Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Para responder às questões de números 28 a 34 considere o regime da Lei no 8.112/90 e suas alterações
João ocupa, em caráter efetivo, um cargo de carreira. João tomou posse nesse cargo em 27 de dezembro de 1997 e entrou em exercício em 2 de janeiro de 1998. Em 3 de março de 2002, é publicado um ato de promoção de João. Nessa situação, o tempo de exercício de João
não é interrompido ou suspenso com a promoção, sendo contado, no novo posicionamento na carreira, a partir de 3 de março de 2002.
é considerado interrompido em 3 de março de 2002.
é considerado suspenso em 3 de março de 2002.
não é interrompido ou suspenso com a promoção, sendo contado, no novo posicionamento na carreira, a partir de 27 de dezembro de 1997.
não é interrompido ou suspenso com a promoção, sendo contado, no novo posicionamento na carreira, a partir de 2 de janeiro de 1998.
Atenção: Para responder às questões de números 28 a 34 considere o regime da Lei no 8.112/90 e suas alterações
Pedro e José, servidores, fizeram deslocamentos para fora da sede. O deslocamento de Pedro ocorreu entre Municípios distantes e decorreu de exigência permanente de seu cargo. O deslocamento de José ocorreu entre Municípios limítrofes, dentro de uma mesma região metropolitana, com pernoite fora da sede. Ambos usaram meio de locomoção da Administração. Nesse caso,
ambos não têm direito a nenhuma das espécies de indenização fixadas na Lei.
ambos têm direito a diárias.
ambos têm direito a indenização de transporte.
Pedro tem direito a indenização de transporte e José tem direito a diária.
Pedro não tem direito a nenhuma das espécies de indenização fixadas na Lei e José tem direito a diária.
Atenção: Para responder às questões de números 28 a 34 considere o regime da Lei no 8.112/90 e suas alterações
NÃO é considerado como de efetivo exercício o afastamento em virtude de
licença por motivo de doença em pessoa da família.
férias.
participação em júri.
doença profissional.
serviço em organismo internacional de que o Brasil participe.
Além do vencimento, o servidor público poderá receber vantagens. O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias, que são vantagens denominadas de:
O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento, respectivamente, por:
A mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação, é a definição da progressão por:
Denomina-se direito de petição o direito do servidor de
afastar-se para desempenho de mandato classista.
afastar-se para estudo ou missão no exterior.
atuar, como procurador, junto a repartições públicas, em benefício de terceiros.
participar de associação profissional ou sindical.
requerer aos Poderes Públicos, em defesa de interesse legítimo.
Para desempenho de mandato classista conceder-se-á ao servidor
O adicional concedido a servidores públicos, mas não a empregados da iniciativa privada, é o
de férias.
de insalubridade.
noturno.
por horas extraordinárias.
por tempo de serviço.
José exerce cumulativamente dois cargos efetivos. Um amigo de José foi eleito Prefeito e, em razão da confiança que deposita nele, resolve investi-lo num cargo de provimento em comissão. Nesse caso, José
ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo na hipótese em que haja compatibilidade de horário e local.
não ficará afastado de ambos os cargos efetivos, se houver compatibilidade de horário e local, declarada por qualquer das autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.
não ficará afastado de ambos os cargos efetivos, se houver compatibilidade de horário e local com o exercício dos mesmos, declarada por apenas uma das autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.
ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que haja compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.
ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que haja compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pela autoridade que o nomear para o cargo em comissão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...