Questões de Direito Administrativo do ano 0000

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Determinada autarquia federal celebrou contrato administrativo com sociedade empresária, após processo licitatório, para fornecimento de produtos de escritório devidamente discriminados. Ocorre que, por erro no setor de pagamento, a autarquia já está em atraso no pagamento do contrato há 61 (sessenta e um) dias.

De acordo com a Lei nº 8.666/93, em matéria de exceção do contrato não cumprido, a sociedade empresária contratada pode:

  • A. rescindir, desde logo, unilateralmente o contrato, diante do inadimplemento do contratante em prazo superior a 60 (sessenta) dias;
  • B. rescindir unilateralmente o contrato, desde que notifique prévia e extrajudicialmente o contratante para pagamento em 10 (dez) dias;
  • C. suspender a execução do contrato, quando o atraso for superior a 90 (noventa) dias, mas a rescisão contratual pelo inadimplemento deverá ser pleiteada judicialmente;
  • D. suspender imediatamente a execução do contrato, pois o atraso foi superior a 30 (trinta) dias, mas a rescisão contratual pelo inadimplemento deverá ser pleiteada judicialmente;
  • E. rescindir judicialmente o contrato, desde já, pois houve atraso no pagamento superior a 30 (trinta) dias, independentemente de justo motivo por parte da Administração.

Com objetivo de se manter atualizado na área de tecnologia da informação, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE publicará edital de licitação que terá por objeto a contratação de sociedade empresária para prestar serviço de utilização de programas de informática.

De acordo com as disposições da Lei nº 8.666/93, diante da natureza do objeto do contrato em tela, a duração do contrato administrativo:

  • A. deve ter prazo certo e predeterminado de até 12 (doze) meses, prorrogável uma vez, por igual período;
  • B. deve ter prazo certo e predeterminado de até 24 (vinte e quatro) meses, prorrogável quando houver interesse da Administração;
  • C. pode estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato;
  • D. pode ter vigência por até 120 (cento e vinte) meses, caso haja interesse da Administração;
  • E. pode ter prazo máximo de até 36 (trinta e seis) meses, incluídas as prorrogações por interesse da Administração.

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, dispõe sobre hipóteses de licitação dispensada, dispensável e inexigível. A licitação é DISPENSADA por vários motivos, inclusive

  • A.

    quando houver inviabilidade de competição.

  • B.

    para aquisição de materiais que só possam ser fornecidos por empresa ou representante comercial exclusivo.

  • C.

    nos casos de investidura e dação em pagamento.

  • D.

    para contratação de profissional de qualquer setor artístico, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • E.

    para contratação de serviço técnico com profissionais de notória especialização.

Segundo a Lei nº 8.666/93, é dispensável a licitação nos seguintes casos, EXCETO:

  • A. Quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
  • B. Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.
  • C. Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
  • D. Na contratação realizada por empresa pública ou sociedade de economia mista com suas subsidiárias e controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

Para a aquisição de bem imóvel pelo Poder Público, mediante compra e venda, é dispensável a

  • A.

    prévia avaliação.

  • B.

    licitação.

  • C.

    existência de dotação orçamentária.

  • D.

    demonstração da necessidade do imóvel para a Administração.

  • E.

    documentação de regularidade de registro do imóvel.

Configura hipótese de dispensa de licitação, nos termos da Lei nº 8.666/93,

  • a.

    a necessidade de a União intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.

  • b.

    a aquisição, em periodicidade regular, de material de uso pessoal e administrativo pelas Forças Armadas.

  • c.

    a contratação de associação de portadores de deficiência física, com ou sem fins lucrativos, para a prestação de serviços para a Administração.

  • d.

    a contratação realizada por empresa pública com subsidiária sua, para prestação de serviços, independentemente do preço ou valor envolvidos.

  • e.

    a contratação de remanescente de obra, em conseqüência de rescisão contratual, atendida a ordem de classificação da licitação anterior e respeitada a oferta então realizada pela empresa a ser contratada.

Relativamente à licitação, marque a sentença CORRETA:

  • A.

    as modalidades de licitação previstas na lei 8.666 consistem na concorrência, na tomada de preço, no convite e no leilão, não podendo as leis estaduais ou municipais criar outra modalidade de licitação.

  • B.

    é inexigível a licitação sempre que se tratar de serviços técnicos prestados por profissionais ou empresas de notória especialização, independente de a natureza do serviço requerer a sua prestação por profissional ou empresa notoriamente qualificada.

  • C.

    em regra, não pode o órgão licitante fazer exigências de marca, a não ser quando for tecnicamente justificável ou quando o fornecimento do material e serviço for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.

  • D.

    como regra geral, estipula a lei 8.666 que a modalidade de licitação adequada para a alienação de bens imóveis é o convite.

Atenção: Para responder às questões 60 a 65, considere o disposto na Lei nº 8.666/93.

Na contratação de uma obra, por uma sociedade de economia mista, no valor estimado de R$ 25.000,00, caracteriza-se a

  • A.

    possibilidade de inexigibilidade de licitação.

  • B.

    possibilidade de dispensa de licitação.

  • C.

    necessidade de licitação, sendo apropriada a modalidade convite.

  • D.

    necessidade de licitação, sendo apropriada a modalidade tomada de preços.

  • E.

    necessidade de licitação, sendo apropriada a modalidade concorrência.

Em se tratando de aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada; e a contratação para a restauração de obras de arte e bens de valor histórico, a licitação será, respectivamente,

  • A. compulsória e dispensável.
  • B. inexigível e dispensada.
  • C. dispensada e obrigatória.
  • D. inexigível e obrigatória.
  • E. dispensável e inexigível.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, com o escopo de promover um eficiente controle interno e definir prioridades de gastos, pretende realizar a contratação de serviços técnicos de auditoria financeira.

De acordo com as disposições da Lei nº 8.666/93, tal contratação:

  • A. deverá ser precedida necessariamente de licitação, caso a contratação seja superior a cento e cinquenta mil reais;
  • B. deverá ser precedida necessariamente de licitação, independentemente do valor do contrato;
  • C. poderá decorrer de dispensa de licitação, desde que o valor da contratação não seja superior a oitenta mil reais;
  • D. poderá decorrer de dispensa de licitação, desde que seja observado o valor de mercado e mediante prévio e específico decreto presidencial autorizador;
  • E. poderá decorrer de inexigibilidade de licitação, desde que os serviços sejam de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização.
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