Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A licitação, como todo ato administrativo, é suscetível de anulação e de revogação. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A anulação da licitação, por se basear em ilegalidade no seu procedimento, pode ser feita em qualquer fase e a qualquer tempo, antes da assinatura do contrato, desde que a administração ou o judiciário verifique e aponte a infringência à lei ou ao edital.
II. Revogação é o desfazimento dos efeitos de uma licitação já concluída, por motivos administrativos ou por razão de interesse público decorrente de fato superveniente, devidamente comprovado.
III. O licitante vencedor não pode impedir a revogação, mas pode exigir a indicação dos motivos pela administração. Não havendo os motivos, poderá obter judicialmente a anulação do ato revocatório.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Sujeitam-se a licitação as obras, serviços, compras e alienações contratados
por todas as entidades de administração pública, exceto fundações de direito privado
pelas entidades de administração direta e fundacional
por todas as entidades de administração pública, exceto as de direito privado
pelas entidades de administração direta, fundações de direito público e autarquias
por todas as entidades de administração pública direta e indireta, de qualquer dos Poderes
Segundo a Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, Capítulo I Das Disposições Gerais, Seção III Das Obras e Serviços, art. 7o - § 2o - as obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:
I houver anteprojeto aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos escritórios responsáveis pelo processo licitatório.
II existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.
III houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o recebimento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executados no exercício financeiro vindouro, de acordo com o respectivo cronograma.
IV o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Anual de que trata o art. 156 da Constituição Federal de 1988, quando for o caso.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
No Brasil, em nome do bom uso dos recursos públicos, foram criadas regras para a contratação de obras, serviços, compras e alienação de bens, por meio da Lei:
Tendo em vista a disciplina legal sobre licitação, assinale a opção correta.
Concurso é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmio ou remuneração aos vencedores.
O princípio da vinculação ao instrumento convocatório vincula os licitantes às normas e condições nele constantes, mas não vincula a administração, pois esta pode, a seu critério e em conformidade com o interesse público, desconsiderar requisitos do edital.
A CF admite que a administração pública estabeleça, em lei, hipóteses em que a licitação deixa de ser obrigatória, tanto no que diz respeito a obras, serviços, compras e alienações quanto à execução de serviço público por concessão e permissão.
A modalidade licitatória adequada para a venda de produtos legalmente apreendidos ou penhorados é o pregão.
As entidades da administração indireta podem editar regulamentos próprios sobre licitação e contratos, estando sujeitas, porém, às disposições da Lei n.º 8.666/1993.
Subordinam-se ao regime da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, além dos órgãos da Administração direta
as sociedades de economia mista, apenas quando controladas diretamente pela União, Estado e Municípios.
as empresas públicas, desde que não controladas indiretamente pela União, ou demais órgãos.
os fundos especiais e as entidades controladas diretamente pela União, Estados e Municípios.
as autarquias e as demais entidades controladas diretamente pelos fundos especiais de pensão.
as fundações públicas e privadas, instituídas e mantidas pelo Poder Público ou por particulares.
De acordo com a Lei de licitações 8.666/93, em seu Art. 7º, as licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto nesse artigo e, em particular, à seguinte sequência:
A lei de licitações (Lei 8.666), em seu artigo 3º, define que, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, primeiramente, aos bens e serviços:
A Lei no 8.666/93 que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, no art. 6o define como
As microempresas e empresas de pequeno porte, nas licitações públicas,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...