Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A propósito da responsabilidade civil do Estado por atos praticados pelo Legislativo, pode-se afirmar que
existe previsão legal expressa para responsabilização do Estado pelos atos do Legislativo, dada sua soberania.
a edição das chamadas leis de efeitos concretos pode ensejar a responsabilização do Estado, tendo em vista que o conteúdo do ato tem, em verdade, natureza jurídica de ato administrativo.
o Estado responde objetivamente pelos atos praticados na função típica legislativa, qualquer que seja a natureza do ato editado.
a responsabilização do Estado pela prática de atos legislativos só tem lugar se for constatada inconstitucionalidade superveniente.
a responsabilidade do Estado só tem lugar diante de omissão legislativa, desde que comprovados danos concretos ao particular.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
adota a teoria do risco, excepcionada a regra da responsabilidade civil subjetiva.
estabelece um duplo fundamento para a responsabilidade civil, objetiva e subjetiva.
reconhece hipótese de presunção absoluta de culpa.
identifica hipótese de presunção de causalidade.
admite a exclusão da responsabilidade civil por prova de inexistência de ato ilícito.
Acerca do controle externo da Administração, assinale a afirmativa correta.
O Tribunal de Contas, no exercício de suas atribuições, não pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder público.
O Tribunal de Contas não tem competência para julgar as contas das empresas públicas e sociedades de economia mista, por ausência de previsão constitucional.
A competência dos Tribunais de Contas dos Estados pode ser reduzida em relação ao modelo federal, em decorrência da capacidade de auto‐organização do Estado‐membro.
As decisões do Tribunal de Contas, de que resulte imputação de débito ou multa, terão eficácia de título executivo.
O controle externo da Administração é exercido pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas, e pelo Ministério Público de cada ente da Federação.
O Estado decidiu instituir entidade com personalidade jurídica própria, integrante da Administração indireta, para executar programa de investimentos sob a forma de parcerias público-privadas, dotada de corpo técnico qualificado e agilidade para desenvolver projetos, além de patrimônio para prestar garantias aos parceiros privados. Referida entidade poderá ser constituída sob a forma de
autarquia, sujeita ao regime jurídico de direito privado.
empresa pública, que se submete ao regime de direito público, salvo quanto ao patrimônio, que não está sujeito a penhora.
sociedade de economia mista, cuja criação deve ser precedida de autorização legislativa.
fundação, com patrimônio afetado à finalidade pretendida e não sujeita à licitação para contratação.
sociedade de propósito específico, não sujeita aos princípios da Administração pública.
Direito Administrativo - Bens Públicos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Considerando a classificação dos bens públicos, é possível afirmar que são disponíveis, em relação às pessoas a que pertencerem e nas condições que a lei estabelecer:
As autarquias que integram a Administração Pública Indireta apresentam as características listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale‐a.
São pessoas jurídicas de direito público.
São dotadas de relativa autonomia.
Possuem servidores contratados sobre regime estatutário.
Possuem foro privilegiado na Justiça Federal.
São criadas por lei.
A expressão Administração Pública pode ser compreendida, sob um primeiro critério, como complexo de órgãos e entidades responsáveis por funções administrativas. Por um segundo critério, pode ser também compreendida como complexo de atividades desenvolvidas pelo Estado para atender o interesse público. Assinale a opção que revela, respectivamente, o primeiro e o segundo critério definidores dos sentidos apresentados:
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, julgue os itens seguintes.
A remoção constitui o deslocamento do cargo de provimento efetivo desocupado no âmbito do quadro geral de pessoal para outro órgão ou entidade do mesmo poder.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
O vício do ato administrativo decorrente de inadequação entre a conduta do agente que o criou e suas atribuições deriva da inobservância do elemento:
A Administração necessita contratar a construção de diversas unidades ambulatoriais, para atendimento da demanda da população por serviços de pronto atendimento que, nos últimos anos, tem se mostrado crescente. A situação afigura-se bastante crítica, razão pela qual deseja que as obras sejam concluídas com a maior brevidade possível e também busca evitar que se repita o ocorrido em outras oportunidades, quando empresas contratadas para execução de obras semelhantes deixaram de cumprir o cronograma estabelecido. De acordo com as disposições da Lei nº 8.666/93, para a consecução de seus objetivos, a Administração poderá
dispensar o prévio procedimento licitatório, desde que comprove a relevância do interesse público envolvido.
adotar a modalidade licitatória pregão, cujo procedimento é dotado de maior celeridade.
exigir que os licitantes possuam sede na localidade da execução dos serviços e índices de faturamento que assegurem o cumprimento do objeto do contrato.
exigir dos licitantes a metodologia de execução da obra, que será pontuada como proposta técnica.
exigir dos licitantes a relação dos compromissos assumidos que importem diminuição da capacidade operativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...