Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o art. 24 a Lei 8.666/93, qual dos itens abaixo não pode ser considerado um caso de dispensa de licitação?
Contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
Contratação realizada por instituição científica e tecnológica ou por agência de fomento para a transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida.
Quando a união tiver que intervir no domínio econômico para regular preço ou normatizar o abastecimento.
Aquisição de bens ou serviços nos termos de acordo internacional específico, aprovado pelo congresso nacional, quando as condições ofertadas forem manifestadamente vantajosas ao poder público.
Compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da estrutura da administração pública, que abrange as administrações direta e indireta, esta composta por entidades dotadas de personalidade jurídica, julgue os itens subsequentes. As organizações sociais não estão compreendidas no rol das entidades que constituem a administração pública indireta.
A lei permite a remoção ex officio de um funcionário para atender a necessidade do serviço público. Mauro, servidor público, praticou determinada infração e a Administração Pública utilizou a remoção como forma de punição. Nesse caso,
há violação à finalidade do ato administrativo.
inexiste vício de finalidade no ato administrativo.
há vício de competência no ato administrativo.
há vício no motivo do ato administrativo.
não há qualquer ilegalidade, ou seja, pode o ato administrativo ser mantido pela Administração.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
A indenização em dinheiro, por parte do ente público, ocorre quando há
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação aos agentes públicos, julgue os itens a seguir.
A promoção constitui ato de investidura derivada, enquanto a nomeação consiste em ato de investidura originária.
Quanto à Lei no 8.666/1993, as compras, sempre que possível, deverão:
I. atender ao princípio da padronização;
II. ser processadas por meio de sistema estatístico de preços;
III. submeter-se às condições de aquisição e pagamento exclusivos do setor público;
IV. ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade.
É correto o que consta em
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
As irregularidades normalmente associadas à celebração e administração de contratos de execução de obras de arquitetura e engenharia incluem
alteração do contrato, unilateralmente pela administração, quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere a convênios, consórcios públicos, concessões e permissões, julgue os itens a seguir. A delegação por contrato administrativo consiste em modelo de descentralização de serviços públicos específicos para que a pessoa delegada, sem a titularidade desses serviços, os preste à população, por sua conta e risco.
No que diz respeito a convalidação dos atos administrativos, é correto afirmar que
é sempre possível, por razões de interesse público, independentemente da natureza do vício.
alcança atos que apresentem defeitos sanáveis, desde que não acarrete lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros.
é obrigatório quando se trata de vício sanável, não podendo, contudo, retroagir seus efeitos à edição do ato convalidado.
é facultativa nos casos de vício de forma e de finalidade, retroagindo seus efeitos à data do ato convalidado.
somente é possível nas hipóteses de vícios de forma, retroagindo seus efeitos à data de edição do ato convalidado.
O procedimento é, na definição de Maria Sylvia Zanella di Pietro, o conjunto de formalidades que devem ser observadas para a prática de certos atos administrativos; equivale a rito, a forma de proceder; o procedimento se desenvolve dentro de um processo administrativo. Em relação ao procedimento, é correto afirmar que
se processa discricionariamente, sem formalidades ou princípios rígidos, o que é exclusividade do processo judicial.
é rígido e envolve a aplicação dos princípios que o informam apenas nos casos de processo disciplinar.
compreende pelo menos as fases de instauração e de decisão, sendo a instrução necessária ou não, conforme a gravidade de seu objeto.
é uniforme e expressamente previsto em lei para todos os casos, não só para os processos que envolvam o interesse público.
a inobservância dos atos previstos em lei e dos princípios que informam o processo administrativo macula de vício a decisão da Administração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...