pelo licitante, da norma constitucional que proíbe em determinadas circunstâncias o trabalho dos menores de 18 anos.

  • b.

    de inscrição do licitante pessoa física no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda.

  • c.

    consistente em certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede do licitante pessoa jurídica.

  • d.

    que comprove possuir o licitante sede ou filial no local em que se realiza a licitação.

  • e.

    que comprove a prestação, pelo licitante, de garantia, sob uma das formas previstas na lei e respeitado o limite legal.

Caso se detecte, após dois anos de sua edição, uma ilegalidade em um ato administrativo discricionário, praticado privativamente pelo Presidente da República, sua anulação pelo Poder Judiciário

  • a.

    não é possível em face do tempo decorrido desde sua edição.

  • b.

    não é possível, sendo sim caso de revogação.

  • c.

    é possível, em tese.

  • d.

    não é possível por se tratar de ato privativo do Presidente da República.

  • e.

    não é possível por se tratar de ato discricionário.

Clarissa, agente da Polícia Civil do DF, conduzia veículo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do DF (SESP), quando se envolveu em acidente que causou danos materiais e ferimentos em Fernando, condutor de veículo particular.

Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens abaixo, tendo como base a legislação vigente.

Se vier a ser comprovada a culpa de Clarissa, a ação de indenização que o poder público venha a propor contra ela para obter ressarcimento por danos causados ao erário não estará sujeita a qualquer prazo prescricional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Direito brasileiro, a anulação, pelo Poder Judiciário, de um ato administrativo discricionário praticado pelo Poder Executivo,

  • a.

    apenas é possível com a concordância da Administração.

  • b.

    é possível, independentemente de quem a provoque ou da concordância da Administração.

  • c.

    não é possível.

  • d.

    apenas é possível por provocação da Administração.

  • e.

    apenas é possível por provocação do destinatário do ato.

Um órgão público deseja contratar as obras de sua sede junto a terceiros. Para isso, deve elaborar planilha de quantitativos e serviços da obra, a qual deve conter:

  • A.

    a composição dos preços de serviços e obras e os consumos e preços unitários, benefícios e despesas indiretas utilizados para essa composição, os preços de referência e o desconto máximo e mínimo que serão admitidos no edital de licitação.

  • B.

    os preços correspondentes ao respectivo regime de execução – empreitada por preço global ou por preço unitário, tarefa ou empreitada integral.

  • C. o orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos e respectivos custos unitários.
  • D.

    preços de referência para os itens de serviços a serem contratados, aprovados pela autoridade responsável e publicados na Imprensa Oficial.

  • E.

    quantitativos e preços dos serviços e indicação dos métodos de execução da obra.

A imposição, de modo unilateral pela Administração, de um ato administrativo a terceiros, independentemente da concordância destes, em tese

  • a.

    é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, correspondendo ao atributo dos atos administrativos que a doutrina usa chamar auto-executoriedade.

  • b.

    é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, correspondendo ao atributo dos atos administrativos que a doutrina usa chamar auto-tutela.

  • c.

    não é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, configurando exercício arbitrário das próprias razões.

  • d.

    não é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, configurando abuso de autoridade.

  • e.

    é compatível com o Direito Administrativo brasileiro, correspondendo ao atributo dos atos administrativos que a doutrina usa chamar imperatividade.

Durante a etapa de acabamento de uma obra pública, a construtora contratada deparou-se com a falta de determinado material de acabamento especificado originalmente no contrato. A construtora propõe a utilização de uma outra solução de acabamento, de desempenho compatível, não prevista no projeto. Qual o procedimento adequado ao caso?

  • A.

    Licitar o serviço novamente, definida a modalidade da licitação em função do valor do serviço.

  • B.

    Aceitar a solução proposta, desde que seja executada pelo mesmo preço da prevista originalmente.

  • C.

    Alterar a composição do item original, subtraindo ou adicionando, conforme seja o caso, do preço unitário do item, a diferença de preço entre os dois materiais, fixando-se o novo preço por acordo entre as partes, formalizado por alteração do contrato.

  • D.

    Compor o preço da solução proposta, considerandose os consumos e os preços unitários de materiais, mãode- obra, equipamentos, benefícios e despesas indiretas, fixando-se o novo preço por acordo entre as partes, formalizado por alteração do contrato.

  • E.

    Compor o preço da solução proposta, considerandose os consumos e os preços unitários de materiais, mãode- obra e equipamentos, não se computando os benefícios e despesas indiretas e fixando-se o novo preço por acordo entre as partes, formalizado por alteração do contrato.

Considere a Lei nº 8.112/90 para responder às questões de números 24 a 30.

O prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício é de 15 dias contados da data da posse. A conseqüência prevista, como regra, para o caso de tal prazo não ser respeitado é

  • a.

    tornar-se sem efeito o ato de provimento.

  • b.

    a demissão do servidor.

  • c.

    a exoneração do servidor.

  • d.

    a disponibilidade do servidor.

  • e.

    tornar-se sem efeito o ato de posse.

A acumulação remunerada de cargos públicos é:

  • A.

    sempre vedada, independentemente de compatibilidade de horários;

  • B.

    sempre permitida, independentemente de compatibilidade de horários;

  • C.

    sempre permitida, dependendo apenas da compatibilidade de horários;

  • D.

    permitida apenas em caso de compatibilidade de horários e dependendo da natureza dos cargos;

  • E.

    permitida conforme a natureza dos cargos, independentemente da compatibilidade de horários.

A estabilidade dos servidores, hoje nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, terá início após:

  • A.

    cinco anos de efetivo exercício;

  • B.

    três anos de efetivo exercício;

  • C.

    dois anos de efetivo exercício;

  • D.

    um ano de efetivo exercício;

  • E.

    a investidura.

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