Questões de Direito Administrativo do ano 0000

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Acerca dos contratos administrativos, regidos pela Lei n.º 8.666/1993, assinale a opção correta.

  • A.

    Os contratos para os quais a lei exige licitação são firmados intuitu personae, ou seja, em razão de condições pessoais do contratado, razão pela qual são terminantemente vedadas, em qualquer hipótese, a subcontratação, total ou parcial, do seu objeto, a associação do contratado com outrem e a sua cessão ou transferência.

  • B.

    O fato do príncipe distingue-se do fato da administração na medida em que o primeiro se relaciona diretamente com o contrato, enquanto o segundo (fato da administração) só reflexamente repercute sobre o contrato.

  • C.

    A administração pode rescindir unilateralmente o contrato administrativo se o contratado não cumprir devidamente as cláusulas contratuais, devendo ressarci-lo dos prejuízos regularmente comprovados.

  • D.

    A administração possui a prerrogativa de aplicar sanções de natureza administrativa — entre as quais se incluem a advertência, a multa e a suspensão temporária de participação em licitação — sendo a pena de multa a única passível de ser aplicada juntamente com qualquer uma das outras.

  • E.

    O contrato deve ser publicado resumidamente no Diário Oficial no prazo máximo de 20 dias a contar da assinatura, sendo dispensável essa publicação se tiver sido formalizado por instrumento lavrado em cartório de notas.

Atenção: Para responder às questões 60 a 65, considere o disposto na Lei nº 8.666/93.

NÃO constitui motivo para a Administração rescindir unilateralmente um contrato administrativo,

  • A.

    o cumprimento irregular de cláusulas contratuais pelo contratado.

  • B.

    a decretação de falência do contratado.

  • C.

    a alteração social do contratado, que prejudique a execução do contrato.

  • D.

    razões de interesse público de alta relevância e amplo conhecimento.

  • E.

    o atraso de mais que 90 dias nos pagamentos devidos pela Administração.

Assinale o prazo máximo do contrato administrativo que tem como objeto o aluguel de equipamentos de informática:

  • A.

    60 (sessenta) meses

  • B.

    12 (doze) meses.

  • C.

    48 (quarenta e oito) meses.

  • D.

    o da vigência do crédito orçamentário respectivo.

Ocorrendo a necessidade de acréscimos ou supressões nas obras, serviços ou compras,

  • A.

    o contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, até 30% do valor inicial atualizado do contrato.

  • B.

    o contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, até 25% do valor inicial atualizado do contrato

  • C.

    a Administração poderá promover o respectivo aditamento ao contrato, até 20% do valor inicialmente ajustado, mediante licitação dispensada.

  • D.

    ao contratado é facultado aceitar, nas mesmas condições inicialmente ajustadas, desde que o respectivo valor não ultrapasse a 15% do contratado.

  • E.

    a Administração poderá negociar com o contratado, desde que o respectivo valor não ultrapasse 10% do valor inicial do contrato.

Dos atos da Administração decorrentes da aplicação da Lei de Licitação e Contratos Administrativos, cabem recurso no prazo de

  • A.

    quinze dias, contados da publicação do respectivo ato.

  • B.

    dez dias úteis, contados da intimação do ato ou da lavratura da ata.

  • C.

    dez dias úteis, contados da intimação do ato ou da lavratura da ata.

  • D.

    cinco dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata.

  • E.

    três dias úteis, contados da intimação do ato pela imprensa oficial.

Para a Lei de Licitações e Contratos Administrativos, são considerados serviços técnicos profissionais especializados:

  • A.

    todos aqueles que têm necessidade de contratação fundada na emergência

  • B.

    a restauração de obras de arte, independente do valor histórico

  • C. o gerenciamento nas aquisições de equipamentos de alta complexidade
  • D. todos aqueles originários de situações de inexigibilidade.
  • E. a fiscalização e a supervisão de obras.

Dentre as afirmações seguintes:

  • A. IV é correta.
  • B. III é correta.
  • C. II é correta.
  • D. II e IV são corretas.
  • E. I e III são corretas.

Nos termos da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, em relação à execução dos contratos, em especial quanto ao recebimento do objeto, é correto afirmar:

  • A.

    No caso de obras e serviços, não haverá recebimento provisório, mas só o definitivo, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias após comunicação escrita do contrato.

  • B.

    No caso de compras, o recebimento definitivo ocorrerá mediante a verificação da qualidade e da quantidade do material, tendo em vista a especificação constante do contrato.

  • C.

    No caso de obras públicas, o recebimento definitivo ocorrerá mediante termo circunstanciado assinado pelas partes, após os 120 (cento e vinte) dias, contados a partir do prazo de observação.

  • D.

    No caso de compra de gêneros perecíveis e alimentação preparada, não é cabível a dispensa do recebimento provisório.

  • E.

    No caso de aquisição de equipamentos, o recebimento far-se-á somente por meio de termo circunstanciado.

Sobre a extinção de contrato administrativo de concessão de serviço público por caducidade, é CORRETO afirmar:

  • A. Deriva estritamente da inexecução do contrato por inadimplemento do concessionário ou supressão de requisito indispensável à manutenção do instrumento contratual.
  • B. Destina-se, como finalidade principal, a punir o concessionário.
  • C. A definição literal de caducidade na Lei de Licitações é defeituosa por nao abrigar todas as circunstâncias motivadoras que juridicamente podem ser reconhecidas para a sua implementação fática.
  • D. Acarreta a supressão do direito de o concessionário ser indenizado.
  • E. Sua decretação será precedida única e exclusivamente por processo administrativo.

A empresa WX, vencedora de licitação promovida pela União Federal, foi convocada para assinar o respectivo contrato administrativo. No curso do prazo de convocação para a assinatura do contrato, a mencionada empresa solicitou prorrogação do prazo, justificando a impossibilidade de assinar o contrato dentro do lapso temporal inicialmente previsto. Nos termos da Lei nº 8.666/1993, o prazo de convocação para a assinatura do contrato

  • A. não admite qualquer tipo de prorrogação.
  • B. poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Administração.
  • C. admite prorrogação automática uma única vez, que, portanto, independe de justificativa, bastando a solicitação da empresa contratante.
  • D. poderá ser prorrogado uma vez, por período igual ou superior, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Administração.
  • E. poderá ser prorrogado duas vezes, por período igual ou inferior, desde que solicitado pela parte durante seu transcurso e haja motivo justificado aceito pela Administração.
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