Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Com relação à possibilidade de alteração unilateral dos contratos pela Administração Pública, considere as afirmativas abaixo:
I. Caso seja alterada a quantidade da obrigação, não está o contratado obrigado a aceitar o acréscimo, se este ultrapassar a 15% do valor inicial atualizado do contrato.
II. Na eventualidade de alterações quantitativas, caso tenha acréscimo no serviço, o contrato não poderá receber mais na proporção do acrescido, desrespeitando o preço contratado originalmente.
III. As modificações qualitativas no contrato não têm proporção pré-fixada, nem precisam necessariamente respeitar a essência do objeto do contrato, pois o princípio que prevalece é o da supremacia do interesse público.
IV. Cabe a alteração unilateral, quando houver modificação do projeto ou das especificações para melhor adequação técnica a seus objetivos.
V. Cabe a alteração unilateral, quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por essa Lei.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
I, II, III e V.
I, II e III.
II, IV e V.
IV e V.
II e IV.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em relação à administração pública, julgue os itens a seguir.
Os empregados da ECT, por serem pessoas físicas vinculadas a uma empresa pública pertencente à administração pública indireta, são considerados servidores públicos.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Sobre o poder disciplinar, é correto afirmar:
Existe discricionariedade quanto a certas infrações que a lei não define, como ocorre, por exemplo, com o procedimento irregular e a ineficiência no serviço, puníveis com pena de demissão.
Há discricionariedade para a Administração em instaurar procedimento administrativo, caso tome conhecimento de eventual falta praticada.
Inexiste discricionariedade quando a lei dá à Administração o poder de levar em consideração, na escolha da pena, a natureza e a gravidade da infração e os danos que dela provierem para o serviço público.
O poder disciplinar é sempre discricionário e decorre da supremacia especial que o Estado exerce sobre aqueles que se vinculam à Administração.
É possível, em determinadas hipóteses, que a Administração deixe de punir o servidor comprovadamente faltoso.
Uma organização pública pretende realizar a aquisição de mesas e cadeiras. Em pesquisa de preços realizada no mercado, constatou-se que a compra alcançará um valor de aproximadamente R$ 400 mil. Nesse caso hipotético, em consonância com a Lei no 8.666/93, qual modalidade de licitação deverá ser utilizada?
Leilão.
Concurso.
Tomada de Preços.
Concorrência.
Convite.
Assinale a alternativa que não representa situação em que a licitação é dispensável.
Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
Quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preço ou normalizar o abastecimento.
Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.
Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.
Quando houver inviabilidade de competição, em especial, para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
No que concerne ao poder de polícia, é correto afirmar:
É vedada a utilização de meios diretos de coação.
Incide sobre pessoas.
É possível a utilização de meios indiretos de coação.
Direito Administrativo - Modalidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere às disposições constantes da Lei de Licitações (Lei n.o 8.666/1993), julgue os itens subsequentes.
Para as licitações internacionais, a única modalidade de licitação admitida é a concorrência.
Conforme o previsto na Lei de Geral de Licitações, são modalidades de licitação:
Concorrência, Melhor Técnica, Menor Preço e Tomada de Preço.
Tomada de Preço, Maior Lance ou Oferta, Melhor Técnica e Convite.
Concurso, Leilão, Convite e Tomada de Preço.
Leilão, Melhor Técnica, Menor Preço e Concorrência.
Tomada de Preço, Convite, Leilão e Melhor Técnica.
Nos termos da Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93), constituem, dentre outras, hipóteses em que será possível a licitação na modalidade tomada de preços:
licitações internacionais, mesmo que o órgão ou entidade não disponha de cadastro internacional de fornecedores.
compras e serviços, com exceção dos serviços de engenharia, cujo valor seja de setecentos mil reais.
casos em que couber convite.
obras e serviços de engenharia cujo valor seja de um milhão e seiscentos mil reais.
concessões de direito real de uso.
De acordo com o que estabelece a Lei no 8.666/1993, sobre Licitações e Contratos Administrativos, a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para venda de bens móveis inservíveis para a administração, ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação, se refere a
contrato administrativo
concorrência
licitação de tipo leilão
licitações em geral
convênios administrativos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...