Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos contratos administrativos, regidos pela Lei n.º 8.666/1993, assinale a opção correta.
Os contratos para os quais a lei exige licitação são firmados intuitu personae, ou seja, em razão de condições pessoais do contratado, razão pela qual são terminantemente vedadas, em qualquer hipótese, a subcontratação, total ou parcial, do seu objeto, a associação do contratado com outrem e a sua cessão ou transferência.
O fato do príncipe distingue-se do fato da administração na medida em que o primeiro se relaciona diretamente com o contrato, enquanto o segundo (fato da administração) só reflexamente repercute sobre o contrato.
A administração pode rescindir unilateralmente o contrato administrativo se o contratado não cumprir devidamente as cláusulas contratuais, devendo ressarci-lo dos prejuízos regularmente comprovados.
A administração possui a prerrogativa de aplicar sanções de natureza administrativa — entre as quais se incluem a advertência, a multa e a suspensão temporária de participação em licitação — sendo a pena de multa a única passível de ser aplicada juntamente com qualquer uma das outras.
O contrato deve ser publicado resumidamente no Diário Oficial no prazo máximo de 20 dias a contar da assinatura, sendo dispensável essa publicação se tiver sido formalizado por instrumento lavrado em cartório de notas.
Atenção: Para responder às questões 60 a 65, considere o disposto na Lei nº 8.666/93.
NÃO constitui motivo para a Administração rescindir unilateralmente um contrato administrativo,
o cumprimento irregular de cláusulas contratuais pelo contratado.
a decretação de falência do contratado.
a alteração social do contratado, que prejudique a execução do contrato.
razões de interesse público de alta relevância e amplo conhecimento.
o atraso de mais que 90 dias nos pagamentos devidos pela Administração.
Assinale o prazo máximo do contrato administrativo que tem como objeto o aluguel de equipamentos de informática:
60 (sessenta) meses
12 (doze) meses.
48 (quarenta e oito) meses.
o da vigência do crédito orçamentário respectivo.
Ocorrendo a necessidade de acréscimos ou supressões nas obras, serviços ou compras,
o contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, até 30% do valor inicial atualizado do contrato.
o contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, até 25% do valor inicial atualizado do contrato
a Administração poderá promover o respectivo aditamento ao contrato, até 20% do valor inicialmente ajustado, mediante licitação dispensada.
ao contratado é facultado aceitar, nas mesmas condições inicialmente ajustadas, desde que o respectivo valor não ultrapasse a 15% do contratado.
a Administração poderá negociar com o contratado, desde que o respectivo valor não ultrapasse 10% do valor inicial do contrato.
Dos atos da Administração decorrentes da aplicação da Lei de Licitação e Contratos Administrativos, cabem recurso no prazo de
quinze dias, contados da publicação do respectivo ato.
dez dias úteis, contados da intimação do ato ou da lavratura da ata.
dez dias úteis, contados da intimação do ato ou da lavratura da ata.
cinco dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata.
três dias úteis, contados da intimação do ato pela imprensa oficial.
Para a Lei de Licitações e Contratos Administrativos, são considerados serviços técnicos profissionais especializados:
todos aqueles que têm necessidade de contratação fundada na emergência
a restauração de obras de arte, independente do valor histórico
Dentre as afirmações seguintes:
Nos termos da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, em relação à execução dos contratos, em especial quanto ao recebimento do objeto, é correto afirmar:
No caso de obras e serviços, não haverá recebimento provisório, mas só o definitivo, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias após comunicação escrita do contrato.
No caso de compras, o recebimento definitivo ocorrerá mediante a verificação da qualidade e da quantidade do material, tendo em vista a especificação constante do contrato.
No caso de obras públicas, o recebimento definitivo ocorrerá mediante termo circunstanciado assinado pelas partes, após os 120 (cento e vinte) dias, contados a partir do prazo de observação.
No caso de compra de gêneros perecíveis e alimentação preparada, não é cabível a dispensa do recebimento provisório.
No caso de aquisição de equipamentos, o recebimento far-se-á somente por meio de termo circunstanciado.
Sobre a extinção de contrato administrativo de concessão de serviço público por caducidade, é CORRETO afirmar:
A empresa WX, vencedora de licitação promovida pela União Federal, foi convocada para assinar o respectivo contrato administrativo. No curso do prazo de convocação para a assinatura do contrato, a mencionada empresa solicitou prorrogação do prazo, justificando a impossibilidade de assinar o contrato dentro do lapso temporal inicialmente previsto. Nos termos da Lei nº 8.666/1993, o prazo de convocação para a assinatura do contrato
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...